WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Informe-se sobre o cultivo de mamão

Fique atento a alguns problemas que podem surgir durante o cultivo do mamão

Mamoeiro

A fruticultura é um setor muito importante para o nosso país. Dentre todas as frutas produzidas aqui, aquelas que apresentam produção durante o ano todo apresentam muitas vantagens para os produtores, como é o caso do mamão. Fruta extremamente popular, seu cultivo não é tão difícil, sua polpa é saborosa e sua aparência, delicada.

Os especialistas do Frupex, professores do Curso CPT Produção de Mamão, exaltam a fruta, mas, ponderando que, apesar de possuir um cultivo não muito complexo, é preciso conhecer todos seus aspectos para produzir mamões com qualidade e, consequentemente, obter sucesso.

A popularização do mamão se deu por um conjunto de fatores: aroma e textura agradáveis, baixa acidez, equilíbrio entre o açúcar e os ácidos orgânicos, além de ser uma fruta muito nutritiva. Além disso, pode ser consumido por pessoas de qualquer idade e é uma boa fonte de cálcio, vitaminas e outros minerais benéficos ao nosso organismo.

Por produzir o ano inteiro, o mamoeiro é uma cultura considerada de alta produtividade. Os frutos podem ser aproveitados para consumo in natura, em doces, sobremesas ou outras receitas. Porém, durante seu cultivo, alguns problemas podem aparecer e ameaçar toda a produção.

Confira alguns e aprenda a combatê-los:

Apodrecimento das raízes

Esse problema é causado pelo agente Phytophthora palmivora e pode afetar, também os frutos. A depender da idade da planta, as perdas causadas por ele podem significar 100% da plantação. As raízes sofrem com o ataque mais incisivo nos três primeiros meses e apodrecem.

Algumas condições podem ser favoráveis a esse microorganismo: solo mal drenado, excesso de água, ferimentos na base do tronco, excesso de sombreamento, detritos em volta das plantas e temperaturas que variam entre 25°C e 30°C.

Seu controle é difícil, sendo recomendada a prevenção. Basta observar as condições que favorecem o surgimento desse agente patógeno para evitá-lo. Ainda, as plantas podem ser pulverizadas com fungicidas a base de etil fosfito. O controle químico é uma opção, mas deve ser acompanhado por um profissional.

Pintas pretas e apodrecimento dos frutos

Uma das possíveis causas da pinta preta, também conhecida como varíola, pode ser um fungo, ao passo que o apodrecimento é consequência da antracnose.

As pintas pretas nos frutos promovem uma desvalorização do fruto na comercialização. Não chegam a afetar a polpa, mas produz prejuízos financeiros. Quando cobertas por uma camada branca, também denotam a presença do fungo Dicyma pulvinata. Em cultivos comerciais, recomenda-se pulverizar as folhas e a superfície dos frutos com estrobilurinas e triazois isolados ou combinados, com o acompanhamento de um profissional.

Já a antracnose é uma doença causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides Penz., que pode atacar os frutos em qualquer estágio de desenvolvimento, mas é mais intensa nos frutos maduros. Os frutos atacados por essa doença são impróprios para comercialização e consumo. Seu controle também deve ser feito com a pulverização de produtos químicos, sempre com a orientação e acompanhamento de um profissional.



Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Mamão
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Produção de Mudas Frutíferas

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!