WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de minhocas pode ser feita em pequenas caixas e com baixo investimento

A criação de minhocas é uma boa alternativa de renda, tendo como produtos finais a farinha de minhoca, o húmus e as próprias minhocas como matrizes

Criar minhocas é relativamente simples e, dependendo da finalidade a que se destina, não exige grandes investimentos.

Criar minhocas é relativamente simples e, dependendo da finalidade a que se destina, não exige grandes investimentos.

A minhocultura, ou seja, o cultivo de minhocas em cativeiro, é uma atividade zootécnica que tem como processo básico a vermicompostagem. Esse processo consiste na transformação dos resíduos orgânicos em uma forma mais estabilizada da matéria orgânica, resultante da ação das mesmas e da microflora que vive em seu trato digestivo, produzindo húmus, que é a sua excreção. Nesse processo, ocorre também o aumento da população dos espécimes, então, fica evidente que na criação obtemos dois produtos finais, as minhocas e o húmus.

As minhocas podem ser utilizadas na alimentação animal tanto in natura como na forma de farinha, que também vem sendo estudada e viabilizada na alimentação humana. Aproximadamente, 75% da matéria seca das minhocas é composta por proteínas. Outra finalidade é o seu uso como iscas para pesca e como matrizes para quem pretende iniciar uma criação.

O húmus é um rico adubo orgânico que pode ser utilizado  em todas as culturas. Viveiristas, paisagistas e floricultores fazem seu uso com  frequência e são potenciais consumidores. Além disso, pode ser utilizado na fruticultura, cultivo de grãos, agricultura orgânica, dentre outros.  

Basicamente são três as características necessárias às minhocas para que sejam criadas comercialmente: devem se adaptar ao cativeiro; devem se alimentar de material orgânico em decomposição e precisam ser bastante prolíferas, reproduzindo-se em grande quantidade. As espécies mais comercializadas são a Eisenia foetida e Lumbricus rubellus, conhecidas como “Vermelha da califórnia” e Eudrilus eugeniae conhecida como “Gigante africana”. O interesse comercial por essas espécies se deve ao fato de elas viverem em altas concentrações de resíduos orgânicos, além de apresentarem uma altíssima taxa de reprodução, adaptando-se facilmente nos canteiros.

O húmus é um rico adubo orgânico que pode ser utilizado  em todas as culturas.

 O húmus é um rico adubo orgânico que pode ser utilizado  em todas as culturas.

O curso “Criação de Minhocas para produção de farinha, húmus e matrizes” elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, aborda todo o processo de criação, desde a escolha da espécie a ser explora, passando pelo manejo da produção até a comercialização dos produtos finais. Nele você receberá informações do engenheiro agrônomo Fabrício Rossi – Mestre em fitotecnia pela ESALQ - USP com a participação especial do professor Francisco Brasileiro - Projeto Solo é Vida, da Fazendinha Ipê – Luziânia-GO, e da zootecnista e Mestre em genética e melhoramento animal Patrícia Tristão Mendonça.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Criar minhocas é relativamente simples e, dependendo da finalidade a que se destina, não exige grandes investimentos. É possível a criação em pequenas caixas e até mesmo em latões cortados ao meio. O importante é acondicioná-las satisfatoriamente. O alimento é também o local onde vivem, dessa maneira, o substrato deve atender a requisitos que satisfaçam às exigências no que diz respeito ao ambiente e à nutrição.

Os materiais utilizados para produção do substrato, o vermicomposto,  podem ser de diversas origens: agrícola, domiciliar ou industrial, desde que ricos em matéria orgânica, tais como esterco; palhas; lixo doméstico orgânico; lodo de esgoto; restos de culturas, dentre outros. A questão está em como fornecer esses substratos. É necessário que toda matéria-prima utilizada na preparação do mesmo passe por um processo de fermentação ou compostagem adequado.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Geraldo dos Reis Dias

30 de set de 2019

Boa tarde, Gostaria de saber como se cria minhocuçu

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out de 2019

Olá Geraldo dos Reis Dias,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que irá ajudá-lo na criação de minhocuçu.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Milton Borges Leal

28 de ago de 2019

Onde eu posso vender minha produção de minhocas?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago de 2019

