WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais atribuições de um jardineiro

A profissão de jardineiro é uma das mais tradicionais e deve ser valorizada

Jardineiro - imagem ilustrativa

Eduardo Elias, professor do Curso CPT Treinamento de Jardineiro, anuncia que os jardins embelezam, trazem tranquilidade, são formas de o homem se reconciliar com a natureza. Nesse contexto, cada vez mais eles se tornam importantes na vida das pessoas. Para o lazer, relaxamento ou contemplação, são cada vez maiores, mais belos e criativos.

Entretanto, por detrás de um belo jardim, sempre tem um bom jardineiro. Soma-se a isso o crescimento da implantação de jardins nas residências, empresas e áreas públicas, que oferece oportunidades para pessoas das mais diferentes idades e condições, as quais têm transformado a jardinagem em uma atividade profissional com forte apelo econômico e social.

A profissão é uma das mais tradicionais e é mais difícil do que parece. Logo, esse profissional se torna necessário e bem valorizado. Mas, quais são as principais atribuições de um jardineiro? Acompanhe a leitura!

Por que ter um jardineiro para cuidar do meu jardim?

Ainda que pareça simples, a função de cuidar de um jardim é um pouco complexa e envolve conhecimentos que não são tão populares assim. Por conta disso, ter ou ser um profissional que se dedica exclusivamente a essa tarefa é importante e vai muito além de realizar podas e regas.

Entra em jogo também a necessidade de valorização desse profissional. Se você não pede a um psicólogo para cuidar dos seus dentes, por exemplo, porque você vai designar o seu jardim a alguém que não é especializado nisso? Vale a pena pensar nesse ponto e perceber a importância de um bom jardineiro.

Principais funções do jardineiro

- Criação de um jardim

Uma das primeiras funções do profissional responsável pelos jardins é a criação de um projeto para implementação de um. Outros profissionais, como os paisagistas, também podem criar um projeto, mas somente um jardineiro possui conhecimento específico e necessário para essa empreitada.

- Solo

Os cuidados iniciais de um jardim são realizados no solo, por um jardineiro. Mesmo jardins pequenos precisam de um solo adequado ao desenvolvimento das espécies que se deseja cultivar, cabendo ao jardineiro escolher adubos, preparar o substrato e realizar o que for necessário para que o solo apresente fertilidade adequada para receber as espécies escolhidas.

- Manutenção

Podas e regas também são atribuições do jardineiro, mas não são as únicas. Os cuidados com as plantas devem ser constantes, realizados de acordo com o planejamento desse profissional. Em muitos casos, as podas podem adquirir caráter estético, mas também podem ser necessárias para garantir que as plantas estejam sempre saudáveis. Garantir uma boa limpeza é uma das formas de se obter um jardim bem cuidado.

- Controle de pragas e de doenças

Relacionado à manutenção, o controle de pragas e de doenças é uma prática extremamente necessária para evitar que esses inimigos das plantas as destruam e/ou prejudiquem o seu desenvolvimento. Cada planta possui uma técnica diferente para o controle de pragas e doenças, que deve ser conhecida pelo jardineiro. Elas podem ser naturais ou podem demandar a utilização de inseticidas.

Como um jardineiro trabalha?

Hoje, as opções são muitas. Esse profissional pode trabalhar de forma autônoma, cuidando de alguns jardins por dia e recebendo por cada um desses trabalhos, ou podem se terceirizar. Prédios, condomínios, estabelecimentos comerciais e residências são alguns dos locais que podem possuir um jardim e requerer o trabalho de um jardineiro, além de escolas, parques e hotéis, que podem demandar a atuação de uma equipe. Outra curiosidade em relação a essa profissão é que há a possibilidade de especialização, seja em flores e arbustos, seja em árvores frutíferas e hortas, por exemplo.

 

 


Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem:

Treinamento de Jardineiro
Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Jardins Verticais – Implantação e Manutenção

Fontes: Mary Help – maryhelp.com.br
Blog Ferramentas Kennedy – ferramentaskennedy.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!