WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Secretária Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Falar em Público Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

8 dicas para tirar a entrevista de letra

Conheça novas tendências e saiba como se preparar para uma das etapas mais importantes da seleção de profissionais

Conheça novas tendências e saiba como se preparar para uma das etapas mais importantes da seleção de profissionais

 

Entrevistas de emprego têm o poder de deixar qualquer candidato apreensivo. Porém, com algumas técnicas, é possível driblar a ansiedade e usar esta etapa como aliada na busca por uma posição no mercado. A Luandre, empresa de consultoria de recursos humanos, indica os oito pontos cruciais, alinhados às principais tendências de seleção, para auxiliar no preparo e na condução desse momento decisivo.

1 – Pesquise a empresa

Dias antes, procure na internet ou com conhecidos informações sobre a empresa – sua política interna, posicionamento de mercado e projetos em desenvolvimento. Além disso, é importante recolher informações sobre a vaga almejada. “Isso conta muitos pontos na entrevista e demonstra interesse na posição”, explica Andreia Santos, consultora de recursos humanos da Luandre.

2 – Prepare um roteiro

Para evitar brancos, pense nos pontos positivos que gostaria de ressaltar e os organize. O intuito é oferecer uma apresentação breve, que mostre o que você pode oferecer à empresa. Mas, atenção: encher-se de elogios pode atrapalhar mais do que ajudar.  “É importante incluir os pontos negativos também, porque ninguém é perfeito, e isso pode gerar desconfiança no profissional que está conduzindo a entrevista”, orienta Andreia Santos. Não se esqueça de incluir um agradecimento no final pela oportunidade.

3 – Leia mais jornais

Conhecer seu ramo de atuação é essencial, mas não é tudo! “Em várias etapas do processo seletivo, o conhecimento sobre informações gerais que cercam o cotidiano podem ser diferenciais positivos para a decisão final do recrutador”, conta Angelina Vinci, gerente de recursos humanos da Luandre. Isso não quer dizer que é preciso saber tudo sobre a política da França, por exemplo, mas vale-se munir das principais manchetes dos jornais e acompanhar os portais de notícias. “Mostrar conhecimento e entendimento em temas atuais é um diferencial significativo aos olhos do empregador”, completa Angelina.

4 – Traje

Terno e gravata são dispensáveis em cargos que não sejam gerenciais. O ideal é vestir-se de acordo com seu cargo e área e ter em mente que menos é sempre mais. Perguntar também não faz mal. “Se tiver dúvidas, o candidato pode perguntar diretamente à pessoa que o convidou para a entrevista”, orienta Andreia Santos.

5 - Conte sua vida fora do escritório

Para algumas empresas, além do momento de discutir as experiências e formações do currículo do candidato, é relevante conhecer o que o candidato faz fora do âmbito profissional. “É necessário que nos conte como é seu dia a dia, trazendo informações, como hobbies”, aponta Andreia Santos. Atividades extracurriculares, como voluntariado e viagens, ajudam a traçar o perfil do candidato.

6 – Perguntas curiosas vem aí!
 
Seguindo a onda das grandes empresas, muitos processos seletivos têm incluído perguntas fora do comum aos candidatos, por exemplo, “Como você coloca uma girafa na geladeira?”. O objetivo desses testes é conhecer melhor a habilidade do indivíduo em lidar com situações críticas e obstáculos do dia a dia. Para respondê-las a dica é buscar soluções simples. “Muitas vezes não há resposta correta, o mais importante é o raciocínio adotado e a criatividade na resolução”, orienta Francine Silva, gerente de Recursos Humanos da Luandre. “No caso da girafa, uma resposta simples como ‘abrir a porta, colocar o animal e fechar’ demonstra objetividade e bom humor”, arremata Francine. O que conta são os motivos de sua resposta.

7 – Ética pode ser mais relevante do que técnica

Nessa etapa, além do conhecimento técnico adequado para a vaga, os empregadores buscam identificar as características da personalidade do candidato. Valores como ética e postura profissional fazem a diferença. “A capacidade de comunicar-se, por exemplo, pode ser desenvolvida, mas a postura é própria do candidato. Aspectos comportamentais genéricos, como pensar logicamente, também são importantes”, diferencia Andreia Santos.

8 – Seja versátil, mas com moderação

É importante que o candidato fale sobre experiências anteriores em outras áreas para potencializar suas qualidades, relatando metas e objetivos alcançados. “Dessa maneira, o recrutador conta com um volume maior de informações para definir se o candidato atende às expectativas da vaga”, orienta Angelina Vinci. Mas, atenção: é preciso manter o foco nas características desejadas para a posição em disputa.

Fonte: Guilhermo Benitez/Luandre.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!