WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Distribuição elétrica na fazenda

A eletrificação é um fator importantíssimo para o desenvolvimento humano, econômico e social, principalmente na área rural

 A área rural, diferente do que se possa imaginar, também tem usufruído das boas condições propiciadas pela energia elétrica

Como todos sabemos, a energia elétrica é responsável pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Atualmente, seus benefícios podem ser vivenciados não só no meio urbano, como também em áreas rurais. As benfeitorias são muitas e podem ser observadas tanto sob a ótica do conforto doméstico, quanto sob melhores possibilidades de emprego e produção. Portanto, hoje é comum dizer que a energia elétrica é um insumo indispensável ao processo de desenvolvimento.

É quase inaceitável pensarmos, hoje, em viver sem o conforto proporcionado pela energia elétrica, como geladeiras, fornos micro-ondas, televisões, computadores, chuveiros, computadores, etc. Seu uso é tão corriqueiro que, muitas vezes, só nos damos conta de sua ausência quando há uma queda de energia. E a evolução não para por aí.

A área rural, diferente do que se possa imaginar, também tem usufruído das boas condições propiciadas pela energia elétrica. Pode-se dizer, inclusive, que a eletrificação é um fator importantíssimo para o desenvolvimento humano, econômico e social dessa população permitindo-lhe o acesso à melhores condições de saúde, educação, trabalho, lazer, informação, segurança, enfim, uma melhora considerável em sua condição de vida.

A pergunta em questão é: Como e o que fazer para levar ao campo, a energia elétrica? A resposta é bem simples. Sabe-se que no Brasil, 90% da energia elétrica produzida é proveniente do aproveitamento hidroelétrico.

“A energia elétrica, produzida nas usinas hidrelétricas, são levadas até a subestação elevadora (SE) de tensão e de lá partem os condutores que formam a linha de transmissão, responsável por conduzir a energia elétrica gerada até aos centros consumidores, chegando 'a subestaçãqo Abaixadora (SA) de tensão de transmissão 969 a 750 kV) em tensão de distribuição (13,8 a 34 kV)”, afirmam os Professores José Dermeval Saraiva Lopes e Nelson Fernandes Maciel, do curso Distribuição de Energia Elétrica na Fazenda, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 Em cada propriedade é instalado um transformador e este, por sua vez, transformará a energia de alta tensão em energia de baixa tensão, possibilitando, assim, o seu uso na propriedade

Da linha tronco rural são retiradas as derivações que alimentam as fazendas individualmente ou em grupo. Em cada propriedade é instalado um transformador e este, por sua vez, transformará a energia de alta tensão em energia de baixa tensão, possibilitando, assim, o seu uso na propriedade. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto, começando pelo cálculo da demanda.

Cálculo da demanda

É importante que se saiba que a energia elétrica é obtida a partir de todos os outros tipos de energia. Através de sistemas elétricos complexos, a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro. Para que isso seja possível, ela passa por quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.

A determinação da demanda máxima instantânea permitirá a definição da potência do transformador a ser adquirido para determinada propriedade rural. As cargas elétricas a serem instaladas devem prever, também, as cargas necessárias para a alimentação de equipamentos, a serem instalados no futuro. Abaixo, uma demonstração de cálculo:

                              
Residência
2.000 Watts para a iluminação
3.500 Waltts de tomadas
3.600 Waltts de chuveiro

Galpão
1 Misturador de ração de 7,5 cv

Oficina
1 Serra circular de 5 cv
1 Esmeril de 5 cv
1 furadeira de 0,25 c

Agroindústria
5 Motores de 1 cv cada
1 Motor de 1cv
2 Motores de 3 cv cada

Irrigação
1 Conjunto de Moto-bomba de 10 cv

Depois de conhecidas as cargas, deverá ser feito o cálculo do horário em que elas estarão em uso para, desta forma, proceder à distribuição de uso. A demanda total de carga, em cada horário, é obtida somando-se as demandas existentes em cada ponto de consumo. A demanda total de cargas residenciais, por exemplo, é obtida através da divisão da demanda em W por 1.000 e o resultado, convertido para kVA.

Implantação da rede interna
 
É necessário que se conheça os materiais que serão utilizados na implantação da rede interna, assim como os detalhes construtivos da rede e suas características. São eles:

Poste de madeira: Em propriedades rurais, os de madeira são os mais utilizados devido à facilidade de encontrá-las na fazenda. A madeira, neste caso, deve ser bem resistente uma vez que ficará exposta às intempéries do tempo. Há de se considerar, também, que o poste ficará enterrado ao solo, portanto deverá ter resistência o suficiente para não apodrecer. O comprimento do poste deve ser suficiente para manter a altura mínima recomendada do condutor ao solo (4,50 a 5,50 m).

Poste de concerto: Estes podem ser construídos na própria fazenda, sendo o mais comum aqueles de seção quadrada.

Fixação dos postes: Para a fixação, em terreno normal, a profundidade dos buraco deve variar de acordo com o comprimento do poste. O diâmetro do buraco deverá ter o diâmetro do poste mais 20 cm. Deve-se evitar a locação do poste em terreno rochoso ou pantanoso.

