
“A origem da topiaria remonta à antiguidade. Egípcios, romanos, gregos e persas utilizavam as técnicas de esculpir arbustos para lhes dar as mais diversas configurações por meio de podas de galhos. Há registros de topiarias há cerca de 500 anos a.C., como os famosos Jardins Suspensos da Babilônia, conhecidos como uma das sete maravilhas do mundo antigo”, ressalta Vânia Silva, professora do Curso CPT de Topiaria e Mosaicultura - Esculturas Vivas com Plantas.
Embora milenar, a topiaria é uma técnica de jardinagem avançada, que dá formas esculturais a arbustos. Algumas esculturas de plantas demoram anos para chegarem à forma desejada. Para isso, além do conhecimento aprofundado em topiaria, o profissional deve dominar inúmeros aspectos da jardinagem, como controle de pragas e doenças em plantas ornamentais, sistemas de irrigação de jardins, implantação e manutenção e jardins, entre outros.
Formas mais comuns
A topiaria permite ao topiário criar formas esculturais diversas nos arbustos, mas é importante que todas as partes da planta recebam luz solar. Para isso, não podem haver formas convexas nem côncavas, muito menos falta de profundidade. Por esses motivos, as formas cônicas e espirais são as mais comuns por permitir a realização da técnica perfeitamente.
Espécies de plantas ideais
As espécies de plantas ideais são as perenes, como: azaleia (Rhododendron simsii), buxinho (Buxus sempervirens), cipreste (Cupressus coccinea), ficus (Ficus benjamina), ligustro (Ligustrum sinense), murta (Murraya paniculata), oleagno (Elaeagnus pungens), pitósporo (Pittosporum tobira), podocarpo (Podocarpus macrophyllus), teixo (Taxus baccata) e viburno (Viburnum prunifolium).
Topiaria stuffed
A técnica stuffed é a mais utilizado hoje em dia. Criada por topiários e mosaicultores americanos, são utilizados suportes cobertos com trepadeiras com cores e texturas variadas. Esses suportes devem apresentar grande durabilidade e resistência, pois permanecerão expostos ao tempo. A topiaria stuffed difere da topiaria com podas por permitir esculturas de plantas em áreas semissombreadas.
Além disso, os substratos devem apresentar estruturas com espumas e fibras naturais, como esfagno e fibra de coco. O importante é a sustentação da escultura sem deixar de suprir a planta com nutrientes. Um bom exemplo de topiaria stuffed são os jardins dos parques Walt Disney, com esculturas de plantas com formas dos seus personagens, como a bela e a fera.
Topiaria com podas
A topiaria com podas deve começar ainda quando o arbusto é novo. Principalmente porque a planta ganha maior resistência ao manejo, além de maior densidade devido às ramificações estimuladas pelas podas. Inicialmente, o topiário deve focar na forma para depois se direcionar aos detalhes da forma. Normalmente, as podas são realizadas entre o inverno e o verão, período após a floração.
Quanto às podas de limpeza, estas podem ser realizadas em qualquer período especificamente para a remoção de galhos secos e malformados. Independentemente dos tipos de poda, elas devem ser moderadas para não debilitar a planta nem a matar.
Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo:
Topiaria e Mosaicultura - Esculturas Vivas com Plantas
Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Como Montar uma Empresa de Manutenção de Jardins
Fontes: Jardineiro Net - jardineiro.net
Jardim das Ideias - jardimdasideias.com.br
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

ALBERTO
8 de jul. de 2021Sou iniciante do mundo da jardinagem. preciso muito de boas orientações, pois, vendemos plantas e também fazemos jardins.

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de jul. de 2021Olá, Alberto
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika