WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!

Controle das pragas do melão: larva minadora, pulgão, vaquinha, broca, Mosca-das-frutas e ácaro

Para que a cultura do melão prospere e gere lucros ao produtor, deve-se fazer um controle sistemático das suas principais pragas, como larva minadora, pulgão, vaquinha, broca, Mosca-das-frutas e ácaro

O melhor controle das pragas do meloeiro é a prevenção, por meio de inspeções rotineiras na cultura do melão

O melhor controle das pragas do meloeiro é a prevenção, por meio de inspeções rotineiras na cultura do melão.

Para que a cultura do melão prospere e gere lucros ao produtor, deve-se fazer um controle sistemático das suas principais pragas, como os pulgões, as brocas, as vaquinhas, os ácaros e as Moscas-das-frutas. O melhor controle feito pelo agricultor é a prevenção, por meio de inspeções rotineiras nos meloeiros. Dessa forma, se o ataque de tais pragas for detectado no início, haverá tempo suficiente de exterminá-las por completo.

Larva Minadora

A Larva Minadora cava galerias no limbo foliar, promovendo a diminuição da área foliar e matando a folha do meloeiro. O melhor meio de controle é a prevenção feita com plantios mais espaçados, irrigação bem planejada e o uso correto dos agrotóxicos, indicados por um engenheiro agrônomo de confiança.

CONTROLE

Pode-se fazer o controle químico com Diazinon e Permethrin.

Pulgões

Os pulgões causam danos diretos ao meloeiro, principalmente, se atacam as plantas em fase de brotação. Como resultado ocorre o amarelecimento e a deformação das folhas da planta e, consequentemente, a produção do meloeiro será reduzida.

CONTROLE

Pode ser feito um controle natural com vespas, besouros e moscas. Entretanto, para um efeito mais rápido, pode-se fazer o controle químico com Diazinon e Malathion.

Para que a cultura do melão porspere, gerando frutos com uma polpa tenra e doce, o agricultor deve se prevenir

Para que a cultura do melão prospere, gerando frutos com uma polpa tenra e doce, o agricultor deve se prevenir contra algumas pragas.

Vaquinhas

Se a cultura de melão já estiver infestada, as vaquinhas podem destruir por completo o meloeiro. Os danos ocorrem diretamente às folhas. O ataque de vaquinhas pode ocorrer durante todo o ciclo da cultura, principalmente, durante a semeadura e a floração do meloeiro.

CONTROLE

Pode-se fazer o controle químico com Diazinon e Carbaryl.

Brocas

As brocas atacam as folhas, as hastes e os frutos do meloeiro, provocando grandes prejuízos ao produtor rural. Os adultos depositam os ovos, em botões florais e frutos novos. Dos ovos saem as larvas que penetram no fruto e dele se alimentam até completarem o desenvolvimento.

CONTROLE

Pode-se fazer o controle químico da praga, com Diazinon e Fenthion, por meio de jatos dirigidos às flores e aos frutos novos. Preferencialmente, a pulverização deve ser feita à tarde.

* Os defensivos utilizados devem ser receitados por um engenheiro agrônomo de confiança.

Mosca-das-frutas

A praga conhecida como Mosca-das-frutas é um problema muito sério. Tão sério que para a exportação dos melões, alguns países exigem e fiscalizam o monitoramento deste inseto. Caso se detecte tal praga na cultura do melão, este fica proibido de ser exportado.

CONTROLE

Pode-se fazer o controle químico com Diazinon e Fenthion.

Ácaro

O que favorece o aparecimento do ácaro na cultura de melão são a baixa umidade relativa do ar, as altas temperaturas e os tratos culturais inadequados, como a não eliminação dos restos culturais e o cultivo dos melões próximo a antigos plantios que foram infestados pelos ácaros.

CONTROLE

Pode-se fazer o controle químico com Diazinon e Enxofre.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Produção de Melão
 
Curso CPT Produção de Mamão
 
Curso CPT Produção de Quivi (Kiwi)
 
Curso CPT Produção de Morango
 
Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
 
Curso CPT Produção de Mudas Frutíferas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rejane Valeriano da Silva

17 de nov de 2019

Eu gostaria de saber o valor em reais, dos prejuízos causados por Broca-das-cucurbitáceas e vaquinhas na cultura do melão. Vocês têm essa informação?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov de 2019

Olá, Rejane 

Tudo bem?

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

Infelizmente não disponibilizamos de tais informações, visto que os prejuízos são diferentes de propriedade para propriedade, sendo complicadíssimo mensurar a totalidade.

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!