WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

10 mandamentos para o sucesso da pequena empresa

No mundo empresarial, há dez mandamentos principais que, se cumpridos corretamente, contribuirão para o sucesso empresarial

 

No mundo empresarial, há dez mandamentos principais que, se cumpridos corretamente, contribuirão para o sucesso de uma empresa. Por outro lado, existem, também, os sete pecados capitais que são comuns de ocorrerem nas empresas, principalmente nas de pequeno porte que, na maioria das vezes, são os responsáveis pelo fracasso destas no mercado. Entretanto, se você, empreendedor cauteloso, seguir os 10 mandamentos, certamente obterá sucesso.

Siga os 10 mandamentos para o sucesso:

1°Mandamento


Faça um bom planejamento para o seu empreendimento e execute-o rigorosamente, buscando a todo custo cumprir as metas para atingir os objetivos propostos. Saiba que não basta ter dinheiro de sobra para investir. É preciso, acima de tudo, calcular a taxa de retorno necessária para manter o empreendimento na fase inicial, e, a partir dela, determinar o preço para seus produtos.

2°Mandamento

Escolha um excelente ponto comercial, faça as modificações necessárias no imóvel, depois de averiguar a sua situação legal junto à prefeitura. Assim, você evitará constrangimentos futuros, pois o uso de um imóvel irregular, para uma atividade comercial, poderá resultar em desde simples desconfortos, como notificações e pedidos de adequações, até transtornos irreparáveis, como indenizações elevadas e fechamento do estabelecimento.

3°Mandamento

Analise bem a concorrência e o mercado. Faça pesquisas, observe, pergunte, visite seus futuros concorrentes, enfim, faça tudo o que for possível para obter o máximo de informações que, certamente, permitirão a você tomar uma decisão bem mais consciente.

4°Mandamento

Cuide do seu contrato social, principalmente se você tiver sócio. Nesse caso, deixe bem claro, no contrato, quais serão as funções e as partes de cada sócio, o que fazer em caso de morte de algum sócio, entre outras cláusulas igualmente importantes.

5ºMandamento

Atenda à burocracia de regularizar a empresa e
pague todos os impostos e encargos sociais. Nunca defina um tipo de empresa, que fique sujeita a taxas mais baixas de impostos, pensando em mudar a razão social posteriormente, quando o empreendimento estiver financeiramente estável. Este é um erro que poderá custar muito caro, uma vez que elevadas multas incidirão no processo de mudança de razão social.

6°Mandamento

Contrate um contador capacitado, ético e eficiente, pois esse profissional terá acesso a todas as informações financeiras da sua empresa. Além disso, é a sua empresa a responsável por qualquer problema que a mesma venha a ter com o fisco, mesmo que tenha sido decorrência de erros contábeis.

7°Mandamento

Registre a sua marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) caso você queira estender a proteção e o uso com exclusividade do nome (marca) de sua empresa para outros locais (territórios).

8°Mandamento

Mantenha sempre o profissionalismo à frente do seu negócio, mesmo quando se tratar de empresas familiares. Jamais confunda capacidade de renda da sua empresa com necessidade de renda da sua família e da de seus sócios. Em outras palavras, nunca retire da empresa mais dinheiro do que ela pode oferecer.

9°Mandamento

Mantenha-se atualizado, ofereça cursos de treinamento e de reciclagem para seus colaboradores. Procure estar sempre presente em eventos da categoria, mantenha-se bem informado a respeito das novidades do mercado.

10°Mandamento

Acredite e tenha perseverança porque, por mais bem planejado e estruturado que esteja seu negócio, quando começar a funcionar, você certamente encontrará obstáculos que não foram previstos. E isto quase sempre provoca um atraso, ou um prolongamento do tempo previsto para o investimento ter lucros. Por isso, analise sempre, busque soluções e não perca a confiança, acredite sempre. Pois um bom negócio pode levar dois anos ou mais para gerar lucros compensatórios.

Evite cometer os 7 pecados capitais:

1°Pecado

Falta de planejamento e otimismo exagerado poderão ocasionar problemas como a inadequação da oferta à realidade de mercado. Com isso, o empresário poderá ter problemas com fornecedores, pessoal de assistência técnica e outros.

2°Pecado

Má gestão financeira, que, geralmente, está associada à dificuldade que o empresário encontra para calcular o real preço de venda para seus produtos, além dos descuidos com o fluxo de caixa.

3°Pecado

Desatualização do produto que ocorre mediante a falta de interesse ou descuido do empresário em se manter atualizado, de procurar ouvir a opinião dos clientes e descobrir o que está mudando em seu mercado de atuação.

4°Pecado

Descuido com as ações de marketing da empresa, que ocorrem por não estar antenado às mudanças que ocorrem no mercado.

5°Pecado

Falta de reservas financeiras, pois, em situações de instabilidade econômica, a falta de capital para suportar as turbulências do mercado poderão ser decisivas no que se refere ao futuro da empresa.

6°Pecado

Problemas sociais e gerenciais, principalmente quando se tratar de empresas, cujo processo administrativo se encontra concentrado nas mãos de uma única pessoa (chefe). Nesses casos, problemas de saúde do empresário ou sucessão familiar poderão abalar a empresa.

7°Pecado

Desorganização financeira, uma vez que a confusão entre a capacidade de renda da empresa versus a necessidade financeira do empresário poderá colocar em risco a saúde financeira da empresa.

Por Andréa Oliveira.

Confira os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas

Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas

Curso CPT Planejamento Patrimonial Sucessório por meio de Holding

Curso CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora

Curso CPT Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1

Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?