
Uma característica típica dos aglomerados urbanos é o uso significativo de energia, tanto para o aquecimento dos ambientes como para a refrigeração, dependendo da época do ano. A redução dos preços de aquecedores e aparelhos de ar-condicionado levou a um forte incremento no seu uso, nas últimas décadas, atendendo a um desejo/necessidade de conforto da sociedade. Todos esses problemas ambientais do meio urbano podem ser minimizados com o uso dos jardins verticais. Paredes revestidas com plantas contribuem para a redução das temperaturas máximas e mínimas, melhorando o microclima e diminuindo significativamente a necessidade de gasto energético para refrigeração e, ou aquecimento.
“Logo, o revestimento de fachadas de prédios e paredes externas de construções podem contribuir muito para que o meio urbano sofra menos com as mudanças climáticas”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Jardins Verticais: Implantação e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online, da área Jardinagem e Paisagismo. Mas não é só isso. Nas proximidades das paredes verdes, a temperatura é mais baixa, a umidade varia menos e o ambiente se torna propício para o ressurgimento da fauna, sejam pássaros, sejam insetos, que servem de alimento para esses pássaros, e outros pequenos animais.
O aumento das superfícies ocupadas por plantas contribui para a redução do carbono na atmosfera, já que, enquanto crescem, as plantas fixam em seus tecidos o carbono sequestrado do ar. Como ganho adicional às já listadas vantagens ambientais, e que têm grande valor para a sociedade, os jardins verticais implantados nas fachadas de prédios, e em outras estruturas urbanas, tornam as paisagens mais bonitas. Com isso, humanizam o ambiente e contribuem para que o estresse gerado pela vida corrida e agitada das grandes cidades seja reduzido e seus habitantes possam ter mais qualidade de vida.
Em relação aos aspectos econômicos, vale uma observação: os jardins verticais não representam concorrência à construção de imóveis, porque não exigem área horizontal para serem construídos. Experiências recentes em grandes cidades, como São Paulo, mostraram que a montagem de painéis verdes em paredes nuas de grandes edifícios tiveram grande sucesso, resultando em belos jardins apreciados por toda a população.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.