WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sua região venta muito? Gere eletricidade e economize na conta de luz

Você sabia que é possível economizar na conta de luz usando o vento a seu favor? Acredite, isso é verdade e economicamente viável

Sua região venta muito? Gere eletricidade e economize na conta de luz

 

Você sabia que é possível economizar na conta de luz usando o vento a seu favor? Acredite, isso é verdade e economicamente viável. Basta, apenas, ventar muito em sua região.

De acordo com Antônio Leite de Sá, Pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL, “o nome certo que se dá para esse tipo de energia é “eólica”, uma fonte limpa, renovável, de pequeno impacto ambiental e que tem crescido muito nos últimos anos. Antônio de Sá também é Professor do professor do Curso CPT Energia Eólica – Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água.


Em várias regiões do mundo, por exemplo, órgãos governamentais e a iniciativa privada têm investido fortemente nessa fonte de energia (energia eólica), desde a produção em larga escala, até a produção de energia elétrica para atender pequenas comunidades ou fazendas individuais nos países em desenvolvimento.

Aqui, no Brasil, a utilização da energia eólica, assim como de outras fontes de energia renovável, tem sido impulsionada, além dos fatores já mencionados, pela necessidade do aumento da oferta de energia elétrica para atender à demanda provocada pelo crescimento econômico.

E qual a vantagem da energia eólica sobre as demais fontes de energia?


Pois bem, vamos lá. Comparada com outras fontes de geração de energia através de fontes renováveis, o aproveitamento da energia eólica, em locais com evidências objetivas de ventos e dados confiáveis disponíveis, é de rápida implementação, podendo, inclusive, ser uma alternativa às demandas de curto prazo.


A melhor parte, que vou dizer agora, é que medições já realizadas indicam que o Brasil possui um grande potencial eólico, com características que contribuem para melhorar a qualidade da nossa matriz energética.


Em várias sub-regiões do Norte e do Nordeste brasileiro, por exemplo, onde já existiam outros sistemas de geração de energia elétrica (por hidrelétricas), o comportamento dos ventos facilita a sua complementariedade, visto que o período em que o volume de água das represas é menor, é também aquele em que obtemos os melhores ventos.


Se você tem uma propriedade rural, que se encaixe nesses parâmetros, pense com atenção nessa possibilidade. A energia eólica poderá ser aproveitada para atender a duas finalidades: o bombeamento de água e a geração de eletricidade. Agora imagine o quanto você poderá ganhar com isso? Imagine o que mais poderá ser implantado na sua propriedade, aproveitando essa nova possibilidade?


Sistemas específicos para bombeamento de água, nos quais são utilizados os rotores multipás, geralmente representam uma alternativa viável de utilização nas propriedades rurais, uma vez que eles necessitam de ventos relativamente de baixa velocidade para funcionarem (velocidade do vento acima de 1,4 m/s ou 5 km/h); são capazes de extrair água do subsolo, a profundidades de 60 metros ou mais; e podem bombear mais de 3 mil litros de água por hora de funcionamento.


Os sistemas eólicos para geração de eletricidade (aerogeradores) são simples e de custo competitivo, podendo ser facilmente instalados nas propriedades rurais para funcionar como fonte principal de energia elétrica, nas situações onde não há nenhuma outra fonte de energia elétrica, ou complementar, isto é, em situações onde já existe outra fonte de energia elétrica, mas o sistema eólico será introduzido para atender apenas parte das cargas, cujo objetivo, neste caso, é a redução
de custo.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 



Conheça os Cursos CPT da Área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?