WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quanta energia fornece uma placa solar?

A quantidade de energia gerada por uma única placa solar é limitada. Uma placa solar de 0,4 m2, por exemplo, gera diariamente 11 Ah, energia

Quanta energia fornece uma placa solar?   Artigos Cursos CPT

 

A quantidade de energia gerada por uma única placa solar é limitada, afirma Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para o Meio Rural. Uma placa solar de 0,4 m2, por exemplo, gera diariamente 11 Ah, energia suficiente para manter acesa uma lâmpada fluorescente de 9 Watts, durante 12 h por dia, ou alimentar um aparelho de TV de 12 volts durante 6 h, ou operar um equipamento de rádio SSB durante uma hora, ou acionar uma bomba de 12 V durante o tempo suficiente para abastecer uma caixa d'água de 1.000 L por dia.

À medida que aumenta a demanda, torna-se necessário aumentar a quantidade de placas solares do sistema. Por exemplo:


♦ Com duas placas solares de 0,4 m2 cada, é possível fornecer energia para iluminação, TV e radiocomunicação, simultaneamente.
♦ Com quatro placas solares, é possível alimentar uma geladeira para conservação de vacinas.
♦ Com cinco placas, é possível alimentar um pequeno posto de saúde rural, com geladeira, iluminação e radiocomunicação, ou fornecer a energia necessária para iluminação, rádio, TV e bombeamento d'água para abastecimento de uma residência rural.

Para determinar a quantidade de placas solares necessárias para cada aplicação, você precisará responder às seguintes questões:


♦ Quais os equipamentos que deverão ser alimentados (lâmpadas, rádio, geladeira, televisor etc.) e qual sua voltagem de operação?
♦ Quanto consome cada equipamento (em Watts)?
♦ Qual o tempo de uso diário estimado?
♦ Como seu consumo em ampères (amperagem) pode ser calculado?

Será dividindo-se a potência de cada equipamento por sua voltagem. Com base nessas informações, você pode calcular o consumo total dos equipamentos em Watts-hora (Wh) ou em Ampères-hora (Ah).

Você deve ter em mente que a quantidade de aparelhos alimentados simultaneamente não é o que determina a quantidade de placas necessárias, e sim o tempo total de uso diário de cada aparelho. Por exemplo, uma única placa solar, de 0,4 m2 de área, fornece a energia necessária para alimentar uma lâmpada durante 12 h por dia, ou duas lâmpadas durante 6 h, ou três lâmpadas durante 4 h etc.

É também importante ter em mente que a Energia Solar deve ser usada de forma racional. Uma lâmpada acesa desnecessariamente em um cômodo não-ocupado significa o desperdício de parte da energia produzida pela placa solar, energia que poderia estar sendo usada para outra finalidade.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Sistema solar fotovoltaico: o que é e como funcionamento
- Por que os sistemas solares de energia estão em alta? Confira!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!