WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Afinal, o que é Gestão de Projetos? Você sabe?

A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas têm impacto significativo nas empresas

Afinal, o que é Gestão de Projetos? Você sabe?   Artigos Cursos CPT

 

No decorrer das últimas décadas, observa-se inúmeros modismos na Administração. Desde a reengenharia à qualidade total, todas as metodologias de gestão procuram nova forma de controle sobre um processo, visando a algum resultado específico.

“Embora modismo, todas têm sua validade e o profissional do futuro é aquele formado por um conjunto muito amplo de conhecimento, que funciona como lentes que aumentam sua capacidade de visão, de análise, de tomada de decisão e assertividades de suas propostas e ações, buscando o melhor resultado para a organização que representa”, afirma José Júnior Lima Alves de Oliveira, professor do Curso CPT Gestão de Projetos - PMBOK e Métodos Ágeis.

A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas podem ter um impacto significativo no sucesso de um projeto. No entanto, boa prática de gerenciamento de projeto não significa que o conhecimento descrito deva ser sempre aplicado uniformemente em todos os casos; a organização e, ou, a equipe de gerenciamento do projeto é responsável por determinar o que é apropriado para um projeto específico.

A Gerência de Projetos, que teve seu início na década de 1960 ligado ao desenvolvimento da gestão na área militar, entra em moda por volta da década de 1990. Atualmente, constata-se a oferta de grande quantidade de cursos de extensão, especialização e pós-graduações nessa área, bem como ao crescimento da demanda por profissionais especializados.

De acordo com o Guia do PMBOK - Project Management Body of Knowledge, 10 áreas são essenciais para o gerenciamento de projeto: Escopo, Prazo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Aquisições, Integração e Partes Interessadas. Essas áreas estão associadas em 47 processos, os quais estão organizados em cinco grandes grupos de processos: Início, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento.

Porém, conforme ressaltado inicialmente, mesmo que seja um modismo e que surja outra metodologia ou conceito, na área de Gestão, o conhecimento adquirido através da experiência e vivência em Gestão de Projetos é de suma importância, para formação de um corpo executivo adequado para organizações de pequeno e médio porte, ou mesmo no desenvolvimento do empreendedorismo e perpetuação de negócios.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Benefícios da Gestão de Projetos para as empresas
- Uma profissão em alta? Seja um Gerente de Projetos!

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!