Olá Milton Borges Leal,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você poderá vender sua produção de minhocas para produtores de humus da sua região, ou para quem deseja iniciar uma produção; também é possível realizar a venda através da internet. Caso opte pela produção de húmus, você poderá vender o produto em lojas de jardinagem, floriculturas, produtores de hortaliças e frutas orgânicas, e também, pela internet.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Atenciosamente

alexandre de jesus farias oliveira

12 de mar de 2019

gostaria de ver o preço e quem sabe adquirir o curso de criaçao de minhocas e humos , se possivel tbm o da criação de minhocuçu

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mar de 2019

Olá, Alexandre!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Em breve, nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Erivelto jorge vidal

18 de mai de 2018

Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai de 2018

Olá Erivelto,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rosangela Campos Fagundes Virgilio

4 de ago de 2017

Quero adquirir o curso criação de minhocas em 10x33,00.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de ago de 2017

Olá, Rosangela.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Viviane Toledo

7 de jun de 2017

Gostaria de maiores informações sobre o curso de criação de minhocas.grata

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jun de 2017

Olá, Viviane.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o curso desejado.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Rosangela Campos Fagundes Virgilio

16 de abr de 2017

Quero receber informações sobre como criar minhocas.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de abr de 2017

Olá Rosangela,

Para mais informações sobre a criação de minhocas cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Celso Rogério valerio

25 de set de 2016

Gostaria de saber como criar minhocas e bicho laranja

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de set de 2016

Olá Celso,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Comece com poucas minhocas. Coloque quatro litros em um canteiro de dois metros quadrados. Os minhocultores brasileiros preferem a vermelha-da-califórnia para a produção de húmus, pois é produtiva e fácil de lidar.

Para produções maiores, opte por um canteiro de 20 x 1 metro, com 30 centímetros de profundidade. Deposite seis metros cúbicos de esterco curtido. Se bem conduzida, a atividade pode alcançar em dois meses quatro toneladas de húmus, o equivalente a 100 sacos de 40 quilos.

O minhocário deve ser mantido limpo, o que evita a aproximação de predadores. Palha seca por cima inibe a ação de passarinhos. Livre-se de grama ao redor do canteiro, para não haver contaminação com sementes. Não deixe exceder o número de minhocas no local, pois elas não gostam de variações de umidade e temperatura, tampouco de locais muito quentes.

Instale o minhocário acima do nível do solo e em área plana, mas com leve inclinação para evitar o acúmulo de água. Feitas de alvenaria ou madeira, as paredes devem contar com drenos para escoar o excesso de umidade. Proteja o local da chuva com telas plásticas apoiadas em suportes de arame, bambu ou madeira.

As minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição. Junte tudo para fazer uma compostagem. Faça um monte de 1,5 metro de altura, em local seco e arejado. Deixe descansar por uma semana e revire o material para aumentar o arejamento. Repita o procedimento, mas apenas com uma virada, até que o resfriamento da compostagem. Leve a massa para o canteiro somente quando, ao apertar um punhado, ela não pingar água.

Apesar de possuírem os dois sexos, as minhocas não se auto-fecundam. É necessário o acasalamento com outra minhoca, o que pode ocorrer o ano todo. Fecundados e no interior de um casulo, os óvulos são expelidos na terra. Em cerca de 21 dias eles eclodem, e cada um origina algumas minhoquinhas.

O método de armadilhas é uma das técnicas para se recolher o húmus produzido. Encha sacos de aniagem com esterco curtido e úmido, estendendo-os so bre o canteiro para atrair as minhocas. Após capturar a maior parte delas, transfira-as para um outro canteiro já preparado com esterco.

Para mais informações sobre a criação de minhocas passo a passo, conheça o Curso a Distância Criação de Minhocas para Produção de Farinha, Húmus e Matrizes.

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

jose geraldo fernandes valgas

20 de jul de 2015

Gostaria de receber instrucoes de como construir un minhocario em caixa de amianto de mil ljtros usado pois tenho tres pergunto! Posso colocar esterco de curral e terra e outros derivados?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jul de 2015

Olá, José Geraldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

WILSON FERRAZ DA ROCHA

1 de jun de 2015

Sou pescador amador. Tenho 74 anos e gosto muito de pescar em rios de água corrente.Geralmente pesco com isca de tripa de frango, coração de galinha ou de boi e outras mais. Gostaria de pescar com minhocuçu. Estou começando um criatório delas mas estou ainda muito inexperiente. Gostaria de receber por E-mail algumas instruções como criá-las.Grato. Wilson

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun de 2015

Olá, Wilson!

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!