WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que as mulheres devem treinar membros superiores?

Por muito tempo, acreditou-se que o treino de membros superiores não era estético para as mulheres

Mulher malhando - imagem meramente ilustrativa

João Carlos, professor do Curso CPT Musculação para AcademiaMembros Superiores, Inferiores, Abdominal e Glúteo, ressalta que as academias têm se tornado o recurso mais procurado por todos que desejam manter um corpo em forma, saudável e longe do sedentarismo.

Das atividades oferecidas por esses ambientes, a musculação é a mais praticada, fato que exige dos professores e dos personal trainers especialização na área para melhor instrução e desempenho de seus alunos e clientes. Nesse contexto, é fundamental entender por que o treino de membros superiores é importante, sobretudo para mulheres.

Por muito tempo, houve um preconceito por parte delas em relação aos treinos superiores, pois acreditava-se que o ganho de massa muscular nessa área era maior e, que, fisicamente, isso não era muito adequado para o sexo feminino. Contudo, essa teoria já foi refutada cientificamente.

O mito dos membros superiores

A crença de que as mulheres ganham músculos na parte superior mais facilmente é decorrente da observação do desenvolvimento deles com relação aos inferiores – a exemplo dos glúteos e coxas. Na parte superior, as mulheres acumulam menos gordura, e malhar essa região faz com que os músculos fiquem mais aparentes; também, são músculos menores, o que faz com que sejam evidenciados facilmente, mesmo com pouco esforço.

Por que as mulheres devem treinar membros superiores?

Apesar de o principal objetivo das mulheres ser, na maioria das vezes, ganhar coxas e glúteos, treinar membros superiores apresenta benefícios:

- Queima de gordura

Parece contraditório afirmar que o treino de membros superiores ajuda a queimar gordura. Mas, calma, a gente explica: mesmo sendo uma região onde se acumula menos gordura, qualquer parte do corpo queima gordura quando é treinada. Ainda, quando os músculos estão fortalecidos – não só os superiores –, o processo de perda de gordura se acelera.

- Fortalecimento

O fortalecimento dos ossos é outro benefício promovido pelo treino de superiores, haja vista que previne problemas na coluna, ajudando a construir a densidade óssea na região, fortalecendo, também, os músculos que envolvem a espinha. Consequentemente, a postura também melhora e os seios ficam mais empinados.

- Harmonia

Mesmo havendo uma queima de gordura geral, a definição dependerá da forma como os músculos serão trabalhados. Treinos que privilegiam apenas músculos inferiores geram flacidez na parte superior, o que prejudica a harmonia corporal.

Quais são os exercícios de superiores indicados para as mulheres?

- Supino (para o peitoral)

O supino pode ser realizado tanto na máquina, quanto com halteres. Sentado, ou deitado, a indicação de como realizá-lo e do número de repetições deve ser feita por um profissional. Esse exercício é considerado básico, valoriza o peitoral como um todo e admite variações na sua realização.

- Remada fechada (para as costas)

Para trabalhar a musculatura das costas, a remada fechada é uma boa opção. Se realizada na máquina, a posição correta é a sentada, com os joelhos levemente dobrados; se realizada com halteres, deve-se executar o exercício em pé, também com os joelhos levemente dobrados e com o tronco curvado para a frente.

- Elevação lateral (para os ombros)

A elevação lateral é um clássico para trabalhar a musculatura dos ombros e tem que ser realizada com halteres. De pé, os braços devem estar estendidos ao lado do corpo, com as palmas das mãos para dentro. Os halteres devem ser levantados até a linha dos ombros durante as repetições determinadas pelo educador físico.

- Rosca martelo (para os bíceps)

O bíceps é um músculo importante para dar força ao braço e admite adição de dificuldade para que seja mais “completo”. Também segurando os halteres, os cotovelos precisam estar bem estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos viradas para dentro.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Esporte:

Musculação para Academia – Membros Superiores, Inferiores, Abdominal e Glúteo
Personal Trainer
Ginástica Localizada

Fonte: Smart Fit News – smartfit.com.br/News/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!