Adquira 2 ou mais Cursos CPT e ganhe Frete Grátis.

3 dicas para o sucesso na criação de codornas

Todo criador de codornas, principalmente o iniciante, deve ter em mente que existem regras e princípios a serem respeitados para que a criação seja um sucesso

3 dicas para o sucesso na criação de codornas   Dicas Cursos CPT

 

Todo criador de codornas, principalmente o iniciante, deve ter em mente que existem regras e princípios a serem respeitados para que a criação seja um sucesso: sistema de aquecimento, tipo de cama, piso e dimensionamento do galpão são alguns deles.

- Sistema de aquecimento


Um eficiente sistema de aquecimento deve ser instalado, com campânulas em bom estado de funcionamento e corretamente dimensionadas para o número de aves presentes. Em épocas ou regiões muito frias, recomenda-se colocar os círculos mais próximos uns dos outros e se possível utilizar um cortinado transversalmente no galpão. “Nestas condições, as bandejas e os bebedouros também devem ficar mais próximos das campânulas, mantendo a temperatura da água em torno de 15 a 20 graus, evitando também a queda acentuada no consumo de ração”, afirma Dr. Joji Ariki, professor do Curso a Distância CPT Codornas - Iniciando a Criação, em livro+DVD e Curso Online.

- Cama


A cama utilizada deve ser de fácil aquisição, ter grande capacidade de absorção de umidade e isolamento térmico, apresentar-se com partículas de tamanho uniforme, não originar pó quando seca, deve estar livre de fungos e substâncias tóxicas, ser compressível e plenamente utilizável em outras atividades quando descartada. Recomenda-se, preferencialmente, o cepilho de madeira, também chamado de maravalha ou raspa de madeira. Pode-se utilizar também o sabugo de milho triturado, capim seco picado, palha de arroz, casca de arroz, de amendoim ou outro material disponível na região que atenda as especificações acima.

Para que a criação no piso se torne viável até 35 dias faz-se necessário um perfeito manejo da cama, evitando o excesso de umidade em decorrência das excretas das aves. A umidade da cama deve situar-se entre 20 e 25%. Abaixo de 20%, poderá ocorrer a formação de pó e acima de 25%, emplastamento e elevação da quantidade de gases tóxicos no ambiente, prejudicando enormemente o desenvolvimento das aves.

- Galpão


O dimensionamento de um galpão inicial de codornas deve tomar como referência a última densidade antes de serem transferidas para o galpão de produção, 50 aves/m2. O galpão inicial para 5.000 aves, por exemplo, possuirá 100 m2. Não devemos nos esquecer do escalonamento da produção que também irá influenciar no tamanho da instalação inicial.

Quer saber mais sobre Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Dicas Cursos CPT

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade