WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Produção de mudas ornamentais - 12 dicas que o levarão ao sucesso

O primeiro ponto a se considerar na implantação do viveiro de mudas ornamentais é a sua capacidade produtiva. Isso irá definir o seu tamanho e a sua estrutura

Produção de mudas ornamentais - 12 dicas que o levarão ao sucesso

 

O primeiro ponto a se considerar na implantação do viveiro de mudas ornamentais é a sua capacidade produtiva, em termos de quantidade de mudas nas diferentes épocas. Isso irá definir o tamanho e a estrutura do viveiro. São considerados viveiros médios e grandes aqueles que produzem cerca de 50.000 mudas, no mínimo. Na implantação do viveiro, alguns passos devem ser seguidos com atenção, com vistas a favorecer uma boa produção futura, gerando o sucesso do viveiro de mudas e lucro ao viveirista.

Em viveiros grandes, onde esteja previsto um trânsito considerável de pessoas e movimentação constante de materiais é recomendável a construção de um galpão para armazenagem e manipulação de materiais, o qual deve estar localizado preferencialmente na entrada do viveiro.

“Já em viveiros com muitos funcionários e onde seja necessário controle e saída de materiais, é aconselhável construir um escritório e até mesmo uma residência para o responsável”, afirma o professor Wantuelfer Gonçalves, do Curso Produção de Mudas Ornamentais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Dicas importantes para o sucesso do viveiro de mudas ornamentais:

1.A rentabilidade do viveirista dependerá do preço de comercialização da muda.

2.Quanto maior o tamanho do viveiro, menor será o custo de cada muda ornamental em função do efeito de economia de escala.

3.Como vários fatores estão envolvidos, o custo da muda apresenta uma grande variação em função das características do viveiro a ser instalado.

4.A portaria estadual estabelece que as sementes para produção de porta-enxertos devem ser submetidas a tratamento térmico a 52°C durante 10 min.

5.A semente da planta ornamental deve ter origem comprovada e ser comprada de entidades ou organizações reconhecidas e registradas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

6.Antes de chegar ao campo, as mudas devem ser transportadas em caminhões lavados e desinfetados com amônia quaternária. De preferência, os veículos devem ser fechados ou cobertos com a malha utilizada no viveiro.

7.As mudas devem ser estocadas, em locais com boa drenagem, para evitar a gomos e e longe de pomares contaminados por CVC e cancro cítrico.

8.Como as sementes e os porta-enxertos, as borbulhas devem ser procedentes de instituições reconhecidas e registradas pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

9.Na compra do substrato, prefira os comercializados em caminhões-caçamba desinfetados com cobre e amônia quartenária. O substrato deve ter boa porosidade e ser isento de plantas daninhas.

10.O local de recebimento, armazenagem e manuseio do substrato deve estar separado do resto do viveiro, ser pavimentado e protegido. Os funcionários que manuseiam substrato devem usar botas plásticas ou de borracha e serem instruídos a não circular pela propriedade.

11.O sucesso na produção da muda ornamental e de seu desenvolvimento no pomar tem como base um conjunto de condições de como ela é manejada no viveiro e no campo.

12.Os porta-enxertos, ou cavalinhos, devem ser formados em tubetes, bandejas ou embalagens definitivas.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Jardinagem e Paisagismo.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!