WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de queijos finos, mercado promissor para o produtor

O queijo é um dos mais antigos alimentos produzidos, com registros de fabricação que datam de milhares de anos antes do nascimento de Cristo.

A fabricação de queijos representa para o produtor de leite uma alternativa para aumentar a renda familiar. Por ser um alimento de grande valor nutritivo, constituído por uma mistura de elementos essenciais como proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas, está entre os mais completos e recomendados para a boa saúde.

Atualmente, nosso país já oferece 200 tipos de queijos e é o sexto maior produtor mundial. Embora o consumo ainda seja pequeno, 2,7kg por pessoa, comparado a outros países como Argentina, onde esse valor chega a 11kg per capita, e na França a 23kg,  houve um crescimento de 107% no consumo dos queijos em geral e de 269% no de queijos finos nos últimos anos.

Dentre os queijos finos produzidos no Brasil, temos os tipos Mobier e Saint Paulin, e os tipos mofados Gorgonzola e Camembert, muito utilizados na gastronomia para preparação de diversos pratos requintados por possuírem sabores característicos e refinados.

O queijo Camembert brasileiro tem boa qualidade, com características próximas ao original francês.

O queijo Camembert brasileiro tem boa qualidade, com características próximas ao original francês.

De origem francesa, da região da Normandia, o Camembert apresenta casca coberta por uma camada branca de mofo e quando maturado, sua massa torna-se cremosa e o sabor mais intenso. O queijo Camembert brasileiro tem boa qualidade, com características próximas ao original francês.

O Saint-paulin é um queijo muito macio, cujo sabor suave, sem acidez, é uma das características mais marcantes.

  O Saint-paulin é um queijo muito macio, cujo sabor suave, sem acidez, é uma das características mais marcantes.

Originário da França, o Saint-paulin era inicialmente fabricado por monges trapistas e foi o primeiro queijo produzido com leite pasteurizado, por volta de 1930. Trata-se de um queijo muito macio, de massa fina, untosa e fechada, de cor amarelo alaranjado cujo sabor suave, sem acidez, é uma de suas características mais marcantes.

O Morbier, de massa macia e sabor suave, apresenta uma linha escura em seu interior, caracteristica do seu tipo.

O Morbier, de massa macia e sabor suave, apresenta uma linha escura em seu interior, caracteristica do seu tipo. 

O queijo Morbier tem origem francesa,  massa lavada,e consistência macia. Com abor suave e textura fechada apresenta em seu interior uma linha formada de carvão vegetal, produzida durante o processo de enformagem.

O gorgonzola possuir veios azuis-esverdeados em sua massa, o que lhe confere aroma pronunciado e sabor acentuado.

O gorgonzola possuir veios azuis-esverdeados em sua massa, o que lhe confere aroma pronunciado e sabor acentuado.

O gorgonzola é de origem italiana e apresenta sabor forte, com massa firme e quebradiça, tornando-se cada vez mais cremosa ao longo do tempo. Sua principal característica é a presença de “veios” azuis-esverdeado em sua massa, que lhe confere aroma pronunciado e sabor acentuado, bem típico.

O curso Produção de queijos finos Morbier e Saint Paulin e mofados Gorgonzola e Camembert, promovido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, é uma oportunidade de levar conhecimento aos produtores que querem entrar na atividade. No curso você receberá informações do Professor Alberto Valentin Munk, do Centro de Ensino e Pesquisa do Instituto de Laticínios Cândido Tostes - ILCT - da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG, localizado em Juiz de Fora - MG.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.  

A produção de queijos se mostra como um excelente negócio, pois o mercado consumidor de queijos já está consolidado e em constante ampliação.  No entanto, para obter sucesso nesse empreendimento, é necessário ter qualidade, que pode ser conseguida com boas técnicas de fabricação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jurandi Teodoro Gugel

8 de nov. de 2015

Bom Dia, Como devo proceder para inscrever duas pessoas curso a distância sobre produção de Queijos Finos e Controle de Qualidade na Indústria de alimentos ? Att, Jurandi T. Gugel

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de nov. de 2015

Olá, Jurandi!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área Laticínios.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?