WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pontos-gatilho ou ponto de dor: você já ouviu falar?

Os pontos-gatilho ou pontos miofasciais são áreas do corpo que não são muito sensíveis e dolorosas. Ao serem apalpados, percebe-se um nódulo no tecido mole, logo abaixo da pele

Pontos-gatilho ou ponto de dor: você já ouviu falar?   Artigos Cursos CPT

 

Os pontos-gatilho ou pontos miofasciais (também conhecidos como síndrome de dor miofascial) são áreas do corpo que não são muito sensíveis e dolorosas. Ao serem apalpados, pode-se sentir como um nódulo no tecido mole que se encontra logo abaixo da pele. Nesses locais, normalmente, ocorre uma concentração persistente de algumas fibras musculares (diferentemente da câimbra, quando um grupo muscular se contrai simultaneamente), e essa contração pode ocasionar uma dor espontânea ou após o estímulo mecânico desse ponto, podendo, inclusive, manifestar uma dor irradiada, ou reflexa, caracterizando a Síndrome Dolorosa Miofascial.

Existem dois tipos diferentes:


1. Pontos-gatilho ativo – os pontos-gatilho ativos apresentam dor, quando pressionados, mas não causam dor em outras partes do corpo.
2. Pontos-gatilho latentes – esse tipo de pontos-gatilho podem se apresentar indolor durante as atividades normais, porém sensível à palpação, podendo ser ativado quando o músculo está estirado, fadigado ou lesionado.

“Em todos os casos, eles também podem causar dor em outras partes do corpo. Por exemplo, um ponto-gatilho no pescoço pode causar dor nas costas quando pressionado ou mesmo sem a pressão”, afirma Marcelo Quaranta de Vasconcelos Pena, professor do Curso a Distância CPT Massagem Desportiva Pós-competição.

De forma geral, os pontos-gatilho estão na forma ativa, condição em que provocam dor exagerada ao movimento, limitando na sua realização, já que dificultam o músculo de alongar-se e contrair-se e podem, também, originar dor em outra região do corpo. Já os pontos-gatilho inativos podem ser descobertos apenas por meio da palpação, originando uma dor localizada.

Os pontos-gatilho podem afetar diversas estruturas, como os músculos esqueléticos, suas fáscias, tendões e ligamentos. A dor associada a ele também pode ocorrer em um local do músculo (que é o mais comum), em um músculo e até mesmo um grupo de músculos. Como músculo fica tensionado e com menor amplitude de movimento e com dor, essa condição piora com atividade ou esforço. Essa condição acarreta problemas diretos como as dores locais ou irradiadas pelo nódulo, mas também é comum ocorrerem sintomas secundários ou não diretos como sofrer de depressão. Fadiga e distúrbios comportamentais, geralmente, correlacionados com a dor e a diminuição da performance do atleta.

A estimulação dos pontos-gatilho ocasiona dores em que a duração é variável (segundos, horas, dias). A dor pode ser profunda, dolorida, e ardente, e às vezes como dor superficial.

Existem diverssas indicações de tratamento medicamentoso e não medicamentoso para debelar os pontos-gatilho, sendo a digitopressão uma das mais recomendadas. Essa técnica é utilizada ao longo de todas as massagens e não necessariamente após a competição. No entanto, nesse período poderão aparecer com mais frequência.

Apesar de doloridos, de forma geral, somente alguns atletas conseguem localizá-los e identificá-los para o massoterapeuta. Em muitos casos, eles conseguem somente identificar uma área dolorosa e tensão muscular. Outra indicação de pontos-gatilho é a diminuição da amplitude muscular resistente ao alongamento.

Nesses casos, o massoterapeuta deve realizar a apalpação muscular para identificar o local exato do ponto-gatilho, condição fundamental para que possa debelá-lo.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online CPT da área Esporte.
Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?