Você sabia que a gestão de sala de aula e de escolas tem por objetivo encorajar o estudante na realização de atividades diversas, além de promover e estabelecer seu autocontrole por meio da promoção de realizações de atividades diversas?
"Acredite, é verdade e pode ser constatado por meio do comportamento positivos do aluno", explica Rozimar Gomes da Silva Ferreira, especialista em supervisão escolar, mestra em letras, e professora do Curso CPT de Gestão de Sala de Aula.
Mas, atenção! A gestão dos procedimentos rotineiros, se mal elaborados, executados e monitorados levam a maus resultados no processo de ensino-aprendizagem.
É importante salientar, também, que há uma situação recorrente, ainda que não-predominante, nas escolas do Brasil e de diversas partes do mundo: possuir na sala de aula alunos com dificuldades de aprendizagem, por falta de incentivo familiar ou escolar; com problemas psíquicos, psicológicos e mesmo físicos.
Há alunos com autoestima em baixa; oprimidos e apáticos; fechados em si mesmos e com dificuldade de relacionamento com os colegas e professores; hiperativos; indisciplinados, agressivos e mesmo violentos.
Diante disso, o professor já deve estar se familiarizando com a necessidade de trilhar o caminho para as mudanças que dependem muito dele e de sua boa vontade em começar a buscar soluções para a sua prática, conhecendo seus alunos.
São muitos os fatores que dificultam a busca por melhores resultados na educação formal, estando entre os principais a falta de conhecimento das estratégias de gestão da sala de aula. Nesse sentido, realizações acadêmicas, comportamento e eficácia docente, a serviço do fazer docente e discente, estão diretamente ligados ao conceito de gestão da sala de aula e de escolas.
Obviamente, as terminologias variam na área, de modo que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo (previsto, flexibilizado e adaptado no planejamento), gestão da conduta (ou comportamento e maneira de ser) e gestão de consenso (relações interpessoais e comunicação grupal).
Cada um desses parâmetros é conceituado e apresentado com detalhes por meio de uma lista de elementos a serem observados em práticas de ensino efetivas. Estudos demonstram que a maior parte dos problemas disciplinares em sala de aula tem um impacto significativo sobre a eficácia do ensino e da aprendizagem.
Consequentemente, professores que enfrentam tais problemas não conseguem planejar e esquematizar tarefas instrucionais adequadas e não deixam de negligenciar variedade nos planos de aula, enquanto os alunos são raramente incitados a discutir ou avaliar as matérias que estão aprendendo, além de não terem a compreensão ou estudo individual monitorado regularmente.
Contudo, habilidades gerenciais e organizacionais consistentes e adequadas têm sido identificadas como controladoras de problemas disciplinares.
Certos de que esse é um dos espaços mais relevantes no contexto educacional, ainda que a sala de aula transcenda o espaço de quatro paredes, estendendo-se à educação virtual, a distância, voltamo-nos ao objetivo maior desse processo que é a construção de conhecimento. Gerenciar sala de aula não diz respeito apenas à disciplina das turmas, mas também, à gestão dos procedimentos rotineiros.
Gerenciar sala de aula não diz respeito apenas à disciplina das turmas, que, sem dúvida, é um problema crítico. Diz respeito, também, à gestão dos procedimentos rotineiros que, se mal elaborados, executados e monitorados levam a maus resultados no processo de ensino-aprendizagem.
Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino.
Equipe de Redação CPT.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Jose Mauricio dos Santos
30 de jan. de 2023Muito prazer em conhecer
Resposta do Portal Cursos CPT
1 de fev. de 2023Olá, Jose! Como vai?
Agradeço a sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já está em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.
Dirce dos Santos Dorta
17 de abr. de 2022Gostaria de saber informações sobre o curso sobre Gestão de sala de aula.
Resposta do Portal Cursos CPT
16 de mai. de 2022Olá, Dirce! Tudo bem?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos!
Para saber mais sobre esse curso, acesse o link: https://bit.ly/3wgT8Ve
Abraços!
Ingrid Filomeno
Moisés Sarquiz
13 de mar. de 2022Como posso fazer o curso?
Resposta do Portal Cursos CPT
4 de abr. de 2022Olá, Moisés! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro
Herivelto Júlio Nancassa
12 de abr. de 2021Gostaria de aprender no que refere a gestão na sala de aula
Resposta do Portal Cursos CPT
8 de jun. de 2021Olá, Herivelto
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika
valdnelia Carvalho
6 de jun. de 2018Interessante o conteúdo
Resposta do Portal Cursos CPT
20 de jun. de 2018Boa tarde valdnelia Carvalho,
Que bom que gostou da nossa matéria, agradecemos pelo comentário.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto
cristina carneiro
23 de mar. de 2013Incrível!! Adorei essa possibilidade de estar ciente e dotada de habilidades tão necessárias na sala de aula, e com isso levar aos coordenadores e diretores de escolas particulares municipais e estaduais. Inclusive de distritos, povoados, cidades pequenas e até mesmo cursos de idiomas. Por tanto quero deixar meus parabéns!! Para esse instituto ou curso a distância e dizer que fui grandemente enriquecida, e instigada a aprender, e então poder dar o melhor de mim. E enfatizando em especial uma classe muito ou não muito comum [dependendo do ponto de vista moral do contexto]. Eu que sou caloura nesta área. Que DEUS os abençoes ricamente com sabedoria e graça para que pessoas carentes e autodidatas como eu sejam beneficiadas com este presente (Didático) digamos assim. ATT Cristina Carneiro PROFESSORA DE ESPANHOL "ATIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS"
Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mar. de 2013Olá, Cristina!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos muito felizes com seu comentário.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos