WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Promoção 30% de Desconto na compra de 2 ou mais Cursos Online

Como a umidade relativa do ar influencia o fogo em queimadas?

A umidade relativa influencia a ação do fogo de diversas formas. Ela é a responsável, junto com a temperatura, pelo teor de umidade do material combustível

Como a umidade relativa do ar influencia o fogo em queimadas?   Dicas Cursos CPT

 

A umidade relativa influencia a ação do fogo de diversas formas. Ela é a responsável, junto com a temperatura, pelo teor de umidade do material combustível, desde de que não haja chuvas. Isto ocorre no material que se encontra sobre o piso do solo. "O material seco absorve água quando a atmosfera está úmida e, ao contrário, quando a atmosfera está seca o material perde água", afirma Guido Assunção Ribeiro, professor do Curso a Distância CPT Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal, em Livro+DVD e Curso Online.

Na vegetação verde, este processo não ocorre desta forma, pois as plantas estão constantemente absorvendo água do solo. Somente durante períodos extremamente secos, a baixa umidade pode afetar a umidade das plantas verdes. Quando se consideram os elementos ambientais isoladamente, a baixa umidade é um dos mais importantes fatores na propagação dos incêndios florestais nas épocas secas, como ocorre no sul do Brasil e nas áreas de cerrado.

A umidade relativa influencia fortemente no grau de dificuldade de combate aos incêndios e, quando está abaixo dos 30%, torna-se muito difícil o seu controle.

Durante o dia, o ar está mais seco e tanto os combustíveis, quanto a vegetação perdem umidade para o ar, que sobe. Durante a noite, esse processo é inverso, tanto que, pela manhã, o combustível e a vegetação estão cobertos de orvalho.

O período crítico para se realizar o combate ao incêndio vai de 10 h (da manhã) até as 18 h (da tarde). O melhor horário para apagar o incêndio vai das 18 às 6 horas. Entretanto, não significa que nesse horário o incêndio não deva ser combatido.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!