WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Como gerar energia eólica para bombear água na propriedade rural

A energia eólica pode ser instalada na propriedade rural para bombear água de rios, lagos e lençóis freáticos, pois se trata de uma técnica simples, segura e de custo relativamente baixo

A energia eólica pode ser instalada na propriedade rural para bombear água de rios, lagos e lençóis freáticos

 

A energia eólica provém da energia solar, uma vez que os ventos são originados como decorrência do aquecimento desuniforme da atmosfera pela radiação sol ar. Essa desuniformidade no aquecimento da atmosfera é causada, principalmente, pela orientação dos raios solares e pelos movimentos do planeta.

Uma estimativa de energia total disponível dos ventos ao redor do planeta pode ser feita a partir da hipótese de que, aproximadamente, 2% da energia solar absorvida pela Terra é convertida em energia de movimento dos ventos. Esse percentual, embora pareça pequeno, representa centenas de vezes a potência anual instalada nas centrais elétricas do mundo.

Uso da energia eólica para bombear água na propriedade rural

Os rotores multipás são amplamente utilizados em bombeamento de água devido ao alto torque que eles proporcionam com ventos de baixa velocidade (fracos). Esses rotores adaptam-se perfeitamente às características das bombas mecânicas, tendo baixa rotação e alto torque. Existem regiões onde os ventos não são suficientes para geração de energia elétrica, mas atendem satisfatoriamente ao bombeamento de água.

No meio rural, o bombeamento de água é uma atividade muito importante, e , por isso, faz- se necessária em praticamente todos os locais. A água, que é utilizada no abastecimento de residências, estábulos, pocilgas, aviários, bebedouros, e em outros locais, normalmente é fornecida por meio de bombeamentos, onde são utilizadas bombas, centrífugas ou axiais, acionados por motores elétricos ou de combustão interna, a diesel ou gasolina, instalados próximos das fontes de água.

A energia eólica pode representar uma solução técnica e econômica para essas situações, devendo, para isso, apenas haver vento em quantidade satisfatória no local. A utilização de rotores multipás acionando bombas para bombeamento de água já é muito utilizada no Brasil, e com sucesso, pois se trata de uma técnica simples, segura, e de custo relativamente baixo.

Esses sistemas permitem bombear até 3.000 litros de água por hora, a profundidades de até 60 metros e podem elevar a água a alturas de até 50 metros, e a distâncias de até dois quilômetros, com um custo de energia praticamente nulo, uma vez que a fonte de potência, que é o vento, é de graça.

Esses sistemas eólicos podem ser instalados para bombear água de rios, lagos, açudes, poços freáticos, ou artesianos. Dependendo do modelo do sistema eólico e da disponibilidade de vento, no local, um sistema deste consegue bombear até 20.000 litros de água por dia. Entretanto, como o nem sempre ocorre todos os dias com a intensidade e a duração necessária, recomenda- se construir um depósito que permita armazenar maior quantidade de água possível.

Praticamente, um sistema eólico para bombeamento de água é constituído por um rotor multipás; um mecanismo de controle de orientação; uma caixa de redução e de transmissão de velocidades; uma torre reforçada, que será a responsável por sustentar o rotor, o leme e a caixa de redução e de transmissão de velocidades; um pistão; e uma bomba de pistão.

Em geral, esses sistemas entram em funcionamento com velocidade do vento mínima de 1,4 metros por segundo, o que equivale a cinco quilômetros por hora .

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água da área Energia Alternativa.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

João José Gomes Soares

18 de out de 2019

Fazer curso

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de out de 2019

Olá, José

Como vai?

Na área em questão o CPT disponibiliza o Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água. Onde todo conteúdo é abordado passo a passo por um especialista na área.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosmaente,

Erika Lopes

Paula Vitória da Silva Machado

27 de ago de 2019

Texto me ajudou muito.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago de 2019

Olá Paula Vitória da Silva Machado,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Que bom que gostou do nosso texto, ficamos felizes em saber que o artigo te ajudou.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

José Dos Reis Pereira

8 de jun de 2019

Gostei das publicações, são ótimos pretendo adquirir

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jun de 2019

Olá José dos Reis Pereira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou do no artigo e que tem interesse em adquirir nossos produtos.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos sobre energia alternativa.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!