WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Economizar energia envolve os diversos setores da indústria

Eficiência no uso da energia elétrica refere-se ao seu emprego de forma racional, propiciando o mesmo produto ou serviço com menor consumo

Economizar energia envolve os diversos setores da indústria

Atualmente, a energia elétrica é um elemento imprescindível para o bem-estar do homem. O crescente aumento da população e as demandas da sociedade exigem, a cada dia, maiores quantidades dessa energia, mas a limitação nos recursos para sua produção aponta para a  necessidade de se utilizar a eletricidade de forma eficiente.


Formalmente, a eficiência no seu uso refere-se ao seu emprego de forma racional, propiciando o mesmo produto ou  serviço com menor consumo, eliminando desperdícios e reduzindo os impactos ambientais.

O setor industrial é responsável por uma expressiva fração do consumo energético nacional. Portanto, é esperado que, se essa energia for utilizada de forma racional, qualquer economia será bastante expressiva, possibilitando, entre outros benefícios, a obtenção de produtos mais baratos, pois o custo de produção será menor.


A energia economizada poderá ser utilizada em outras atividades e, com isso, o meio ambiente também será preservado, pois o aumento da eficiência energética diminui a necessidade de construção de novas usinas geradoras.

É muito importante que, além de se enquadrar corretamente na modalidade tarifária, também sejam estudadas as possibilidades de se fazer o remanejamento das cargas instaladas, principalmente retirando-as do horário de ponta e transferindo-as para outro, de forma que essa combinação resulte na redução das despesas com a energia elétrica e não sobrecarregue o sistema elétrico.


A metodologia de análise tarifária é uma das estratégias utilizadas para se obter a redução dos custos com energia nas indústrias, identificando como essa é utilizada nos seus processos de produção e de que forma ela será cobrada pela concessionária que a fornece.


O motor é a máquina elétrica mais utilizada no setor industrial, e por isso é responsável pela maior parcela do processamento de energia do país. Avaliado seu carregamento é possível realizar um estudo técnico-econômico, cujo objetivo é subsidiar informações no sentido de se tomar decisões quanto à compra, substituição e reparo do mesmo.


Tecnicamente, é necessário calcular se há economia de energia ao se adotar uma nova medida proposta em relação à situação atual.


A iluminação de uma indústria é um fator que deve ser planejado de forma a proporcionar conforto, bem-estar e facilitar os processos de produção. Sua eficiência está associada às características técnicas de rendimento dos equipamentos e do conjunto de elementos internos, destacando-se principalmente lâmpadas, luminárias, reatores, circuitos de distribuição ou setorização, aproveitamento da luz natural, cores internas e distribuição da mobília no ambiente.


Há mais de um século, o ar comprimido é usado amplamente na indústria, como fonte de energia de acionamento. Quase toda instalação industrial, desde uma pequena oficina até uma grande indústria, tem algum tipo de sistema de ar comprimido.


Depois da energia elétrica, esse é o insumo de maior utilização na indústria de transformação. Existem vários tipos de compressores de ar, baseados em princípios de funcionamento distintos, que os tornam mais ou menos indicados para diferentes aplicações.


Em cada um pode-se obter economia de energia e, para isso, é necessário ter cuidados especiais que visem a sua utilização com o máximo de eficiência.

Outro ponto importante é a correção do fator de potência. O limite mínimo para o fator de referência para as instalações elétricas das unidades consumidoras é de 0,92.


Quando uma instalação elétrica apresenta um baixo fator de potência, significa que ela apresenta uma baixa eficiência no aproveitamento da energia elétrica fornecida e, portanto, sofrerá penalização na conta de energia elétrica.

A competitividade de toda indústria passa pela redução do custo de produção. Nesse processo, as técnicas para conseguir economia com a energia elétrica devem ser conhecidas e aplicadas.


Gostou da matéria?
Deixe um comentário e compartilhe com os seus amigos!
Por Equipe CPT de Redação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Tadeu Rosa martins

12 de nov. de 2017

Gostaria de ter mais informações desse curso !

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de nov. de 2017

Olá, Tadeu.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

MAURICIO BARBOZA DE JESUS

2 de jul. de 2016

CONTEÚDO MUITO BOM. PROPORCIONANDO MELHOR APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS ECONÔMICAS.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jul. de 2016

Olá Maurício,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

alice

23 de out. de 2014

Gostei.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out. de 2014

Olá, Alice!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Como Economizar Energia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ALONSO BATISTA DA COSTA

28 de jul. de 2014

preciso reduzir em 10% do consumo de energia na empresa que trabalho.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de jul. de 2014

Olá, Alonso!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

edesio pedrosa da silva

9 de jun. de 2012

Preciso comprar um curso de comandos elétricos, quadros de comando e interpretação de desenhos. Vocês tem este curso. Caso tenham entrem em contato pois já sou cliente de vocês. Obrigado,

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de ago. de 2012

Olá, Edésio!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!