WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Modelos de jardim

Um jardim pode ser vertical, suspenso, artificial, natural, interno ou classificado de acordo com a sua identidade cultura, como os clássicos e japoneses

Você já reparou que existem diversos estilos de jardins? Em casas, em clínicas e até em apartamentos, usando as técnicas adequadas e muita criatividade, pode-se projetar e implantar vários modelos. Para escolhê-los são avaliados o gosto do proprietário; as características naturais, como geografia e clima; e o espaço destinado para esse ambiente.

Um jardim pode ser vertical, que são aqueles montados sobre paredes; suspensos ou secos, que ficam sobre pedras; artificiais; naturais ou internos, que são projetados para ambientes fechados. Mas, um jardim também pode ser classificado conforme sua identidade cultural. Vamos conhecer alguns?

O jardim clássico privilegia a geometria.

Clássico ou Renascentista

Com uma forte herança dos jardins italianos e franceses, esse ambiente é bastante formal, comportado e com grande equilíbrio nas formas. O uso das linhas geométricas e a simetria do traçado são suas principais características.

Selvagem ou Contemporâneo

Esse é um jardim “desarrumado”, por ser composto por grandes moitas salpicadas de flores. É um estilo que teve influência dos jardins ingleses. Nele se busca uma paisagem mais campestre, sempre alegre e florida, procurando garantir certa integração entre o jardim e a casa.

Rochoso, Seco ou Desértico

Por utilizar plantas como cactus, agaves, yucas, entre outras, esse projeto paisagístico é muito utilizado em locais de clima quente. As pedras são essenciais para a composição desse ambiente de paisagem árida.

Japonês

 

Uma espécie essencial no jardim oriental é o bambu.

Também conhecido como jardim oriental, esse é um estilo que está ligado à filosofia japonesa. Para isso, alguns elementos são obrigatórios, como os seixos, a água, as lamparinas e outros. Outra característica bem típica é o fato de que o número de espécies de plantas utilizado é relativamente pequeno. Vale destacar, entretanto, que essas plantas devem ser de grande beleza e posicionadas no jardim japonês de forma a ocupar um lugar de destaque.

No jardim tropical domina o verde e as flores de diversas cores.

Tropical

A exuberância da flora das regiões tropicais torna esse estilo de jardim um pedaço do paraíso. São utilizadas árvores como flamboyant, sibipiruna e jasmim, manga, além de arbustos como hibiscus, bougainvillea, dracenas, cordiline e Schefflera. É marcante também a presença de palmeiras de várias espécies, folhagens, antúrios e bananeiras ornamentais.


Ecológico


Esse estilo segue, basicamente, uma tendência bastante atual, que surgiu em anos recentes na Alemanha. Nele, busca-se a interação da planta com o ser humano e seu mundo. São usadas plantas medicinais, frutíferas, profiláticas ou mesmo as tidas como mágicas.

 

O jardim ecológico possui um conceito que via além do estético.

Árabe

O visual desse jardim conta com fontes e grandes pátios internos. É bastante comum na Espanha, por ser um país muito influenciado pela cultura árabe ao longo de sua história.

Clean

O jardim clean possui esse nome por se mostrar mais limpo. Isso porque em sua composição utilizam-se poucas espécies de plantas ornamentais, dando mais destaque para as folhagens arbustivas e para a grama.


Agora que você já conhece vários estilos de jardim, assista o vídeo abaixo com mais informações sobre o jardim japonês. O vídeo é um trecho do curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Nesse curso, o professor Eduardo Elias Silva dos Santos, engenheiro florestal especialista em plantas ornamentais e paisagismo, ensina sobre os vários estilos de jardins, efeitos de luz, cuidados essenciais e todo o processo para planejar, implantar e mantê-los.

Por: Ariádine Morgan

Curso - Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!