WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Empresa e cliente: como construir experiências de confiança

Os clientes valorizam a exclusividade, por isso garantir uma experiência única e personalizada difere uma empresa de outras do mesmo ramo.

Fechando negócio - imagem ilustrativa

A relação entre empresa e cliente deve sempre ser a melhor possível. Por conta disso, buscar novas formas de vender que envolvam promover a relação de confiança com os clientes é decisivo para os negócios, pois existem diversas opções similares para todo tipo de produto e serviço e o cliente pode acabar indo para a concorrência.

Raquel Carneiro, professora do Curso CPT Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso, afirma que negociar é uma arte, indo além de uma relação de compra e venda. Para negociar, é preciso ter sensibilidade, criatividade, assertividade e capacidade de análise, para entender as relações entre o cliente e o produto que ele quer adquirir.  

O número de possibilidades de marcas, modelos e combinações não para de aumentar, o que confunde os clientes e causa um sentimento de insegurança. Dessa maneira, os clientes tendem a comprar um produto ou serviço com base na confiança. Se você possui um cliente, você possui uma oportunidade de fidelização e de valorização do seu negócio.

Para que uma empresa se diferencie das concorrentes, é preciso trazer aos clientes uma experiência única e personalizada, algo que eles vão viver apenas com essa marca. É preciso ter foco no cliente e trabalhar com iniciativas sustentáveis, que vão garantir o retorno e a fidelização, e não apenas uma boa “primeira impressão”.

Entenda como criar uma experiência de confiança:

Escaneabilidade

A experiência com a marca precisa explicitar a proposta da empresa e deixar claro que é ali que as pessoas vão encontrar o que desejam. Para garantir que seu contato deixará isso claro, é preciso refletir sobre alguns pontos, como:

  1. O porquê desse contato com o cliente;
  2. Qual a relevância da sua marca para o cliente;

Para que a comunicação da sua empresa seja clara e eficaz, é preciso ter claros esses pontos para saber passá-los ao clientes durante o contato.

Sensação de finito

Oferecer muitas opções nem sempre é uma grande vantagem. As pessoas podem ficar paralisadas perante às possibilidades e não conseguir escolher nenhum produto ou serviço. Faça ofertas personalizadas, reduzindo as opções e tendo sempre uma ideia para alguma demanda específica.

Identifique os objetivos do seu cliente, o que pode ser feito a partir da estratégia de venda consultiva ou do spin-selling, e então filtre seus produtos e ofereça exatamente aquilo que o cliente precisa. Trabalhar com ofertas únicas e exclusivas para solucionar as dores dos clientes fará com que o atendimento seja valorizado.

Ajuste e adapte seus produtos de acordo com as expectativas e as necessidades dos consumidores, considerando que elas estão sempre mudando. Não é necessário criar mais do mesmo apenas para possuir muitas possibilidades de produto e serviço, o importante é direcionar o que você tem para oferecer de maneira assertiva.

Sensação de curadoria

Esse ponto se relaciona ao ponto anterior, pois se trata de personalização. Algumas empresas possuem variadas opções de produtos e pode ser impossível reduzir isso. Como trazer a sensação de finito sem que o cliente perca opções?

É preciso ter uma curadoria, isto é, uma personalização das ofertas para os consumidores. Podem ser utilizados filtros de acordo com seu contexto e entendimento das próprias necessidades. Para fazer essa filtragem, algumas perguntas podem ser feitas, como:

  1. Que tipo de solução o cliente busca?
  2. Como ele quer usar o produto/serviço?
  3. Qual o valor máximo de investimento?
  4. Qual é o estado de espírito do cliente?

A empresa deve analisar equívocos ocorridos anteriormente para que eles não se repitam, e também se basear em casos de atendimentos de sucesso.

Criação de estrutura de respostas

Além de acompanhar o processo de escolha dos consumidores, é preciso estar disponível para futuras dúvidas. Para construir essa relação de confiança, é preciso deixar claro que os clientes sempre serão ouvidos.

Sistemas de recolhimento de feedbacks são necessários e podem ajudar a acompanhar o desempenho da empresa e dos colaboradores. É preciso que os consumidores sejam procurados para dar o retorno e que tenham seus feedbacks respondidos.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gestão Empresarial:

Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso
Curso Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento
Curso Fidelização de Clientes

Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!