WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Eucalipto cresce rapidamente e se adapta a todas as regiões do país

A exploração dessa cultura utilizando a floresta plantada no conceito de uso múltiplo produz diferentes tipos de produtos florestais

Essa é uma planta de fácil cultivo e pouco exigente em umidade e fertilidade do solo.

Atualmente, há uma crescente abertura para o uso da madeira de eucaliptos em construção civil, carpintaria e marcenaria, entre outras aplicações. Particularmente na propriedade rural, o eucalipto tem ganhado importância na produção de mourões para cercas, fabricação de porteiras e construção de estruturas para galpões.

Com o mercado receptivo, surgiu no Brasil uma nova modalidade de atividade econômica no meio rural, a silvicultura, desenvolvida por fazendeiros florestais. Nesse contexto, entra o cultivo do eucalipto, uma planta de fácil cultivo e pouco exigente em umidade e em fertilidade do solo. Além disso, cresce rápido como poucas árvores. Sua adaptação às condições edafoclimáticas da maior parte das regiões brasileiras é muito grande.

Essa é uma árvore como outra qualquer, exótica, ou seja, não é nativa do Brasil, assim como grande parte das culturas agrícolas. Pesquisas têm desfeitos alguns mitos como a crença de que o eucalipto seca a terra e reduz a fertilidade do terreno, comprovando que seu consumo hídrico é semelhante ao de frutas cítricas e ao da cana-de-açúcar, e que os impactos causados ao solo pela planta são muito menores quando comparados com culturas agrícolas anuais.

Uma das grandes vantagens do plantio dessa árvore é seu excelente sequestro de CO2, viabilizando com eficiência o aumento do estoque de carbono em todos os reservatórios de biomassa.

Para que as florestas plantadas consigam atender ao mercado consumidor, há necessidade da escolha adequada da espécie e das técnicas silviculturais a serem empregadas. As etapas iniciais do planejamento da implantação florestal envolvem o levantamento topográfico do terreno e a verificação das condições do solo e da vegetação existente.

Há uma crescente abertura para o uso da madeira de eucaliptos em construção civil, carpintaria e marcenaria, entre outras aplicações.

A implantação de florestas envolve operações que vão desde a escolha do local de plantio até o completo estabelecimento do cultivo, que ocorre após dois ou três anos. Florestas melhoradas geneticamente, com espécies de madeiras densas, podem produzir 40 estéreos de madeira por hectare/ano. Um estéreo corresponde a um metro cúbico de toras empilhadas. Para espécies menos densas, existem registros de até 100 estéreos por hectare/ano, aos sete anos.

Com o objetivo de disseminar as tecnologias mais importantes para a implantação e o cultivo de florestas de eucaliptos, de forma eficiente e rentável, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Cultivo de Eucalipto em Pequenas Propriedades.

Todas as informações contidas no mesmo são dos professores Dr. Haroldo Nogueira de Paiva e Laércio Jacovine, ambos do Departamento de Engenharia Florestal da UFV; bem como do Dr. Celso Trindade, consultor e proprietário de uma empresa voltada à produção de mudas, cultivo, colheita, tratamento e comércio de madeira de eucaliptos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Uma alternativa econômica viável de exploração dessa cultura é a utilização da floresta plantada no conceito de uso múltiplo, que produz diferentes tipos de produtos florestais, tais como madeira, mel e óleo essencial. Assim, alcança-se um mercado maior, obtendo melhor retorno do empreendimento.

A escolha da espécie depende de fatores como clima, solo e produto a ser produzido, ou seja, lenha e carvão vegetal, celulose, dormentes, postes, estacas e mourões, óleos essenciais, materiais de construção ou móveis.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gabriel Dallegrave Pereira

6 de dez de 2017

aquisicao do cultivo de eucalipto

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de dez de 2017

Olá, Gabriel.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!