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Como montar e operar um açougue - butique de carnes

As estruturas dos açougues tradicionais estão sendo bruscamente modificadas, tornando-se verdadeiras butiques de carne. Saber como montá-las e operá-las é fundamental para o negócio

Como montar e operar um açougue - butique de carnes

 

De tempos para cá, a estrutura das casas de carnes tradicionais estão sendo bruscamente modificadas. Atualmente, sua estrutura física mais se parece com uma loja, uma butique, do que com o velho e tão conhecido açougue. Hoje elas são projetadas para valorizar as características dos produtos, em um ambiente convidativo e receptivo ao consumidor e o varejo soube se adaptar, e muito bem, aos novos tempos. O bom comerciante, sempre atento ao mundo moderno, sabe que um cliente é diferente do outro, nos gostos e hábitos, nas preferências e necessidades. O que esses clientes têm em comum é a opção pela qualidade dos produtos e do atendimento e por conta disto, está aprimorando sua prestação de serviços cada vez mais.

As butiques de carnes são projetadas para valorizar as características dos produtos

As butiques de carnes são projetadas para valorizar as características dos produtos

O perfil do consumidor de uma butique de carnes é o de um cliente disposto a gastar acima da média para encontrar cortes e tipos de carne com qualidade superior. A missão de uma butique de carnes, então, é oferecer produtos de qualidade, em cortes e porções diferenciados, para clientes exigentes e de bom poder aquisitivo. No entanto, para que um empreendimento tenha sucesso, algumas medidas devem ser tomadas, pois de nada adianta investir em uma estrutura moderna e eficiente, se a clientela não tomar ciência da qualidade em oferecida em produtos e serviços. Portanto, faz-se imperioso trabalhar nos seguintes aspectos:

Planejamento e Marketing


O planejamento é indispensável para que não haja desperdícios nem a necessidade de refazer o que já foi feito. É nesta etapa que se vai determinar a melhor localização para a loja, projetar instalações adequadas, escolher os equipamentos essenciais, além de estabelecer um fluxo de produtos dentro da butique e sua rotina de trabalho.

1. Localização

A loja deve ser bem localizada. Seu cliente procura facilidades. Como os produtos comercializados são de qualidade e o perfil a ser atingido é de consumidores exigentes, escolha um lugar de bom trânsito e estacionamento próximo. O ideal é que possa oferecer, inclusive, estacionamento privativo.

2. Nome

A escolha do nome é o primeiro passo na construção de uma marca que caracterizará o negócio. O nome é fundamental para atrair o público-alvo, o que justifica inclusive uma pesquisa de opinião.  Procure optar por um nome de fácil pronúncia e rápida memorização.

3. Logomarca

Escolhido o nome, vem a definição sobre a logomarca, que é a apresentação visual do negócio. Ela é estampada na fachada do estabelecimento, no rótulo dos produtos comercializados, em cartões de visita, correspondências, embalagens.  

O perfil do consumidor de uma butique de carnes é o de um cliente que paga por carne de qualidade superior

O perfil do consumidor de uma butique de carnes é o de um cliente que paga por carne de qualidade superior

4. Slogan

O slogan é um adendo que complementa a marca e deve fazer referências ao objetivo primordial do negócio. Neste caso, de um estabelecimento moderno que oferece carnes de qualidade.

5. Campanha Publicitária


A forma mais apropriada de promover o lançamento é através de uma campanha publicitária, fazendo com que as informações sobre o negócio possam chegar aos ouvidos dos clientes-alvo.

Instalações


A fachada é a primeira impressão que o cliente obtém da loja. Ela deve ser ampla, de preferência toda aberta, de forma que o consumidor tenha boa visão de seu interior, mesmo estando do lado de fora do estabelecimento. Na entrada da butique deve haver uma rampa de acesso para o cliente. Ela é fundamental para quem utiliza carrinhos de compra, e também para deficientes físicos e mães com carrinhos de bebê. A sala de atendimento pode e deve oferecer estruturas voltadas para o conforto do cliente, como bebedouro com copo descartável, pia com console, sabonete líquido e toalha de papel. O balcão deve ser posicionado sempre voltado para a área de acesso à loja, em uma posição em que as carnes penduradas possam ser vistas pelo cliente, mesmo que ele esteja do lado de fora do estabelecimento. Anexo ao balcão expositor, fica a bancada de granito, ou aço inox, para a manipulação das carnes em presença do consumidor. Próximo a este conjunto, mas em posição um pouco mais atrás, fica a bancada de granito, que serve para apoio de equipamentos e produtos, além de uma geladeira de açougue, para armazenamento das carnes resfriadas que abastecem o balcão refrigerador. Acima desta bancada de auxílio, e frontal à entrada da loja, deve ficar o linguiceiro, em aço inox, expondo os embutidos e defumados, produtos de giro comercial mais rápido. Recomenda-se a colocação de refrigeradores encostados nas paredes, mas sempre com a frente virada para o centro da butique. A área de circulação de clientes é basicamente utilizada para expor produtos no sistema de autosserviço, onde o próprio cliente escolhe e retira o produto desejado. Próximo a estas estruturas destinadas ao sistema de autosserviço, reserve espaço para acessórios como sacolas de plástico à disposição dos clientes. O console instalado para apoio dos produtos escolhidos contribui para aumentar a praticidade do sistema. E, finalmente, junto à saída da butique de carnes, instale um check-out com caixa registradora, preocupando-se em oferecer aos clientes uma ampla bancada para deposição das compras, que favoreça à manipulação de dinheiro, cartões de crédito e preenchimento de cheques.

A missão de uma butique de carnes é oferecer produtos de qualidade, em cortes e porções diferenciados, para clientes exigentes

A missão de uma butique de carnes é oferecer produtos de qualidade, em cortes e porções diferenciados, para clientes exigentes

Revestimento

Nos tetos e paredes, utilize material impermeável e resistente, que permita ser lavado. Nas paredes, utilize azulejo, de preferência até o teto, ou no mínimo até dois metros de altura. A cor tem de ser clara, e os rejuntes muito bem acabados, com o uso de massa branca. O piso também precisa ser revestido com cerâmica clara, antiderrapante e com grau de dureza número cinco. Na junção do piso com as paredes, deve-se utilizar argamassa forte, e dar um contorno arredondado. A iluminação, em todas as salas, deve ser à base de lâmpadas frias, com instalação embutida. A exceção fica, de novo, para a sala de atendimento, onde as lâmpadas incandescentes têm papel importante, por realçar a cor natural dos produtos, o que torna as carnes mais atrativas. A iluminação, do tipo holofote, tem o foco de luz direcionado exclusivamente para dois pontos da sala: o linguiceiro e a bancada de manipulação.

Aprimore ainda seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Pequenas Empresas, entre eles o Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana

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Comentários

sergio murilo carvalho de andrade

3 de fev de 2017

pretendo montar uma butique de carne

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de fev de 2017

Olá, Sérgio!


Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Continue nos visitando! Diariamente postamos conteúdos dos mais diversos temas que muito podem contribuir para o seu aprendizado.


Atenciosamente,

Equipe CPT de Redação

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