Estaiamento: Para manter a estabilidade dos postes, deve-se usar a técnica do estaiamento. Desta forma, evita-se a sua inclinação ou a sua quebra devido aos esforços provocados pelos condutores elétricos.

Instalação econômica de isoladores: Deve-se utilizar, para se obter um resultado econômico, o isolador preso diretamente ao corpo do poste.

Emenda de condutores: É muito importante que se dê uma atenção especial às derivações e emendas, pois elas provocam a perda de potência e causam o aquecimento do condutor na emenda. Grande parte dos acidentes ocorrem devido ao mau contato nestes pontos, podendo haver centelhamento e destruição do isolamento plástico, resultando em curto circuito.

Vãos da rede: O vão da rede é o espeço que existe entre um poste e outro. Devido ao peso dos condutores, a dimensão entre um e outro poste dependerá do vão da rede e da temperatura média da região.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Eletricidade na Fazenda.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marcos Henrique Cardoso Oliveira

28 de nov de 2019

Bom dia, iniciarei uma obra de um laticínio, e próximo existe um poste de madeira para sustentação dos fios da rede elétrica. Liguei na CEMIG e não consegui respostas. Queria saber a distancia mínima da edificação ate esta rede. Vou cerca a edificação com alambrado qual a distancia mínima desta fiação. Desde já grato!

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de dez de 2019

Olá,Marcos Henrique 

Como vai?

Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região antes de realizar qualquer tipo de construção. Assim, evita-se problemas futuros.

Atenciosamente,

Erika Lopes

José Luiz almeida

10 de nov de 2019

Qual fio posso usar do poste para dentro de casa.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de nov de 2019

Olá,José Luiz

Tudo bem?

Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente. Assim, evita-se problemas futuros.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Vera Lúcia de Oliveira

11 de ago de 2019

Tenho 24 mil metros onde era um sítio dividimos em terrenos de 2000 metros e precisamos fazer uma nova rede pois só existe uma rede na casa principal como poderia fazer com baixo custo porque todas as opção até agora gera em torno de 24 mil reais. Se puderem me ajudar ficarei muito grata.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de ago de 2019

Olá Vera Lúcia de Oliveira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para fazer uma nova rede de distribuição elétrica, é necessário a utilização de materiais e qeuipamentos de primeira qualidade, visto os perigos que uma rede mal feita pode causar. Além dos materiais e equipamentos, é fundamental contratar profissionais capacitados. Sendo assim, não é aconselhável a utilização de materiais de segunda linha e nem arriscar na contratação de profissionais não capacitados.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Delvan Luz

28 de jun de 2019

Boa noite, tudo bom? Minha residencia fica a 900 metros do transformador da Coelba. Será que a energia chega boa em minha residência?

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de jul de 2019

Olá Delvan Luz,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A qualidade da energia que chega em sua residência, depende bastate da distribuição e dos condutores utilizados pela Coelba, e não necessariamente, da distância entre a residência e o transformador.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

 

Emanoel Nilo Câmara

12 de nov de 2018

Tenho um sítio com área equivalente a 5ha aproximadamente, mas preciso de um poço para otimizar a minha criação de ovinos e caprinos, além de poder contar com o início de irrigação para plantio diversos. Como conseguir energia para funcionar o possível poço de aproximadamente 70 m de profundidade?

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de nov de 2018

Olá Emanoel,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Sugerimos q consulte um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Neiva Raffo

23 de ago de 2017

No meu sítio, vou precisar levar eletricidade ate a casa que ficará a 700mt da estrada. Gostaria de saber qual a distancia entre os postes para um terreno plano com temperaturas que variam entre 10 e 30 graus durante o ano.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de ago de 2017

Olá, Neiva.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure um engenheiro elétrico pra orientação mais precisa.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Frederico Ribeiro

23 de ago de 2017

Escreva o seu comentário...gostei da aula me foi muito útil e favoravel foi de +.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de ago de 2017

Olá, Frederico.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Luiz Santos (Nuno)

12 de jan de 2017

Muito bom, foi útil, estava precisando para realizar a rede no meu sitio, estava com dúvida quanto a altura do poste. E quanto a temperatura da região, no meu caso norte de minas muito quente, os cabos deve ficar esticado ou não. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jan de 2017

Olá Luiz,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Os cabos não devem ficar nem muito e nem pouco esticados, para mais informações seria interessante consultar um técnico na área para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

marcos

18 de set de 2016

Bom dia! Gostaria de saber qual o transformador ideal para um sitio com uma casa de três quartos uma cozinha dois banheiros uma bomba de poço artesiano. E uma piscina e se você tem um curso certo para essa área. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de set de 2016

Olá Marcos,

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rildo Aparecido Pereira

12 de mai de 2015

Bom Dia! qual o transformador ideal para um sitio de meio alqueire, e 4 casas de 3 quartos 1 cozinha conjugada banheiro e área externa. bomba d"agua 3cv esmeril e outros. e como adquirir.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de mai de 2015

Olá, Rildo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante consultar um especialista para mais informações de como proceder.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!