
Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso CPT Alimentação de Ovinos de Corte, afirma que a alimentação do rebanho é fundamental, pois interfere diretamente no ganho de peso dos animais, na secreção do leite, no trabalho muscular e na acumulação de gordura, tornando necessário o entendimento por parte dos produtores de que o manejo nutricional é o responsável pelo sucesso da produção de ovinos e caprinos.
Para o sucesso na criação desses tipos de animais, é fundamental conciliar esse manejo alimentar com outros manejos igualmente. Nesse contexto, conhecer os alimentos que podem ser oferecidos à criação com o objetivo de privilegiar a eficiência nutricional é importante para os criadores.
Alimentação geral
De uma forma geral, há uma grande variedade de alimentos recomendados para os animais, a exemplo das pastagens, das culturas para a seca, de capineiras, de fenos, de silagens e de resíduos agroindustriais. Além desses, a oferta de concentrados é considerada necessária em algumas fases do ciclo de produção, bem como a suplementação mineral – que, por sua vez, tem que ser oferecida em todas.
Pasto nativo
Pastos são uma opção vantajosa para os pecuaristas, sobretudo quando o seu potencial produtivo está adequado. Quatro técnicas podem ser empregadas com essa finalidade: o raleamento, que consiste em diminuir o número de árvores por hectare para que haja aumento na disponibilidade de herbáceas para os animais; o rebaixamento, a partir do corte de espécies arbóreas para que a folhagem esteja dentro do alcance do animal; o raleamento e o rebaixamento, que associa as duas técnicas anteriores; e o enriquecimento, acrescentando vegetação já existente em outra já raleada para que a produção de forragem seja potencializada.
Pasto cultivado
Diferentemente do pasto nativo, o cultivado é formado a partir da seleção de forrageiras recomendadas para a alimentação animal. Observa-se as características das plantas e, durante o manejo dos animais, deve-se dar atenção ao tipo de pastejo que se deseja realizar. Importante levar em conta a adubação e o ajuste da taxa de lotação para evitar a degradação do pasto.
Na seca
- Mandioca
A mandioca é uma das cultivares mais resistentes à época seca e possui função energética, contribuindo para a nutrição dos animais. No entanto, apresenta pouca proteína, o que torna imprescindível oferecê-la associada a alimentos proteicos, a exemplo do feno de leguminosas e de farelos.
- Palma forrageira
Conhecida por ser uma cactácea muito presente no Nordeste do Brasil, além de ser uma alternativa para a alimentação, a palma forrageira também é uma fonte de água. É m volumoso suculento e capaz de atender a parte das necessidades nutricionais e de hidratação dos caprinos e ovinos.
- Cana-de-Açúcar
Com relação à utilização da cana-de-açúcar, observa-se boas de vantagens para os produtores, dado que ela apresenta grande produção por área e baixo custo por unidade de matéria seca produzida. Contudo, a quantidade de minerais presentes na planta, sobretudo fósforo e nitrogênio, é pequena.
- Capineira
É conhecida como capineira a área em que há produção intensiva de capim. O capim advindo delas pode ser utilizado tanto para corte quanto para a produção de silagem e são várias as espécies que se classificam como recomendadas para cultivo em capineiras.
- Resíduos agroindustriais
A produção de resíduos agroindustriais é interessante para a alimentação animal, como é o caso de resíduos da cultura de citrus, do bagaço de caju e dos resíduos da fruticultura irrigada. Dessa forma, esses resíduos, que seriam descartados, são realocados para que os animais recebam alimento durante todo o ano, inclusive no período seco.
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Ovinos e Cabras:
Alimentação de Ovinos de Corte
Formulação e Fabricação de Ração para Ovinos na Fazenda
Gerenciamento na Criação de Ovinos
Fonte: EMBRAPA – agencia.cnptia.embrapa.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.