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Atividades físicas para diabéticos - 14 vantagens dos exercícios físicos

 

Atividades físicas para diabéticos - 14 vantagens dos exercícios físicos

 

Desde 1922, vários autores verificaram a interação da insulina com a atividade física e os benefícios no tratamento do diabetes. A partir de então, a tríade dieta, medicamentos (quando necessário), e exercício, fundamentados em um processo educacional, formam o princípio do tratamento do diabetes. Especificamente no diabetes tipo 1, ou insulinodependente, o exercício auxilia no controle da glicemia, porque durante a contração muscular a célula torna-se mais permeável à glicose, possibilitando, muitas vezes, ao indivíduo reduzir a dose de insulina.

Já no diabetes tipo 2, ou não insulinodependente, existe uma diminuição da resistência celular à ação da insulina, possivelmente ocasionada pela deformação dos receptores devido ao excesso de gordura corporal, característico nesses pacientes. O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado.

Principais vantagens:

1.Facilitam a queima de glicose pelos músculos, melhorando o controle diário do diabetes;
2.Nos obesos, colaboram com a redução do peso;
3.Aumentam a ação da insulina e dos hipoglicemiantes orais;
4.Aumentam o número de receptores e sua capacidade de ligação com a insulina (encaixes bioquímicos) em tecido gorduroso, músculos e outros órgãos, diminuindo, assim, a resistência da ação da insulina nesses tecidos;
5.Permitem aos bem controlados e com peso normal a ingestão de mais calorias correspondentes a esse gasto;
6.Reduzem os fatores de risco cardiovasculares;
7.Aumentam o fluxo de sangue muscular e a circulação nos membros inferiores, principalmente nos pés, prevenindo, assim, os efeitos da arteriosclerose;
8.Reduzem a quantidade diária de insulina;
9.Contribuem na redução do colesterol e dos triglicerídeos no sangue;
10.Colaboram na redução da pressão arterial;
11.Reduzem a perda de massa óssea (osteoporose), atuando como fator mecânico de reconstrução óssea;
12.Permitem a manutenção da massa magra (músculos);
13.Melhoram a disposição geral e a sensação de bem-estar;
14.Aliviam as tensões cotidianas e ajudam no controle da ansiedade.

Como vimos acima, a prática de atividades físicas promove não só benefícios fisiológicos como psicológicos, sendo o aspecto de lazer e entretenimento proporcionado pela prática de atividades físicas e esportivas, altamente desejável.

Os parâmetros psicológicos passíveis de mudança com o exercício físico podem ser assim visualizados:

Depressão - Diminui
Bem-estar - Aumenta
Atitude positiva em relação ao trabalho - Aumenta
Autoconfiança - Aumenta
Autoestima - Aumenta

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Esporte, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Atividades Físicas para Diabéticos.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Atividades Físicas para Diabéticos:

Exercícios físicos como prevenção e tratamento do diabetes

Exercícios mais adequados para os diabéticos

Medidas preventivas para a prática de atividades físicas

Principais exercícios aeróbicos para diabéticos

Principais funções dos exercícios aeróbicos

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