
João Carlos, professor do Curso CPT Musculação para Academia – Membros Superiores, Inferiores, Abdominal e Glúteo, ressalta que as academias têm se tornado o recurso mais procurado por todos que desejam manter um corpo em forma, saudável e longe do sedentarismo.
Das atividades oferecidas por esses ambientes, a musculação é a mais praticada, fato que exige dos professores e dos personal trainers especialização na área para melhor instrução e desempenho de seus alunos e clientes. Nesse contexto, é fundamental entender por que o treino de membros superiores é importante, sobretudo para mulheres.
Por muito tempo, houve um preconceito por parte delas em relação aos treinos superiores, pois acreditava-se que o ganho de massa muscular nessa área era maior e, que, fisicamente, isso não era muito adequado para o sexo feminino. Contudo, essa teoria já foi refutada cientificamente.
O mito dos membros superiores
A crença de que as mulheres ganham músculos na parte superior mais facilmente é decorrente da observação do desenvolvimento deles com relação aos inferiores – a exemplo dos glúteos e coxas. Na parte superior, as mulheres acumulam menos gordura, e malhar essa região faz com que os músculos fiquem mais aparentes; também, são músculos menores, o que faz com que sejam evidenciados facilmente, mesmo com pouco esforço.
Por que as mulheres devem treinar membros superiores?
Apesar de o principal objetivo das mulheres ser, na maioria das vezes, ganhar coxas e glúteos, treinar membros superiores apresenta benefícios:
- Queima de gordura
Parece contraditório afirmar que o treino de membros superiores ajuda a queimar gordura. Mas, calma, a gente explica: mesmo sendo uma região onde se acumula menos gordura, qualquer parte do corpo queima gordura quando é treinada. Ainda, quando os músculos estão fortalecidos – não só os superiores –, o processo de perda de gordura se acelera.
- Fortalecimento
O fortalecimento dos ossos é outro benefício promovido pelo treino de superiores, haja vista que previne problemas na coluna, ajudando a construir a densidade óssea na região, fortalecendo, também, os músculos que envolvem a espinha. Consequentemente, a postura também melhora e os seios ficam mais empinados.
- Harmonia
Mesmo havendo uma queima de gordura geral, a definição dependerá da forma como os músculos serão trabalhados. Treinos que privilegiam apenas músculos inferiores geram flacidez na parte superior, o que prejudica a harmonia corporal.
Quais são os exercícios de superiores indicados para as mulheres?
- Supino (para o peitoral)
O supino pode ser realizado tanto na máquina, quanto com halteres. Sentado, ou deitado, a indicação de como realizá-lo e do número de repetições deve ser feita por um profissional. Esse exercício é considerado básico, valoriza o peitoral como um todo e admite variações na sua realização.
- Remada fechada (para as costas)
Para trabalhar a musculatura das costas, a remada fechada é uma boa opção. Se realizada na máquina, a posição correta é a sentada, com os joelhos levemente dobrados; se realizada com halteres, deve-se executar o exercício em pé, também com os joelhos levemente dobrados e com o tronco curvado para a frente.
- Elevação lateral (para os ombros)
A elevação lateral é um clássico para trabalhar a musculatura dos ombros e tem que ser realizada com halteres. De pé, os braços devem estar estendidos ao lado do corpo, com as palmas das mãos para dentro. Os halteres devem ser levantados até a linha dos ombros durante as repetições determinadas pelo educador físico.
- Rosca martelo (para os bíceps)
O bíceps é um músculo importante para dar força ao braço e admite adição de dificuldade para que seja mais “completo”. Também segurando os halteres, os cotovelos precisam estar bem estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos viradas para dentro.
Conheça os Cursos CPT da Área Esporte:
Musculação para Academia – Membros Superiores, Inferiores, Abdominal e Glúteo
Personal Trainer
Ginástica Localizada
Fonte: Smart Fit News – smartfit.com.br/News/
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.