
As palmeiras ou arecáceas, conhecidas popularmente como coqueiros de jardim, podem chegar entre 4 e 30 metros. Entretanto, para se desenvolverem vigorosamente, elas devem ser plantadas em áreas onde incide a luz direta do sol e em solos com alta fertilidade, em especial os solos ricos em húmus. Ainda assim, essas plantas ornamentais devem ser adubadas para que recebam os nutrientes essenciais à manutenção da sua vitalidade.
Dentre as palmeiras mais procuradas para plantio em jardins, temos a palmeira areca-bambu, a palmeira licuala grande, a palmeira-das-canárias, a palmeira-leque-de-fiji e a palmeira rápis. Todas com características próprias de cada espécie, como veremos abaixo:
Areca-bambu
A palmeira areca-bambu (Dypsis lutescens) é uma das preferidas do paisagismo devido à bela ornamentação de suas folhas. Além disso, a sua rusticidade permite que seja cultivada até mesmo em cachepots e jardineiras, pois cresce de forma lenta. Indicada para áreas de sol pleno ou meia sombra, esse lindo coqueiro de jardim pode alcançar 10 metros de altura.
Licuala grande
A palmeira licuala grande (Licuala grandis) apresenta porte menor (até três metros) que a palmeira-leque embora se pareça com esta. Seu plantio pode ser feito em vasos grandes isoladamente. Deve-se mantê-la em uma área onde há meia sombra, principalmente em regiões excessivamente quentes.
Palmeira-das-canárias
A palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis) apresenta porte grande (até 16 metros) e, por isso, é amplamente utilizada na ornamentação de praças e parques. Entretanto, isso não descarta o seu plantio em jardins residenciais. Seu caule ereto e suas folhas pinadas (cujos folíolos partem da raque, como uma pena) a tornam uma belíssima planta ornamental. Embora resista a ventos fortes, não suporta geadas.
Palmeira-leque-de-fiji
A palmeira-leque-de-fiji (Pritchardia pacifica) tornou-se conhecida graças a Roberto Burle-Marx em seus famosos projetos paisagísticos. Sua folhagem em leque a torna uma planta ornamental única. Além de ser exigente em luz direta do sol, essa palmeira requer umidade relativa do ar de mais de 50%. Perfeita para plantio em regiões litorâneas e tropicais de altitude, ela atinge 12 metros de altura na fase adulta.
Palmeira Rápis
A palmeira rápis (Rhapis excelsa) apresenta porte pequeno (até quatro metros) e pode ser mantida em ambientes internos. Resistente a pouca luminosidade e a geadas, a rápis pode ser plantada em jardins ou vasos. Nesse último caso, o vaso deve ser substituído, de três em três anos, para que a planta permaneça viçosa e vigorosa.
Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo:
Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais
Como Montar uma Empresa de Manutenção de Jardins
Fonte: Jardinagem & Paisagismo.com
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.