
Quer uma fonte de renda extra? Prepare e comercialize, para os familiares e amigos, duas delícias da gastronomia que só podem ser feitas por quem gosta mesmo da cozinha: frango inteiro e rocambole de frango defumados. Além do lucro, trata-se de uma terapia que pode ser feita no conforto de sua própria casa. Vamos lá?
Frango inteiro e rocambole de frango defumados
1- Material necessário
- Soquete para quebrarmos as fibras da carne no rocambole
- Garfo para furarmos o frango inteiro
- Barbante para amarrarmos as peças de carne
- Papel manteiga ou papel celofane transparente, para cobrirmos as peças
- Grampeador para fabricarmos o saco com o papel permeável
2- Ingredientes para o tempero
O frango defumado e o rocambole usam os mesmos ingredientes para serem temperados:
- 22g de sal, por quilo
- 1 grama por quilo de noz-moscada
- 1g por quilo de pimenta do reino branca
- 1 g por quilo de pimenta malagueta
A pimenta malagueta deve ser batida no liquidificador, antes de ser pesada
Dicas:
- O rocambole pode ser recheado com linguiça de porco e bacon, no caso de ser defumado. Se você for comercializar o rocambole apenas temperado e recheado, sem defumar, você pode recheá-lo com queijo, presunto, e qualquer outro ingrediente. O recheio é a seu gosto.
- Devemos misturar os temperos entre si antes de temperar a carne. O tempero deve ficar bem homogêneo, para não ficarem pedaços de pimenta.
- Para receber o tempero, o frango inteiro tem de ser furado por dentro. Nós nunca devemos furar o frango por fora, para não danificar a pele. Se a pele for danificada, quando o frango for levado para o defumador, vai ressecar, perder água como todo defumado, e a pele vai rasgar. O produto fica muito feio.
3- Modo de fazer
Rocambole de frango

- Não é necessário furar o rocambole como o frango porque ele já está aberto. Temos de bater um pouco essa carne, separando as fibras do músculo, para o tempero penetrar melhor. Usa-se um soquete. Não precisamos bater do lado da pele. Apenas do lado da carne. Onde a carne está exposta.
- Como o tempero é o mesmo, tanto para o rocambole como para o frango, vamos dividi-lo entre as duas peças. Para ficar bem temperadas, temos de massagear esse tempero o máximo possível.
- Com as duas peças temperadas, levá-las para a câmara fria e deixá-las por 12 horas, em repouso.
- Passadas as 12 horas na câmara fria, é só preparar o frango e o rocambole para levar para o defumador. Vamos começar pelo rocambole.
- Primeira coisa que temos a fazer é distribuir as carnes nas áreas onde só tem pele. Não tem carne.
- Agora é só rechear esse rocambole, enrolar, amarrar e levar para o defumador. Para rechear, nós vamos utilizar um pouco de linguiça de porco defumada e um pouco de bacon. Mas você pode rechear como quiser.
- À medida em que se vai colocando o recheio, vai-se enrolando esse rocambole.
- O amarrio deve ser feito de tal forma que o produto não desmanche e não caia, quando estiver pendurado no defumador. Você escolherá a melhor maneira de amarrar.
Frango inteiro defumado
- O frango inteiro para ir ao defumador deve ser muito bem amarrado, pois à medida em que vai ocorrendo o cozimento, no defumador ele não pode cair. O amarrio é para dar uma firmeza na peça e para que as asas e as coxas não fiquem separadas.
- Estando as duas peças amarradas, é só embrulhar para levar para o defumador.
- É necessário fazer um saquinho em que caiba a peça, mas que não seja muito apertado para esse papel não colar na carne. Para isso, colocar o papel perto da peça para vermos o tamanho que ficará o saco. Dobrar o papel ao meio, dobrar as beiradas e grampear.
- Deixar a peça embrulhada no defumador por quatro horas. Depois destas quatro horas, retirar esse papel e deixar no defumador mais duas horas para defumar propriamente dito. O objetivo de embrulharmos essas peças antes de levá-las para o defumador é para que elas tenham um primeiro cozimento. Se não as embrulharmos, durante a defumação vai aparecer uma película na superfície da carne que não vai deixar o calor penetrar. Com isso, o interior da peça ficará cru.
Para comercializar essas peças, defumadas, elas devem ser embaladas e resfriadas. A temperatura é a mesma das outras peças que são também resfriadas. No caso do rocambole, ele pode ser comercializado também na forma crua e congelado.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.