WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manutenção de gramados esportivos: campo de futebol e campo de golfe

A manutenção adequada dos gramados esportivos, a escolha da variedade certa de grama, além do seu corte preciso, são fatores decisivos para o resultado de uma partida

Manutenção de gramados esportivos: campo de futebol e campo de golfe.

Campo de futebol

Com o Brasil sediando a Copa do Mundo, e com inúmeros estádios sendo construídos para receberem os jogadores de todo o mundo, saber manejar adequadamente os gramados onde ocorrerão as partidas de futebol é fator decisivo para os resultados dos jogos. Quando um jogador se prepara para bater um escanteio, ou um pênalti, por exemplo, muito está em jogo. Por isso, o nivelamento do gramado deverá estar perfeito, sem imperfeições e reentrâncias. Enfim, o caimento superficial do gramado deve estar dentro dos padrões de qualidade, para que a bola de futebol deslize suavemente rumo ao gol.

Mas não somente o nivelamento e o caimento superficial do gramado são imprescindíveis para uma boa partida, a marcação e a execução do sistema de drenagem subterrâneo são de igual importância! Para isso, o gramado deve possuir um bom sistema de drenagem, formado por tubos perfurados, pedra britada, manta sintética permeável e areia grossa. Entretanto, a posição dos drenos deverá ser determinada em função do ponto de escoamento do sistema, para que toda a água seja drenada do campo de forma eficiente.

Além do sistema de drenagem, o gramado de um campo de futebol deve ser podado frequentemente, com máquinas modernas e precisas, sempre mantidas na mesma altura para um perfeito nivelamento. Suas lâminas devem sempre estar afiadas e suas engrenagens, lubrificadas, para que todo o trabalho surta o efeito desejado: um gramado denso e de cor uniforme.

Outros fatores que promovem um gramado perfeito são a escolha da variedade de grama certa (geralmente esmeralda), a adubação correta, a irrigação adequada, entre outros. E assim vemos nossos estádios, com os mais belos gramados, o que demonstra que os brasileiros podem sim obter  campos de futebol tão perfeitos  como os de outros países!

Campo de golfe

O golfe é um dos esportes mais tradicionais do mundo. Sua história teve início na Escócia, no século XV. Com o passar do tempo, o esporte tornou-se popular nos países do Primeiro Mundo, principalmente nos Estados Unidos e no Japão. Atualmente, o golfe vem ganhando espaço na América do Sul, sobretudo no Brasil e na Argentina. Ele é um dos esportes mais emocionantes e saudáveis que existem, mas exige muito do golfista. Este, durante uma partida, anda  aproximadamente três quilômetros, sempre em contato direto com a natureza e com o ar puro, realizando um excelente exercício físico e mental.

A escolha da grama do campo de golfe deve ser feita de acordo com o solo e clima, considerando, inclusive, as preferências dos golfistas que a utilizarão. 

Entretanto, a parte mais nobre de um campo de golfe é o “green”. A sua construção e manutenção exigem a mais apurada técnica, com a supervisão de especialistas. Principalmente porque a escolha adequada entre as variedades de grama próprias para “greens” é decisiva para a partida. Ou seja, a escolha da grama deve ser feita de acordo com o solo e clima, considerando, inclusive, as preferências dos golfistas que a utilizarão. Afinal, a precisão de suas tacadas, além da técnica, leva em conta a qualidade do gramado e seu nivelamento!

O corte do gramado

Muitas pessoas não sabem que um gramado aparado, à altura certa e no momento adequado, torna-se muito mais resistente a ervas daninhas, doenças e pragas. Entretanto, a frequência com que o gramado necessita ser aparado depende de alguns fatores: tipo de grama, época do ano, irrigação e adubação. A razão é que cada tipo de grama tem uma característica própria de crescimento, com intensidades diferentes, em cada época do ano. A prática comprova que, quanto mais se fertiliza e rega um gramado, mais frequentemente ele deverá ser aparado.

Quando a grama é aparada de maneira adequada e na altura recomendada, as raízes crescem mais profundamente. Isso faz com que os gramados fiquem ainda mais bonitos e saudáveis. Algumas variedades, como a São Carlos, sentem muito quando a poda é tardia, tornando-se amareladas e fracas. Dessa forma, o momento certo de aparar o gramado nos é indicado pela altura da grama, dependendo da variedade plantada.

No mercado, há diversos tipos de cortadores de grama, desde os manuais, do tipo carretel ou espiral, até os de facas rotatórias, elétricos ou à gasolina, com rodinhas, ou sem rodinhas, para não falar dos mais populares de todos, aqueles do tipo ceifadeira elétrica, que cortam a grama por meio de um fio de náilon, que gira em alta velocidade.

