Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Como Montar e Administrar uma Creche Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar um Canil Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 12Indústria Caseira 8Indústria da Carne 11Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Livrarias ganham mais espaço no mercado nacional

A leitura entra no hábito dos brasileiros e incentiva o comércio de livros

Serviço diferenciado agrada aos clientes

A sociedade passa por diversas modificações ao longo dos anos. O conjunto das condições histórica, econômica e social determinam os valores que essa sociedade preza e os hábitos que ela adota. As pessoas causam e sofrem influências o tempo todo em relação ao meio no qual elas vivem. Nos últimos anos, por exemplo, o número de livros lidos anualmente no Brasil tem aumentado significativamente. Esse comportamento reflete diretamente no setor comercial, incentivando o investimento em livrarias por todo o país. No entanto, elas são mais que meras lojas que vendem livros, pois para conquistar os clientes, cada vez mais exigentes, muitas são as modificações realizadas a fim de deixá-los satisfeitos e torná-los fregueses fiéis.

Serviço diferenciado

O doutor Eduardo Yasuda, diretor das livrarias Melhoramentos, acredita que a possibilidade de conquistar clientes e elevar as vendas é infinitamente maior quando o estabelecimento oferece um serviço diferenciado aos seus frequentadores. É muito comum, hoje em dia, livrarias nas quais os livros são apenas parte da composição do ambiente. Sofás, cadeiras, mesas, computadores com acesso à internet, artigos de papelaria, café e lanche permitem que os clientes permaneçam nas dependências da loja, confortavelmente, folheando os livros de seu interesse, sem qualquer tipo de pressão para que finalize sua compra.

Setor de livros infantis

Eduardo Yasuda garante que esse ambiente descontraído e agradável atrai pessoas de todas as idades, pois o local deixa de ser apenas uma loja para ser opção de lazer com amigos e familiares. Ele explica que o serviço diferenciado pode ser oferecido em qualquer tipo de livraria, até mesmo em sebos, onde a mercadoria é basicamente composta de livros usados. Yasuda afirma que o livreiro interessado em abrir um empreendimento apenas para vender livros está fadado ao fracasso. Vale citar que as estratégias utilizadas pelo proprietário para conquistar a clientela devem sempre ser baseadas em observações e pesquisas.

Dicas de Eduardo Yasuda

No curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Eduardo Yasuda ensina o passo a passo de como abrir seu negócio. Ele discute assuntos como a localização, a identificação do perfil do cliente, a infraestrutura necessária, as estratégias para o sucesso e os custos de montagem e operação. O empresário acredita que o negócio bem sucedido é fruto de um acervo rico e atualizado, do bom atendimento, do ponto comercial estratégico, de funcionários preparados e da tecnologia de informação a serviço dos clientes.

Comercialização de artigos de papelaria na livraria

Ao planejar abrir uma loja de livros, é preciso procurar o melhor local para montá-la, pois ela deve ser planejada de acordo com o público que frequenta a região. Dessa forma, é importante também ter uma ideia da renda média das pessoas com residências próximas à loja, bem como conhecer seus interesses e suas preferências literárias. Livrarias de bairros, de shoppings, de centros urbanos ou  virtuais são comércios que se diferem uns dos outros pelo simples fato de focarem públicos específicos.

Yasuda também enfatiza que a variedade é fundamental. Para tanto, o livreiro deve se preocupar em manter-se sempre informado em relação a lançamentos e tendências literárias. Uma boa dica é frequentar feiras de livros, observar o funcionamento de outras lojas do ramo e estar sempre atento às preferências dos consumidores. Cada cliente tem um perfil e o empreendedor deve procurar conhecer todos eles. É importante perceber que o comércio é dinâmico, sendo modificado em conformidade com a demanda do mercado.

A eficiência, tanto no gerenciamento quanto no bom atendimento ao cliente, deve-se em grande parte ao uso da tecnologia, ou seja, aos equipamentos presentes nas dependências da livraria.  É indispensável o uso de computadores para cadastrar toda a mercadoria a fim de facilitar e agilizar consultas referentes aos produtos. Nesse registro deve constar o título da obra, bem como o autor, a série e a editora. Yasuda cita alguns dos benefícios proporcionados pela organização da livraria através de programas de computador: agilidade na emissão da nota fiscal, aumento da produtividade e do grau de competitividade, ótima qualidade no atendimento ao cliente, precisão na contabilidade e no controle de venda e estoque.

O livro e suas transformações

Estantes organizadas por tema facilitam a identificação dos livros

O livro tem mais de 5 mil anos e começou a ser fabricado em papiro, passando pelo pergaminho, até ser impresso em papel, que é oriundo de fibras vegetais e foi desenvolvido pelos chineses, chegando à Europa no século X através dos conquistadores árabes. Desde então ele tem sido fundamental na disseminação de ideias, levando conhecimento a qualquer pessoa que se aventure a explorá-lo. A dinamicidade social aliada às inovações tecnológicas têm apresentado novidades na relação homem-leitura. Todavia, a possibilidade de acesso digital às obras não têm sido uma ameaça ao comércio tradicional de livros que, segundo Yasuda, tem se expandido cada vez mais.

Capacitação dos funcionários

Para garantir o sucesso da loja, o empreendedor precisa se preocupar com cada detalhe. Um deles é a capacitação dos seus funcionários. Livrarias são ambientes frequentados por pessoas de diferentes idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Assim, os funcionários devem saber lidar com cada tipo de cliente. Muito mais do que vender livros, sua função é conquistar os clientes, atendendo com eficiência e carisma. Yasuda sugere que uma das primeiras providências do livreiro seja capacitar os colaboradores para garantir um serviço de primeira qualidade ao público.

No curso elaborado pelo CPT, você encontra todas as informações necessárias para montar a sua livraria e fazer dela uma referência no ramo. Vale a pena conferir todas dicas do doutor Yasuda para que você não perca mais tempo e comece a investir no seu sonho, transformando-o em realidade.

Por Camila Guimarães Ribeiro

Cursos Relacionados

Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil

Com Prof.ª Maria José de Oliveira

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria

Com Prof. Dr. Eduardo Yasuda

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria

Com Prof.ª Aparecida Campos

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis

Com Prof.ª Cinara Carvalho

R$ 580,00 à vista ou em até 12x de R$ 48,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Pequenas Empresas

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade