
"Os estudos apontam e a prática confirma que a geração de energia elétrica na fazenda, por meio da instalação de uma microcentral rural, é uma alternativa altamente viável", explica Prof. Augusto Nelson Carvalho Viana do Curso CPT Como Montar e Operar uma Microusina Hidrelétrica na Fazenda.
A implantação de uma microusina na fazenda apresenta inúmeras vantagens, entre elas podemos dizer:
- Apresentam concepção simplificada, que lhes proporcionam baixo custo de implantação e manutenção, e facilidade na operação;
- Apresentam vida útil elevada, podendo atingir 50 a 60 anos de funcionamento;
- Proporcionam a geração de energia elétrica que permite ao produtor acionar praticamente todos os tipos de máquinas agrícolas, iluminar residências e bombear água para sistemas de irrigação;
- As linhas de eletrificação rural das concessionárias são, na maioria das vezes, monofásicas, enquanto as das microusinas podem ser trifásicas.
A vantagem das linhas trifásicas é a de permitirem o acionamento de motores trifásicos que, por sua vez, custam menos que os monofásicos e demandam menores custos de manutenção.
As microusinas são as mais adequadas para serem implantadas nas fazendas, para possibilitar o fornecimento de eletricidade às propriedades rurais. Por isso, elas são conhecidas como microcentrais rurais. Elas são construídas, aproveitando-se pequenos cursos d’água e se forem observados os critérios exigidos causam o mínimo de impacto ambiental.
Em certos casos, é mais viável a instalação de uma microusina rural que a construção de uma linha de transmissão para usar a energia fornecida por uma concessionária.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.