Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Em que altura devo cortar a grama?

Quando a grama é aparada de maneira adequada e na altura recomendada, as raízes crescem mais profundamente e os gramados ficam mais bonitos e saudáveis

Em que altura devo cortar a grama?   Artigos Cursos CPT
 

Muitas pessoas não sabem que um gramado aparado, à altura certa e no momento adequado, torna-se muito mais resistente a ervas daninhas, doenças e pragas. A frequência com que o gramado necessita ser aparado depende de alguns fatores: tipo de grama, época do ano, regime de regas e adubação. A razão é que cada tipo de grama tem uma característica própria de crescimento, com intensidades diferentes, em cada época do ano. A prática comprova que, quanto mais se fertiliza e rega um gramado, mais frequentemente ele precisará ser aparado. E que, "quando a grama é aparada de maneira adequada e na altura recomendada, as raízes crescem mais profundamente e os gramados ficam mais bonitos e saudáveis", afirma Dr. Cláudio Coelho de Paula, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Gramas e Implantação de Gramados, em Livro+DVD e Curso Online.

Algumas variedades, como a São Carlos, sentem demais quando a poda é atrasada, chegando mesmo a ficar amarelada e fraca. Assim, a indicação da hora certa de aparar nos deve ser dada pela altura da grama, dependendo da variedade plantada.

Variedades


Batatais: cortar sempre que a grama chegar a 5 cm
São Carlos: cortar sempre que a grama chegar a 3 cm
Esmeralda: cortar sempre que a grama chegar a 3 cm
Santo Agostinho: cortar sempre que a grama chegar a 3 cm
Bermudas: cortar sempre que a grama chegar a 3 cm
Zoysia: cortar sempre que a grama chegar a 2 cm

Tipos de aparadores


Existem diversos tipos de cortadores de grama, desde os manuais, do tipo carretel ou espiral, até os de faca rotatórias, elétricos ou à gasolina, com rodinhas, ou sem rodinhas, para não falar dos mais populares de todos, aqueles do tipo ceifadeira elétrica, que cortam a grama através de um fio de nylon, girando em alta velocidade. Nos grandes plantios, usa-se uma roçadeira acoplada a um trator para a poda dos gramados. O modelo a ser adotado vai depender, basicamente, da área do gramado e, claro, do custo dos equipamentos. Como regra, sugere-se o seguinte:

Área de até 100 m2: manual ou ceifadeira elétrica
Área de até 1000 m2: elétrico, com potência de ½ Hp
Área de até 1500 m2: elétrico, com potência de 1 Hp
Mais de 1.500 m²: elétrico, com potência de 1,5 Hp ou à gasolina, ou roçadeira


Independente do modelo a ser escolhido, deve-se manter as facas do cortador sempre muito bem afiadas. Por girarem em altíssima velocidade, facas cegas chegam até aparar a grama. Aparam, mas não cortam. Na verdade, as facas sem afiar mastigam os tecidos vegetais das folhas, deixando o gramado com uma aparência amarronzada e abrindo caminho para a ocorrência de doenças e pragas, pois aumentam consideravelmente a área de corte da folha, que ficará com sua superfície ainda mais exposta, possibilitando, assim, a entrada de patógenos nas plantas.

Atenção!


A grama não deve ser aparada quando estiver molhada e, antes de iniciar o trabalho, recolher pedras, gravetos, ou outros materiais que possam quebrar as facas do cortador, ou serem colhidos por elas e lançados à distância em altíssima velocidade. Com respeito aos restos culturais que sobraram da poda, sabe-se que eles, se ficarem depositados nos gramados, devolvem nutrientes; entretanto, o excesso pode ser prejudicial, na medida em que a palha seca acaba formando uma espécie de esteira, que bloqueia a luz do sol. As aparas, também, nas épocas úmidas e quentes, podem produzir uma fermentação indesejável junto ao solo, prejudicando o gramado.

Assim, é sempre bom remover o excesso de aparas com vassouras metálicas sempre que cortar o gramado e, duas a três vezes, por ano, fazer uma varredura mais profunda com ancinho. Em nível comercial, já que o volume de trabalho é muito grande, depois de feita a poda, os restos culturais são retirados do gramado utilizando-se um aspirador gigante, acoplado a um trator, que, por sinal, é bastante eficiente e pode ser encontrado em empresas especializadas em equipamentos agrícolas.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marcos miralhas

15 de jan de 2019

Boa noite. trabalho em um lugar que temos que aparar constantemente o mato no em torno. gostaria de saber qual seria a altura ideal para iniciarmos os cortes dos matos. e se há algum documento ou informativo técnico mencionando essa medida.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jan de 2019

Olá Marcos,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. A grama deverá ser podada sempre que superar 5 cm de altura. 

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Gustavo Pereira

9 de jan de 2018

Boa noite, Foram plantados 140m quadrados de grama esmeralda em minha área de lazer, e algumas placas estão crescendo mais que as outras. Gostaria de saber se posso cortar com 3 cm pois é o primeiro corte.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jan de 2018

Olá Gustavo Pereira,

É normal que algumas placas crescam mais que as outras no início. Acho que se cortar a grama em 3cm ela ainda ficará muito alta, aconselho que realize o corte em 2cm. Em relação a regulagem do cortador, cada modelo tem uma especificação, então, o ideal é que verifique o manual do seu equipamento.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!