Nos gramados extensos, usa-se uma roçadeira acoplada a um trator. Ou seja, o modelo de cortadores de grama a ser adotado dependerá, basicamente, da área do gramado e, claro, do custo dos esquipamentos. No entanto, independente do modelo a ser escolhido, deve-se manter as lâminas do cortador sempre muito bem afiadas. Isso porque as lâminas sem afiar mastigam os tecidos vegetais das folhas, deixando o gramado com uma aparência amarronzada. Além disso, quando as folhas da grama são “mastigadas”, sua área de corte é aumentada, expondo a planta a pragas e doenças.

Atenção!

→A grama não deve ser aparada quando estiver molhada.
→Antes de iniciar o corte do gramado, recolha pedras, gravetos, ou outros materiais que possam quebrar as facas do cortador.
→Elimine também os restos culturais que sobraram da poda, pois, quando secam, formam uma espécie de esteira, que bloqueia a luz do sol, essencial à vida das plantas (fotossíntese).
→Evite as aparas nas épocas úmidas e quentes, pois podem produzir uma fermentação indesejável junto ao solo, prejudicando o gramado.

 

Poda em campos de futebol

A maioria das pessoas fica na dúvida: como são feitos os desenhos de listas nos gramados de futebol? Normalmente, quem não conhece, imagina que foi feito um corte com altura diferente. Esse processo é até utilizado por algumas pessoas, mas prejudica a superfície de jogo e é contra as determinações da FIFA, a Federação Internacional de Futebol. A forma adequada para se obter esse resultado é o uso de máquinas que cortam a grama por meio de um cilindro de lâminas helicoidais, com rolo de apoio na frente.

O que ocorre é que, ao cortar em uma direção, a grama deita para um lado. Ao voltar no sentido inverso, a grama deita na direção oposta, produzindo uma diferença de tonalidade, clara e escura, entre os dois cortes. Assim, pode-se fazer o desenho desejado: listado, xadrez e muitos outros.

Outro recurso que pode ser usado é a utilização de corantes próprios para gramados. Estes já se encontram à venda no Brasil.

Por Andréa Oliveira.

Confira os Cursos CPT, da área Jardinagem e Paisagismo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Cultivo de Gramas e Implantação de Gramados

Curso CPT Treinamento de Jardineiro

Curso CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins

Curso CPT Como Montar uma Empresa de Manutenção de Jardins

Curso CPT de Topiaria e Mosaicultura - Esculturas Vivas com Plantas

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Vinícius Alves

25 de out de 2019

Quero fazer um campo de futebol de 43m X 28m. Precisa plainar o terreno, construir sistema de irrigação subterrânea e plantio de nova grama. Pode me indicar uma empresa para realizar esse serviço?

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out de 2019

Olá, Vinícius Alves

Como vai?

Agradecemos sua visita a nosso site!

O CPT - Trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde os alunos aprimoram seus conhecimentos e enriquecem sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores ou empresas.

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

Marcos Rogério Freitas de Azevedo

24 de jul de 2019

Bom dia. Quais os cuidados necessários para manter um campo society? 1. Tempo de repouso 2. Quando ocorre chuva 3. Jogar descalço 4. Tempo médio para manutenção 5. Qual tipo de manutenção 6. Período e horário para regar grama 7. Adubação 8. Reposição de grama

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul de 2019

Olá Marcos Rogério Freitas,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Geralmente, os campos society são construídos com grama sintética, sendo necessário tomar cuidado com o tipo de trava utilizada, taxa de utilização do espaço, manutenção do tapete e aplicação da borracha em quantidade suficiente.

Caso a sua intenção seja a construção de um campo com grama natural, os principais cuidados serão: escolha da melhor grama para a sua região; realizar adubação e irrigação do gramado com uma certa frequência, sendo que a irrigação deve ocorrer nas horas mais frescas do dia; tampar os buracos que aparecerem no gramado; controlar pragas e doenças; exigir que todos utilizem chuteiras com travas; além de controlar a taxa de utilização da área, visto que gramados naturais tendem a se desgastar mais que os sintéticos. Não se esqueça também, de fazer a poda constante do gramado.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Bárbara

26 de mar de 2018

Gostaria que me indicasse alguns contatos de empresas que fazem a manutenção, recuperação e irrigação de campo com gramado natural?

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mar de 2018

Olá Bárbara,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O ideal é que você realize uma pesquisa na internet buscando por empresas da sua região.

Atenciosamente,

Victor Sampaio

wesley costa barbosa

2 de mar de 2018

Gostaria de maiores informações sobre este tema.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mar de 2018

Olá Wesley,

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atencisoamente,

Ana Carolina dos Santos

lucas francisco dos santos

21 de jan de 2015

muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jan de 2015

Olá, Lucas!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!