WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Torne-se um professor de sucesso

Para se destacar, o profissional deve reunir uma série de competências que o diferenciem dos demais

Professor: um profissional importantíssimo para a sociedade

A formação do ser humano recebe muita influência dos meios onde ele vive. A família, os amigos e a escola são agentes determinantes para nossa cidadania. É no contato com eles que aprendemos os parâmetros e conseguimos distinguir o que é certo e o que é errado, e talvez o professor seja o principal disseminador dos valores humanos.

A função dos professores vai muito além de simplesmente passar conhecimento para os alunos. São eles os responsáveis por nortear o caráter deles. É na escola que passamos boa parte da nossa infância e adolescência. Nossos princípios são construídos nessa fase.

Tamanha importância deve estimular os profissionais do ensino a se prepararem cada vez melhor para desempenhar o seu papel da forma mais eficiente possível. A projeção da carreira do professor é pautada por elementos fundamentais.

Primeiramente, é preciso que ele saiba muito e domine todos os assuntos que tenham relação com as disciplinas que ele leciona. Uma boa didática também é fundamental. Entretanto, assim como muitas outras profissões, para que o profissional se destaque, ele tem que ter um bom marketing pessoal.

Um professor de sucesso, além de exercer sua função com excelência, deve apresentar valor agregado. Ele deve ser reconhecido a ponto de seu nome causar impacto positivo em quem ouvi-lo.

Temos a seguinte lógica, quando um profissional do ensino se destaca, ele proporciona destaque para a instituição em que ele trabalha. Por isso, atrai uma quantidade maior de alunos. Esse retorno gera valorização para o profissional, tanto pessoal como financeira.

Assim como um médico que se destaca atrai mais pacientes e um advogado reconhecidamente competente atrai mais clientes, o professor de sucesso pode atrair mais alunos, mais organizações de ensino que queiram contar com seu trabalho, alcançando dessa forma uma excelente remuneração.

Marcelo Henrique de Mello, especialista em didática e formação de profissionais do ensino, é professor do Curso Como se Tornar um Professor de Sucesso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, e ensina as táticas e os passos para conquistar a confiança e o respeito dos alunos através de aulas envolventes, motivadoras e com um grau elementar de aprendizagem.

Construção da carreira

Para construir uma carreira de sucesso, primeiramente, é preciso se planejar e organizar para atingir seus objetivos. Você deve estabelecer previamente onde quer chegar, quais as formas de chegar onde você quer, de que maneira quer impactar, entre outras questões.

É importante que você seja um profissional autêntico, de comportamento singular, sempre intencionando conquistar os alunos não só pelo seu jeito como por sua habilidade em transmitir conhecimento. São eles que poderão reconhecer o seu valor. De acordo com o gosto dos alunos por um professor é possível identificar sua qualidade e competência.

O profissional do ensino deve estar antenado aos recursos de mídia e procurar sempre inovar nos meios de conceder o aprendizado. Deve atender integralmente os alunos, tendo boa compreensão das suas dúvidas e resolvendo-as com a maior brevidade possível.

Também é sua incumbência cultuar a educação sem perder o comando e a autoridade dentro da sala de aula. Um bom professor não precisa ser grosso para colocar ordem no recinto.

As evidências de um bom trabalho são reconhecidas por alguns simples detalhes. Seus ex-alunos buscam o contato com você? Te reconhecem e cumprimentam com entusiasmo quando o reencontram? Sua relação com seus atuais alunos é legal? Essas perguntas quando respondidas traçam o esboço de como você tem conduzido sua carreira.
Detalhes como esses diferenciam os profissionais regulares e comuns dos profissionais de sucesso.

Como potencializar o aprendizado 
   

 O professor é o responsável por transmitir a ideia de cidadania para os alunos

Por mais que um professor tenha um excelente marketing pessoal, seja um exímio comunicador e consiga conquistar facilmente a simpatia das pessoas, é imprescindível que seu talento para ensinar e transmitir conhecimento de qualidade seja satisfatório.

Para isso, é preciso que o professor potencialize o aprendizado dos seus alunos. Com seus meios de ensinar, o aluno deve dominar ao máximo o conteúdo passado na escola e ter o discernimento necessário para elevar sua capacidade crítica e reflexiva sobre tal disciplina.

Vamos lembrar que o principal objetivo da escola e do professor é construir a cidadania dos alunos e não somente proporcionar a entrada deles nas universidades. O fato deles passarem no vestibular deve ser a consequência do aprendizado, e não o objetivo central.

Com esse intuito, o professor deve identificar os métodos que mais surtem efeito na busca pela formação completa do aluno. Feito isso, ele deve explorar esses caminhos e tentar captar ao máximo a atenção dos alunos e estimular a participação deles na sala de aula.

Seis erros que devem ser evitados pelos professores

– Corrigir seus alunos em público;
– Expressar autoridade de forma agressiva;
– Criticar em excesso;
– Punir movido por emoções negativas;
– Impaciência;
– Não cumprir o que promete.
São falhas que devem a todo custo ser evitadas pelos professores dentro da sala da aula.

Vocês, professores, são extremamente importantes na sociedade. Devem, portanto, otimizar o ensino e contribuir cada vez mais para a evolução educacional do país e para a produção do saber científico. Se fizerem isso com empenho e entusiasmo, serão grandes profissionais e alcançarão posições e remunerações privilegiadas no mercado. Planejem, esforcem-se e futuramente terão conquistas gloriosas.

Por: Victor Monteiro Lopes

Leia também outros artigos relacionados ao assunto:

1- Informática é recurso indispensável à educação

2- A aprendizagem significativa torna o aluno mais confiante e ágil no aprendizado

3- Gestão da sala de aula refere-se à administração de procedimentos rotineiros

4- Avaliação do aluno nos ensinos fundamental e médio

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!