
Com relação à colheita, é preciso ficar atento à luz do sol, pois, já se sabe que, em determinados horários, as plantas medicinais, especialmente as aromáticas, como a erva cidreira de arbusto, podem perder seus óleos essenciais. “Então, o ideal é que a colheita seja feita antes das 10 horas da manhã, quando a incidência solar está mais fraca, e após as 16 horas”, afirma Alessandra Azis, professora do Curso CPT Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais.
No momento da colheita, é importante observar os ramos das plantas que se deseja colher, optando sempre pelos mais viçosos e jovens. Para não colocar os ramos no chão, pode-se posicionar a peneira embaixo do ramo que está sendo cortado. O ramo pode ser colhido juntamente com as flores e, no momento do preparo, é feita a separação da parte que será utilizada.
Dicas importantes
I- Quando realizar a colheita de uma planta fresca, deve-se escolher plantas de boa procedência, ou seja, aquelas que você tenha em sua horta ou em vaso, ou da horta de um vizinho que você sabe que cuida direitinho.
II- Evite colher plantas de locais cuja procedência é desconhecida, como beira de calçada, margens de rios poluídos, lavouras (recebem agrotóxicos), entre outros, pois, se a planta será utilizada para tratamento da saúde, esses fatores externos podem influenciar negativamente nos resultados.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Princípios ativos de plantas medicinais. O que são?
- Vai cultivar plantas medicinais em casa? Deposite carinho nessa ação!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.