
Muitas pessoas não sabem que um gramado aparado, à altura certa e no momento adequado, torna-se muito mais resistente a ervas daninhas, doenças e pragas. A frequência com que o gramado necessita ser aparado depende de alguns fatores: tipo de grama, época do ano, regime de regas e adubação.
A razão é que cada tipo de grama tem uma característica própria de crescimento, com intensidades diferentes, em cada época do ano. A prática comprova que, quanto mais se fertiliza e rega um gramado, mais frequentemente ele precisará ser aparado. E que, "quando a grama é aparada de maneira adequada e na altura recomendada, as raízes crescem mais profundamente e os gramados ficam mais bonitos e saudáveis", afirma Dr. Cláudio Coelho de Paula, professor do Curso CPT Cultivo de Gramas e Implantação de Gramados.
Algumas variedades, como a São Carlos, sentem demais quando a poda é atrasada, chegando mesmo a ficar amarelada e fraca. Assim, a indicação da hora certa de aparar nos deve ser dada pela altura da grama, dependendo da variedade plantada.
Variedades
Batatais: cortar sempre que a grama chegar a 5 cm
São Carlos: cortar sempre que a grama chegar a 3 cm
Esmeralda: cortar sempre que a grama chegar a 3 cm
Santo Agostinho: cortar sempre que a grama chegar a 3 cm
Bermudas: cortar sempre que a grama chegar a 3 cm
Zoysia: cortar sempre que a grama chegar a 2 cm
Tipos de aparadores
Existem diversos tipos de cortadores de grama, desde os manuais, do tipo carretel ou espiral, até os de faca rotatórias, elétricos ou à gasolina, com rodinhas, ou sem rodinhas, para não falar dos mais populares de todos, aqueles do tipo ceifadeira elétrica, que cortam a grama através de um fio de nylon, girando em alta velocidade. Nos grandes plantios, usa-se uma roçadeira acoplada a um trator para a poda dos gramados.
O modelo a ser adotado vai depender, basicamente, da área do gramado e, claro, do custo dos equipamentos. Como regra, sugere-se o seguinte:
Área de até 100 m2: manual ou ceifadeira elétrica
Área de até 1000 m2: elétrico, com potência de ½ Hp
Área de até 1500 m2: elétrico, com potência de 1 Hp
Mais de 1.500 m²: elétrico, com potência de 1,5 Hp ou à gasolina, ou roçadeira
Independente do modelo a ser escolhido, deve-se manter as facas do cortador sempre muito bem afiadas. Por girarem em altíssima velocidade, facas cegas chegam até aparar a grama. Aparam, mas não cortam. Na verdade, as facas sem afiar mastigam os tecidos vegetais das folhas, deixando o gramado com uma aparência amarronzada e abrindo caminho para a ocorrência de doenças e pragas, pois aumentam consideravelmente a área de corte da folha, que ficará com sua superfície ainda mais exposta, possibilitando, assim, a entrada de patógenos nas plantas.
Atenção!
A grama não deve ser aparada quando estiver molhada e, antes de iniciar o trabalho, recolher pedras, gravetos, ou outros materiais que possam quebrar as facas do cortador, ou serem colhidos por elas e lançados à distância em altíssima velocidade. Com respeito aos restos culturais que sobraram da poda, sabe-se que eles, se ficarem depositados nos gramados, devolvem nutrientes; entretanto, o excesso pode ser prejudicial, na medida em que a palha seca acaba formando uma espécie de esteira, que bloqueia a luz do sol. As aparas, também, nas épocas úmidas e quentes, podem produzir uma fermentação indesejável junto ao solo, prejudicando o gramado.
Assim, é sempre bom remover o excesso de aparas com vassouras metálicas sempre que cortar o gramado e, duas a três vezes, por ano, fazer uma varredura mais profunda com ancinho. Em nível comercial, já que o volume de trabalho é muito grande, depois de feita a poda, os restos culturais são retirados do gramado utilizando-se um aspirador gigante, acoplado a um trator, que, por sinal, é bastante eficiente e pode ser encontrado em empresas especializadas em equipamentos agrícolas.
Conheça os Cursos CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Tadeu Araújo Gomes
15 de fev. de 2021Tenho um cortador de grama Tramontina. E observei que cortando a grama de ré, não trava e corta muito bem. E na mesma altura de frente ela trava direto. Será algum erro de montagem?

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de mar. de 2021Olá, Tadeu
Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O ideal é você procurar um especialista na área em sua região, para que o mesmo possa analisar seu cortador e assim orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika

Marcos miralhas
15 de jan. de 2019Boa noite. trabalho em um lugar que temos que aparar constantemente o mato no em torno. gostaria de saber qual seria a altura ideal para iniciarmos os cortes dos matos. e se há algum documento ou informativo técnico mencionando essa medida.

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de jan. de 2019Olá Marcos,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. A grama deverá ser podada sempre que superar 5 cm de altura.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Gustavo Pereira
9 de jan. de 2018Boa noite, Foram plantados 140m quadrados de grama esmeralda em minha área de lazer, e algumas placas estão crescendo mais que as outras. Gostaria de saber se posso cortar com 3 cm pois é o primeiro corte.

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de jan. de 2018Olá Gustavo Pereira,
É normal que algumas placas crescam mais que as outras no início. Acho que se cortar a grama em 3cm ela ainda ficará muito alta, aconselho que realize o corte em 2cm. Em relação a regulagem do cortador, cada modelo tem uma especificação, então, o ideal é que verifique o manual do seu equipamento.
Atenciosamente,
Victor Sampaio