A sociedade passa por diversas modificações ao longo dos anos. O conjunto das condições histórica, econômica e social determinam os valores que essa sociedade preza e os hábitos que ela adota. As pessoas causam e sofrem influências o tempo todo em relação ao meio no qual elas vivem. Nos últimos anos, por exemplo, o número de livros lidos anualmente no Brasil tem aumentado significativamente. Esse comportamento reflete diretamente no setor comercial, incentivando o investimento em livrarias por todo o país. No entanto, elas são mais que meras lojas que vendem livros, pois para conquistar os clientes, cada vez mais exigentes, muitas são as modificações realizadas a fim de deixá-los satisfeitos e torná-los fregueses fiéis.
Serviço diferenciado
O doutor Eduardo Yasuda, diretor das livrarias Melhoramentos, acredita que a possibilidade de conquistar clientes e elevar as vendas é infinitamente maior quando o estabelecimento oferece um serviço diferenciado aos seus frequentadores. É muito comum, hoje em dia, livrarias nas quais os livros são apenas parte da composição do ambiente. Sofás, cadeiras, mesas, computadores com acesso à internet, artigos de papelaria, café e lanche permitem que os clientes permaneçam nas dependências da loja, confortavelmente, folheando os livros de seu interesse, sem qualquer tipo de pressão para que finalize sua compra.
Eduardo Yasuda garante que esse ambiente descontraído e agradável atrai pessoas de todas as idades, pois o local deixa de ser apenas uma loja para ser opção de lazer com amigos e familiares. Ele explica que o serviço diferenciado pode ser oferecido em qualquer tipo de livraria, até mesmo em sebos, onde a mercadoria é basicamente composta de livros usados. Yasuda afirma que o livreiro interessado em abrir um empreendimento apenas para vender livros está fadado ao fracasso. Vale citar que as estratégias utilizadas pelo proprietário para conquistar a clientela devem sempre ser baseadas em observações e pesquisas.
Dicas de Eduardo Yasuda
No curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Eduardo Yasuda ensina o passo a passo de como abrir seu negócio. Ele discute assuntos como a localização, a identificação do perfil do cliente, a infraestrutura necessária, as estratégias para o sucesso e os custos de montagem e operação. O empresário acredita que o negócio bem sucedido é fruto de um acervo rico e atualizado, do bom atendimento, do ponto comercial estratégico, de funcionários preparados e da tecnologia de informação a serviço dos clientes.
Ao planejar abrir uma loja de livros, é preciso procurar o melhor local para montá-la, pois ela deve ser planejada de acordo com o público que frequenta a região. Dessa forma, é importante também ter uma ideia da renda média das pessoas com residências próximas à loja, bem como conhecer seus interesses e suas preferências literárias. Livrarias de bairros, de shoppings, de centros urbanos ou virtuais são comércios que se diferem uns dos outros pelo simples fato de focarem públicos específicos.
Yasuda também enfatiza que a variedade é fundamental. Para tanto, o livreiro deve se preocupar em manter-se sempre informado em relação a lançamentos e tendências literárias. Uma boa dica é frequentar feiras de livros, observar o funcionamento de outras lojas do ramo e estar sempre atento às preferências dos consumidores. Cada cliente tem um perfil e o empreendedor deve procurar conhecer todos eles. É importante perceber que o comércio é dinâmico, sendo modificado em conformidade com a demanda do mercado.
A eficiência, tanto no gerenciamento quanto no bom atendimento ao cliente, deve-se em grande parte ao uso da tecnologia, ou seja, aos equipamentos presentes nas dependências da livraria. É indispensável o uso de computadores para cadastrar toda a mercadoria a fim de facilitar e agilizar consultas referentes aos produtos. Nesse registro deve constar o título da obra, bem como o autor, a série e a editora. Yasuda cita alguns dos benefícios proporcionados pela organização da livraria através de programas de computador: agilidade na emissão da nota fiscal, aumento da produtividade e do grau de competitividade, ótima qualidade no atendimento ao cliente, precisão na contabilidade e no controle de venda e estoque.
O livro e suas transformações
O livro tem mais de 5 mil anos e começou a ser fabricado em papiro, passando pelo pergaminho, até ser impresso em papel, que é oriundo de fibras vegetais e foi desenvolvido pelos chineses, chegando à Europa no século X através dos conquistadores árabes. Desde então ele tem sido fundamental na disseminação de ideias, levando conhecimento a qualquer pessoa que se aventure a explorá-lo. A dinamicidade social aliada às inovações tecnológicas têm apresentado novidades na relação homem-leitura. Todavia, a possibilidade de acesso digital às obras não têm sido uma ameaça ao comércio tradicional de livros que, segundo Yasuda, tem se expandido cada vez mais.
Capacitação dos funcionários
Para garantir o sucesso da loja, o empreendedor precisa se preocupar com cada detalhe. Um deles é a capacitação dos seus funcionários. Livrarias são ambientes frequentados por pessoas de diferentes idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Assim, os funcionários devem saber lidar com cada tipo de cliente. Muito mais do que vender livros, sua função é conquistar os clientes, atendendo com eficiência e carisma. Yasuda sugere que uma das primeiras providências do livreiro seja capacitar os colaboradores para garantir um serviço de primeira qualidade ao público.
No curso elaborado pelo CPT, você encontra todas as informações necessárias para montar a sua livraria e fazer dela uma referência no ramo. Vale a pena conferir todas dicas do doutor Yasuda para que você não perca mais tempo e comece a investir no seu sonho, transformando-o em realidade.
Por Camila Guimarães Ribeiro
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.