A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira do Curso CPT de Avaliação do Aluno no Processo Educacional — Fundamental e Médio ensina como dominar a atividade de avaliar o aluno da maneira mais justa e adequada para os ensinos fundamental e médio trazendo um conteúdo rico e diferenciado que fornece ao professor uma abordagem mais completa e humana para avaliar os alunos dos ensinos fundamental e médio da melhor maneira possível.
O exercício de dar aulas é uma atividade complexa. Além de exigir conhecimento dos professores, essa prática exige outra série de habilidades. Primeiramente, é preciso ter uma boa didática. Na profissão, é necessário que o professor passe o conhecimento que ele possui ao aluno de forma eficiente. Muitas pessoas sabem muito, mas não conseguem passar essas informações adiante.
Outro fator importante que cerca a carreira desses profissionais é a capacidade para lidar com pessoas. O jogo de cintura na hora de administrar situações desfavoráveis é um bom aliado no melhor exercício da profissão.
No entanto, uma área em que poucos tem perícia é a parte de avaliar os alunos. Existem ferramentas e estratégias que proporcionam uma análise mais precisa do desempenho dos alunos e é de grande importância que os professores estejam antenados a isso e busquem a aptidão no assunto.
Dificuldade de avaliar
A avaliação é normalmente pautada por dois resultados. A aprovação e a temida reprovação. No entanto, essa abordagem taxativa deixa os pais, alunos, professores e diretores preocupados com a real efetividade do ensino.
Será que todos os alunos aprovados, de fato dominam suficientemente o conteúdo aprendido? Quanto aos alunos reprovados, será que realmente eles não tiveram capacidade para alcançar a aptidão suficiente para passar? São questões difíceis de serem respondidas.
Os critérios de avaliação variam muito. Os fundamentos que regem a forma de avaliar do profissional tornam-se questionáveis a medida que o ensino passa por transformações. O método de avaliar alterna entre o estático e o flexível, e é difícil precisar o grau exato de mesclagem desses dois extremos.
A avaliação correta deve ser feita de forma segmentada, avaliando não só a disciplina em si, mas como fragmentos da disciplina. Dessa maneira, fica mais visível onde estão as dificuldades do aluno e aumentam-se as chances de saná-las.
Avaliação no ensino Fundamental
O ensino fundamental representa uma importante fase para o nosso crescimento e aprendizado. Tem duração de 9 anos e se inicia normalmente quando a criança completa 6 anos.
É o período em que são construídas as bases comportamentais e as bases de conhecimento. É necessário que tenha um cuidado a mais com cada criança, sabendo corrigir as suas falhas e estimular suas competências de maneira sutil e compreensiva.
É nessa fase que as crianças são pela primeira vez colocadas a prova. Provas, testes e trabalhos são introduzidos pela primeira vez ao cotidiano delas. Inicia-se então a ideia de compromisso.
A avaliação no ensino fundamental deve ser feita com cautela, sobretudo, pela imaturidade dos alunos. Mas de maneira gradativa, é necessário que as cobranças a eles aumentem, tanto quanto a carga de conhecimento passada pelo professor.
Avaliação no ensino Médio
O ensino médio é um período de 3 anos, no qual os alunos chegam normalmente com 14 a 15 anos. Com uma pequena base formada, ainda é um momento de muito cuidado. Apesar disso, nele já se lida com pré-adolescentes que conseguem ter uma visão mais madura das coisas.
Se trata de uma fase onde os pensamentos estão a todo vapor e alimentam um conjunto de desejos, perspectivas e sonhos.
Recentemente esse período foi pouco valorizado pelo sistema de ensino do país e se transformou em uma etapa mais voltada a preparação para o vestibular do que propriamente para a formação da cidadania.
Isso distorceu o real objetivo dessa fase de aprendizagem que é a construção do ser humano para a vida como um todo.
A forma adequada de ensino deve se pautar na busca pela formação mais completa dos alunos, dando-lhes a base suficiente para correrem atrás dos seus objetivos e ideais. Devem consolidar a ideia de compromisso e responsabilidade e proporcionarem um acesso irrestrito ao conhecimento.
A avaliação desses alunos deve ser feita estrategicamente para atender todos esses pressupostos.
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Por Victor Monteiro
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Comentários
Ediana Neves
20 de fev. de 2013A maneira de avaliar de cada professor é de suma importância, porque é nesse momento que vamos ter clareza se nós professores estamos colaborando com os alunos, se estamos realmente conseguindo alcançar os objetivos desejados ou não. Se não estamos conseguindo é necessário fazermos uma auto-avaliação e rever outras metodologias de ensino.
Resposta do Portal Cursos CPT
20 de fev. de 2013Olá, Ediana!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
Continue acessando nosso portal e fique sempre informada sobre novidades em sua área de atuação.
Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum
EDIMILSON OLIVEIRA SOUZA
2 de nov. de 2012Gostaria de adquirir o curso sobre avaliação. Como irei proceder, para que eu possa concretizar este desejo? ABRAÇOS, ADOREI O VÍDEO!
Resposta do Portal Cursos CPT
5 de nov. de 2012Olá, Edimilson!
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos