WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Realizando plantio em bandejas

O plantio em bandejas é uma das técnicas mais modernas de cultivo de plantas

Mudas em bandejas

Com o avanço das técnicas de cultivo de plantas, surgiu a produção de mudas em bandejas, considerada uma das técnicas mais modernas do mercado. Nesse tipo de cultivo, as bandejas são compostas por células e possuem um formato de pirâmide invertida, com um furo localizado na parte de baixo. Podem ser feitas de isopor, papelão ou plástico.

Nesse cultivo por bandejas, as plantas ficam suspensas e, com a circulação de ar na parte de baixo, as raízes que passam pelo furo são podadas naturalmente pelo ar/vento, o que estimula a formação de raízes secundárias e, consequentemente, aumenta o número de raízes de cada muda.

Por padrão, uma bandeja deve medir 68 cm de comprimento x 35 cm de largura. O tamanho da altura pode variar em função da quantidade de células na bandeja. Numa bandeja de 128 células, por exemplo, cada uma dessas células tem 3,5cm de largura x 6,2 cm de altura.

Através das bandejas, as plantas conseguem se desenvolver uniformemente. Com essa técnica, pode-se transplantar diferentes verduras, como alface, rúcula e almeirão. Essas mudas são produzidas com muitas raízes e acabam por não “sentir” o transplante. Essa técnica permite, ainda, muitas colheitas.

Para preenchê-las, o substrato pode ser preparado com húmus de minhoca e composto orgânico ou esterco curtido. Para remover as mudas das células, é necessário apenas puxá-las pelo colo. Dessa forma, elas se soltarão com o torrão. Em caso de dificuldade nesse procedimento, basta umidificar o substrato e empurrar a muda no sentido do furo até notar que ela está solta; depois é só puxá-la e ela sairá facilmente. Nunca tente removê-la pelas folhas, pois isso pode destruir a muda. Caso você tenha optado por bandejas de plástico, basta pressionar as paredes das células para que elas se soltem facilmente.

No caso de bandejas de papelão, basta ir rasgando ou cortando com uma tesoura e, logo após, plantar a muda diretamente em um canteiro.




Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Jardinagem e Paisagismo:

Jardins Verticais – Implantação e Manutenção
Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais


Fonte:  Jardineiro.net – jardineiro.net


por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!