WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cordeiros - fatores que garantem o sucesso do confinamento

A decisão de confinar, voltada à economicidade, está diretamente relacionada com a precocidade de acabamento dos animais e o curto período de tempo com o confinamento

Cordeiros - fatores que garantem o sucesso do confinamento

 

A decisão de confinar, se pensando na economia do confinamento de cordeiros e cabritos, está diretamente relacionada com dois fatores: a precocidade de acabamento dos animais e o curto período de tempo com o confinamento. Estes dois fatores, quando aliados, garantem o sucesso da investida. No entanto, ainda existem outros fatores de grande importância que devem trabalhar a favor do criador de cordeiros, são eles: a qualidade e o custo da alimentação. Na implementação desta prática é importante conciliar estes fatores, com vistas ao seu sucesso econômico. Nesses termos, requer-se a seleção dos animais como o critério básico para o confinamento. Portanto, há que se confinar somente animais sadios.

Terminação

A eficiência econômica da prática da terminação de cordeiros é fortemente relacionada à:
- Velocidade de crescimento dos animais;
- Duração do confinamento;
- Idade e peso ao início do confinamento; e
- Custo de alimentação dos animais.

Confinamento no Nordeste Brasileiro


- Desvantagem

No Nordeste brasileiro, estes fatores não são tão favoráveis como em regiões de clima mais ameno, onde o material genético apresenta maior potencial para ganho de peso e as forrageiras são menos lignificadas, favorecendo um maior consumo de matéria seca e uma melhor resposta ao desempenho dos animais.

- Vantagens

O Nordeste do Brasil reúne condições para a produção de uma grande diversidade de forragens e grãos além de dispor de grupos genéticos que, por apresentar uma carne com reduzido teor de gordura, tem a preferência do mercado consumidor.

Confinamento no Semiárido Nordestino

No semiárido, dois outros pontos merecem destaque para a economicidade da terminação de cordeiros:

- O primeiro diz respeito ao favorecimento da produção de peles de primeira qualidade e de boa cotação nos mercados interno e externo.

- O segundo, refere-se ao fato de ser possível ofertar cordeiros com carcaça de boa qualidade, em plena época de carência alimentar nas pastagens, ampliando-se as oportunidades de negócio e, consequentemente, criando-se mais condições para barganhar por preços mais compensadores.

Época ideal para o confinamento no Nordeste

No Nordeste brasileiro, ela é especificamente recomendada para as áreas semiáridas, notadamente durante a época seca, onde se observa uma grande carência de forragem nas pastagens. Para outras regiões do país, onde a preocupação com as helmintoses gastrintestinais são muito maiores, o confinamento poderá ser realizado em qualquer época do ano.

Idade e peso ideais para o confinamento

Outras características importantes são a idade e o peso do animal, que devem situar-se entre 70 e 90 dias de idade com, no mínimo, 15 kg de peso vivo. No entanto, em se tratando de animais de elevada precocidade, estes podem entrar no confinamento mais jovens. Machos e fêmeas podem ser confinados. Ressalte-se que o ganho de peso das fêmeas é menor que o do macho.

A castração em relação ao confinamento

Não há necessidade de castrar os machos, uma vez que serão abatidos em idade precoce. É importante lembrar que animais inteiros (não-castrados) apresentam ganho de peso superior aos castrados.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Criação de Ovinos, entre eles o Curso Produção Intensiva de Cordeiros, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!