
As plantas ornamentais oferecem frescor e beleza ao ambiente, além de purificarem o ar de escritórios e residências. Algumas delas não exigem áreas abertas, como jardins e varandas. Como são de meia-sombra ou luz parcial não requerem luz direta do sol e, portanto, permitem o cultivo em locais fechados normalmente próximo a janelas. Entretanto, alguns cuidados são necessários, pois há plantas pouco resistentes a ar-condicionado, ventos fortes e excesso de água.
1. Camedórea-elegante
A camedórea-elegante é uma pequena palmeira ideal para ornamentar ambientes internos contanto que recebam luz difusa. Se forem colocadas em uma área com luz direta do sol, suas folhas brilhantes e longas podem queimar. Além disso, elas não toleram ar-condicionado nem ventos vigorosos. A falta de regas pode tornar as folhas amareladas e com pontas secas.
2. Ciclanto
A ciclanto praticamente não apresenta caule. Suas folhas são largas e grandes, além de parecerem amassadas. O ideal é cultivá-la vasos mais rasos e em áreas com meia-sombra. As regas devem ser regulares, pois essa planta ornamental é exigente em umidade. Para que a água não evapore, basta colocar no vaso casca de pinus.
3. Cróton
A cróton apresenta folhas grandes, brilhantes e coloridas (vermelhas, amarelas, alaranjadas, rosas, roxas, verdes e brancas). Como essa planta requer luz solar, seu vaso deve ser posicionado próximo a janelas. Assim como a camedórea-elegante, ela não tolera ambientes com ar-condicionado. Sua seiva pode irritar a pele, portanto, deve-se ter cuidado ao manipulá-la.
4. Orquídea
A orquídea apresenta uma infinidade de espécies, algumas delas cultivadas em meia-sombra. Como não é tão exigente em água, o ideal é mantê-la em vasos de barro, pois apresentam porosidade propícia para a drenagem da água. Geralmente, essa bela flor ornamental precisa de tutoramento para não tombar. Se sua folhagem escurecer, basta trocá-la de lugar.
5. Palmeira-leque
A palmeira-leque apresenta folhas grandes, brilhantes e apresentam pequenas dobras. Como se desenvolve melhor em áreas com boa luminosidade, deve ser posicionada próxima a janelas. Assim como as plantas cróton e camedórea-elegante, a palmeira-leque não tolera ar-condicionado nem ventos fortes. Periodicamente, as folhas secas e velhas devem ser removidas para mantê-la sempre viçosa. No verão, essa planta deve ser adubada.
6. Peperômia
A peperômia apresenta folhas suculentas em forma de coração. Elas são pendentes e apresentam cor verde com borda branca ou amarelada. Essa planta ornamental é perfeita para cultivo em jardins verticais. Ela deve ser posicionada em áreas com meia-sombra, ou mesmo sob iluminação com luz florescente.
7. Zamioculca
A zamioculca pode ser cultivada em áreas com pouca luminosidade. Suas folhas são cerosas e brilhantes, com cor verde-escura. Diferentemente da palmeira-leque, camedórea-elegante e cróton, a zamioculca resiste muito bem ao ar-condicionado. Entretanto, as regas em excesso podem matá-la. Elas devem ser feitas somente quando o solo estiver totalmente seco.
Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo:
Como Produzir Plantas Ornamentais
Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais
Jardins Verticais - Implantação e Manutenção
Fonte: Casa & Jardim
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.