WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Vai abrir uma empresa? Conheça os principais custos que você terá

Você vai abrir sua própria empresa e sequer imagina que tipos de custos terá de arcar? Então, está na hora de conhecer os sistemas, formas e metodologias aplicados no controle e gestão de custos

Vai abrir uma empresa? Conheça os principais custos que você terá - Artigos CPT

 Você vai abrir sua própria empresa e sequer imagina que tipos de custos terá de arcar? Então, está na hora de conhecer os sistemas, formas e metodologias aplicados no controle e gestão de custos que, por sua vez, podem ser classificados em função da forma de associação dos custos aos produtos elaborados (unidade do produto), de acordo com a variação dos custos em relação ao volume de produtos fabricados (comportamento em relação ao volume), em relação aos controles exercidos sobre os custos (controlabilidade), em relação a alguma situação específica (decisões especiais) e em função da análise do comportamento passado (base monetária).

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas, em Livro+DVD e Curso Online, “Quanto maior a capacitação do administrador, maiores as chances de o empreendimento ser lucrativo e obter sucesso. Portanto, saber administrar é imprescindível”.

Em relação à forma de associação dos custos com os produtos fabricados, os primeiros podem ser classificados de diferentes formas, quanto à aplicabilidade em: Diretos ou Primários; Indiretos; e De transformação.

Diferentes classificações dos custos de uma empresa - Artigos CPT

- Diretos ou Primários

São aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Consistem nos materiais diretos usados na fabricação do produto e mão de obra direta. Apresentam a propriedade de ser em perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Exemplos: aço para fabricar chapas, salários dos operários etc.

- Indiretos

Necessitam de aproximações, isto é, algum critério de rateio, para serem atribuídos aos produtos. Exemplos: seguros e aluguéis da fábrica, supervisão de diversas linhas de produção.

- De transformação

Igualmente denominados custos de conversão ou custos de agregação. Consistem no esforço agregado pela em presa na obtenção do produto. Exemplos: mão de obra direta e custos indiretos de fabricação. É importante ressaltar que algumas classificações de custos podem variar de empresa para empresa. Por exemplo, gastos com energia são quase sempre classificados como variáveis – aumentos dos volumes de produção estão associados a aumentos nos níveis de consumo de energia elétrica. Os custos com energia, porém, podem ser classificados como custos diretos de produção de produtos intensivos de energia, como lâminas de alumínio, produtos metálicos em geral e vidros, como custos indiretos nos demais produtos – que geralmente consideram como custos diretos apenas os gastos com matérias-primas, embalagens e outros materiais diretos. O comportamento dos custos em relação ao volume permite analisar as variações nos custos totais e unitários em relação a diferentes volumes de produção.

Os custos podem ser genericamente classificados quanto à variabilidade em:

Variabilidade dos Custos - Artigos CPT


- Fixos

São custos que, em determinado período de tempo e em certa capacidade instalada, não variam, qualquer que seja o volume de atividade da empresa. Existem mesmo que não haja produção. Podem ser agrupados em: custo fixo de capacidade – custo relativo às instalações da empresa, refletindo a capacidade instalada da empresa, como depreciação, amortização etc.; custo fixo operacional – relativo à operação das instalações da empresa, como seguro, imposto predial etc.

- Variáveis

Seu valor total altera-se diretamente em função das atividades da empresa. Quanto maior a produção, maior será o custo variável.

- Semifixos

Correspondem a custos que são fixos em determinado patamar, passando a ser variável quando esse patamar for excedido. Exemplo: à medida que o volume de produção vai crescendo na escala produtiva, são necessários mais supervisores de produção.

- Semivariáveis

Correspondem a custos variáveis que não acompanham linearmente a variação da produção, mas, aos saltos, mantendo-se fixos dentro de certos limites. Exemplo: A energia da fábrica varia à medida que a produção vai acontecendo; contudo, se não houver produção, a empresa pagará uma taxa mínima à companhia energética fornecedora da energia.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!