WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Elas são ornamentais, elas são lindas, porém, elas são tóxicas

Comigo-ninguém-pode, Copo-de-leite, Antúrio, Avenca, Bico-de-papagaio e Espada-de-São-Jorge. Essas são algumas plantas ornamentais muito lindas e também muito tóxicas

Cães plantas ornamentais
 

Comigo-ninguém-pode, Copo-de-leite, Antúrio, Avenca, Azaleia, Bico-de-papagaio, Coroa-de-Cristo, Espada-de-São-Jorge, Espirradeira, Fumo-bravo, Lírio e Lírio-da-paz, Maconha, Mamona, Tomate verde e Violeta. 15 lindas espécies de plantas ornamentais, comumente usadas para deixar casas e apartamentos por todo mundo ainda mais charmosos e aconchegantes. Mas, como nem tudo é perfeito, cuidado, pois elas são tóxicas, muito tóxicas. Sendo assim, se você as tem em sua casa trate de tomar todas as medidas protetivas possíveis para que nada de mal aconteça com você ou com quem gosta ou, ainda, com seus pets de estimação, sejam eles cães ou gatos.

Saiba um pouco mais sobre cada uma delas e veja como podem afetar o bem-estar do seu lar:

 
Comigo-ninguém-pode
  • Conhecida pela beleza de suas folhas e facilidade de cultivo,  a Diffenbachia sp é facilmente encontrada nos lares brasileiros e é campeã como causadora de intoxicação em humanos e animais.  Seus mecanismos de toxicidade são múltiplos e as substâncias encontradas na planta, como o oxalato de cálcio, irritam as mucosas. A intoxicação pode ocorrer por ingestão de qualquer parte da planta ou por contato com a pele. Os sintomas variam desde edema e irritação da mucosa, até asfixia e morte, sempre causando dor intensa. Meia folha é o bastante para matar um humano.
 
Copo-de-leite
  • O Zantedeschia aethiopica, nome científico do Copo-de-leite, possui o mesmo mecanismo de toxicidade que a Comigo-ninguém-pode, com o mesmo princípio ativo – o oxalato de cálcio. A ingestão dessa planta, pode causar irritação das mucosas, dor severa e edema de glote.
 
Antúrio
  • Os principais sintomas toxicológicos causados pela ingestão do Antúrio são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia.
 
Avenca
  • A Avenca, Adiantum capillus-veneris, apesar de não ser planta nativa, é bastante cultivada como medicinal e, também, devido à crença popular de ela ser capaz de espantar o mau-olhado. A ingestão dos brotos da Avenca pode causar câncer nos animais.
 
Azaleia
  • A Azalea sp, popularmente conhecida apenas como Azaleia, é considerada um símbolo da cidade de São Paulo. É facilmente encontrada em casas e apartamentos como objeto de decoração. Seu princípio ativo é a andromedotixina, uma substância que, quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos durante até 6 horas após o consumo, além de provocar disfunções cardíacas.
 
Bico-de-papagaio
  • O Bico-de-papagaio, cientificamente conhecida como Euphorbia-pulcherrima, possui uma seiva leitosa tóxica, chamada látex irritante, que em contato com a pele pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. A ingestão dessa planta pode causar náuseas, vômitos e gastroenterite.
 
Coroa-de-Cristo
  • O conhecido arbusto espinhoso, Euphorbia milii ou Coroa-de-Cristo, encontrado em jardins e calçadas, possui como substância tóxica o látex irritante que, seja pela pele ou ingestão, pode causar reações inflamatórias como inchaço, dor e vermelhidão.
 
Espada-de-São-Jorge
  • A Sansevieria trifasciata ou Espada-de-São-Jorge é uma planta ornamental muito utilizada nos lares brasileiros pela crença popular de que traz prosperidade. No entanto, ela possui substâncias de alta toxicidade, causando dificuldade de movimentação e de respiração àqueles que com ela entram em contato, devido à irritação da mucosa e salivação intensa.
 
Espirradeira
  • A Nerium oleander, popularmente conhecida como Espirradeira, muito encontrada em jardins, contém substâncias tóxicas em todas as suas partes, podendo causar arritmias, vômitos, diarreia, ataxia, dispneia, paralisia, coma e morte em humanos e animais domésticos. Os sintomas de intoxicação pela Espirradeira podem ser observados de 1 a 24 horas após a ingestão.
 
Fumo-bravo
  • A ingestão do Fumo bravo pode causar diarreia, inflamação do duodeno (parte inicial do intestino delgado), elevação das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas, sintomas neurológicos e vômitos, até mesmo em cães e gatos que a ingerirem.
 
Lírio e Lírio-da-paz
  • Todas as partes do Lilium sp e do Spathiphyllum wallisii são tóxicas. Sua ingestão pode causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade de engolir e até problemas respiratórios em casos mais graves. Ainda podem aparecer como sintomas da intoxicação pelo Lírio/Lírio da paz alterações nas funções renal e neurológica.
 
Mamona
  • 24 horas após a ingestão da mamona, observa-se quadro de vômitos, diarreia, produção excessiva de saliva, sensibilidade abdominal, cólicas, sangue nas fezes, hipertermia e desidratação. Comumente, animais são intoxicados após a ingestão de óleo de rícino, torta de mamona, ou resíduos da planta usados como adubo.
 
Tomate verde
  • A ingestão do tomate verde pode causar arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e vômitos.
 
Violeta
  • O caule e as sementes da Viola odorata são altamente tóxicos. A ingestão do caule e das sementes dessa planta de ornamentação pode causar severas gastrites, depressão circulatória e respiratória, além de vômitos e diarreias. Os princípios ativos tóxicos são violinha, acido tânico e salicílico

    Por Silvana Teixeira.
    Fonte: Veja.com

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!