WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo integrado de dejetos animais. Sim, não e por quê?

Sim. Ao mesmo tempo em que se produz deve-se dar um destino seguro aos dejetos minimizando-se os riscos de contaminações e agregando-se valor às atividades realizadas nas propriedades

Manejo integrado de dejetos animais. Sim, não e por quê?   Artigos CPT

Nos dias atuais é inadmissível que os sistemas modernos de produção sejam fundamentados no objetivo de produzir alimentos, visando apenas a quantidade e a qualidade. Até aí tudo bem, mas o que isso significa? Como deve ser na prática? No que os sistemas modernos de produção devem se atentar? Pois bem, vamos lá.

Segundo o Dr. Jorge de Lucas Júnior, professor do Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores, “ao mesmo tempo em que se produz é necessário que os sistemas busquem condições adequadas para dar um destino seguro aos dejetos gerados na produção, para que os riscos de contaminações sejam minimizados e, ainda, se consiga agregar valor às atividades realizadas nas propriedades.”

Um manejo integrado dos dejetos de animais poderá ser obtido, fazendo-se a reciclagem dos mesmos por meio da utilização dos biodigestores, que são sistemas de fácil construção e operação. Após serem diluídos em água, os dejetos, colocados no interior dos biodigestores, sofrerão o processo de biodigestão anaeróbia (fermentação), promovida por bactérias que agem na ausência de oxigênio. Durante esse processo, ocorrerá no interior do biodigestor a transformação dos dejetos em biofertilizante com a liberação de um gás combustível (biogás), composto principalmente por metano.

O biogás produzido poderá ser utilizado em diversos equipamentos, como os de queima direta (acionamento de motores, fogões, aquecedores para animais e outros equipamentos de queima direta, utilizados para acionar geradores de energia elétrica). Já o biofertilizante poderá ser utilizado na agricultura para adubação das culturas, uma vez que apresenta uma considerável redução da carga orgânica poluente e dos organismos transmissores de doenças, existentes nos dejetos.

Portanto, além de não contribuir com a contaminação do meio ambiente, o produtor que realizar a reciclagem dos dejetos gerados pelos animais, através do uso de biodigestores, também reduzirá os custos com energia utilizada no processo de produção e com a compra de fertilizantes para as lavouras.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores? Assista ao vídeo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Energia Alternativa
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!