WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 13Estética e Beleza 6Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Variedades de malte de cevada para a produção de whisky

A escolha dos maltes a serem utilizados é que vão determinar a cor, o sabor, o aroma e o teor de álcool entre outras características importantes

Variedades de malte de cevada para a produção de whisky   Artigos Cursos CPT

 

Existem diversas variedades de malte de cevada destinados para o mosto, que podem ser diferenciados de acordo com a forma de malteação. Esses diferentes tipos de malte são os principais responsáveis para o caráter do mosto. “A escolha dos maltes a serem utilizados é que vão determinar a cor, o sabor, o aroma e o teor de álcool entre outras características importantes”, afirma Alexandre Fontes Pereira, professor do Curso CPT Produção Artesanal de Whisky. Os diversos tipos de malte são separados em classes, as principais são:


Mascote de Cevada Artigos CPT Maltes base
O malte base é o utilizado pelo processo diastático e pelo fornecimento do amido, necessário para a produção de açúcares fermentáveis, necessários para conferir o teor alcoólico necessário ao mosto.

Mascote de Cevada Artigos CPT Malte lager
São a base para a produção de grande parte dos mostos, pois são suaves e possuem alto teor diastático. O malte lager é de cor clara, pois não sofre o processo de torrefação muito intenso.

Mascote de Cevada Artigos CPT Malte pale ale
Esse malte é aquecido a temperaturas mais elevadas que a Malte lager, o que lhe confere aroma mais torrado.

Mascote de Cevada Artigos CPT Malte de centeio
Esse é um malte mais escuro que os outros tipos e utilizado para conferir a cor avermelhada ao mosto. Ele apresenta baixo rendimento e deve ser utilizado em conjunto com os outros tipos de malte básicos. Muito utilizado em whisky de receitas americanas e canadenses, é conhecido como Whiskey de centeio.

Mascote de Cevada Artigos CPT Maltes especiais
Esse tipo de malte não tem como objetivo o fornecimento de amido e enzimas para o processo de produção de açúcares fermentáveis, ele é utilizado para conferir características especiais como sabor e aroma. Eles podem ser divididos em maltes torrados (que passam pelo processo de germinação) e os queimados (que não passam pelo processo de germinação antes de serem torrados).

a) Torrados: este tipo de malte passa pelo processo de malteação, portanto, possuem poder diastático. Mas eles têm como função primária serem fermentados e sim conferir cor, aroma e sabores únicos. De forma geral, eles são classificados de acordo com a sua cor âmbar, marrom, chocolate, escura entre outras.

. Munich – Esse malte é de cor âmbar e possui aroma muito malteado, conferindo sabor bem maltado.
. Viena – Esse malte é parecido, porém, mais suave e mais doce que o Munich.

b) Maltes queimados: esse tipo de malte é utilizado para dar à bebida um aroma torrado. Normalmente utilizam-se, no máximo, 10% do total de maltes na receita. No whisky, normalmente, são pouco utilizados. Esse tipo de malte é utilizado em quantidades menores que os maltes básicos, uma vez que no processo de fabricação não possuem açúcares fermentáveis, não possuem o poder diastático e não contribuem para a fermentação.

. Caramelo 10 ou cara 10 10 L – esse malte contribui com ligeira doçura e um pouco de corpo ao mosto.
. Caramelo 40 ou cara 40 40 L – esse malte confere cor adicional e a suave doçura de caramelo.
. Caramelo 60 ou cara 60 60 L – esse malte contribui com sabor de caramelo e corpo ao mosto, sendo o tipo de malte caramelo mais utilizado.
. Caramelo 80 ou cara 80 80 L – esse malte confere cor mais avermelhada e contribui com ligeiro aroma caramelo agridoce.
. Caramelo 120 ou cara 120 120 L – esse malte contribui com muita cor, e possui aroma caramelo agridoce.
. Chocolate - tem este nome devido a sua cor achocolatada e confere aromas de caramelo queimado, chocolate amargo e café.

Esses são apenas alguns exemplos de malte base e de maltes especiais, existindo no mercado uma grande variedade deles e, a cada momento, é lançado um tipo de malte novo.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Responda se souber: quem inventou o Whisky?
Vai produzir whisky em casa? Conheça os destiladores!

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!