WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que converter a energia solar em térmica, luminosa ou elétrica?

O aproveitamento da radiação solar, por meio do uso de sistemas de captação e conversão em outra forma de energia (térmica, luminosa, elétrica entre outras), oferece uma gama de vantagens

Por que converter a energia solar em térmica, luminosa ou elétrica?   Artigos Cursos CPT

 

O aproveitamento da radiação emitida pelo Sol, por meio do uso de sistemas de captação e conversão em outra forma de energia (térmica, luminosa, elétrica entre outras), oferece uma gama de vantagens, afirma Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para Aquecimento de Água. São elas:


a) A radiação solar é uma fonte de energia abundante, renovável, gratuita e que também não agride o meio ambiente. Por isso, há muito tempo, ela vem sendo considerada uma das alternativas energéticas mais promissoras de ser utilizada pelo homem.

b) Pode-se dizer que o aproveitamento da energia solar é revertido na conservação de recursos naturais, uma vez que cada quilowalt-hora de energia captado do Sol significa uma economia desse mesmo valor das fontes convencionais de energia (hidrelétricas, gás natural, lenha, óleo diesel). Isso contribui para a preservação do meio ambiente.

c) Diferente do que acontece com outras formas de energia, a energia solar é limpa, ou seja, não libera nenhum tipo de poluente ao meio ambiente. Isso se deve ao fato de que a sua geração, a captação, a transformação e o aproveitamento não envolvem nenhum tipo de poluição;

d) A energia solar está presente em praticamente todas as regiões habitadas do mundo. Por isso, ela é aplicável em quaisquer circunstâncias, ou seja, pode ser transformada em energia elétrica e energia térmica. Como fonte de energia para aquecimento de água, pode ser utilizada:
♦ No aquecimento de água para uso residencial, em geral; para uso comercial e industrial;
♦ No aquecimento de ar para ser utilizado na secagem de produtos agrícolas, como, por exemplo, em grãos; e
♦ No aquecimento de ambientes, de modo geral. Neste caso, os sistemas de aquecimento de água captam a energia solar e a transformam em energia térmica, que irá aquecer a água até a temperatura desejada.

Como fonte de energia elétrica, ela pode ser aplicada em diversas situações, tais como:
♦ Uso residencial; Repetidoras remotas de rádio e TV; Camping, moto-homes e barcos de passeio; Dessalinização de água; Iluminação pública; Sinalização marítima; e Abastecimento de campos avançados, militares e científicos. A transformação da energia solar em energia elétrica é obtida através da tecnologia fotovoltaica, que é um sistema que utiliza materiais especiais capazes de converter a luz solar em energia elétrica;

e) Os sistemas de captação e de conversão, seja fotovoltaico ou de aquecimento de água, caracterizam-se por apresentarem uma grande disponibilidade, modularidade, portabilidade e simplicidade de instalação dos equipamentos utilizados, manutenção mínima e vida útil prolongada. Por isso, esses sistemas aplicam-se a várias áreas e atividades.
♦ Simples instalação: os sistemas solares para captação da energia solar, bem como os demais equipamentos utilizados, são facilmente instalados.
♦ Manutenção mínima: os módulos solares não sofrem nenhum tipo de desgaste e não consomem matéria-prima, no processo de captação e de transformação da energia solar. Por isso, a manutenção se restringe apenas à realização de limpezas, quando houver incrustações de material (poeira, folhas secas, mofos etc.) que possam afetar a transparência do vidro dos módulos e a sensibilidade do mesmo.
♦ Vida útil prolongada: não se pode ainda definir, com exatidão, qual é a durabilidade média dos sistemas solares para captação de energia solar, para as condições brasileiras. O que existe, de fato, são sistemas solares instalados há mais de 30 anos, em perfeitas condições de funcionamento. Esse fato nos dá total segurança em dizer que a vida-útil desses sistemas é superior a 30 anos.

f) Redução do custo com energia elétrica: o consumo de energia solar é gratuito. Assim, os investimentos iniciais para a instalação do sistema, que a princípio poderão parecer elevados, serão distribuídos ao longo de vários anos, correspondendo a um baixíssimo custo mensal de energia. Portanto, podemos concluir que a implantação de um sistema solar irá proporcionar uma considerável redução da conta de energia elétrica no final do mês, uma vez que a energia solar é gratuita;

g) “O Sol brilha para todos”! Fazendo jus a esse ditado, praticamente todas as pessoas poderão usufruir da energia solar. Apenas as regiões geladas do Globo, que se encontram além dos círculos polares, têm restrições quanto ao uso da energia solar.

Assim, fora dessas regiões, a energia solar é a solução para se levar energia para aqueles locais mais remotos (de difícil acesso) ou que o fornecimento de energia via concessionárias é economicamente inviáveis, principalmente por causa das grandes distâncias até as redes de distribuição das fornecedoras de energia.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Fonte de energia natural e inesgotável? O Sol!
- O Brasil recebe pouca radiação solar durante o ano. Verdade ou mentira?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!