WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Instalação de para-raios para garantir a segurança da sua propriedade

O Brasil é um país em que há muita ocorrência de raios, que são responsáveis por diversos acidentes e mortes

Para-raios - imagem ilustrativa

A instalação de para-raios é essencial para evitar acidentes elétricos. Esses acidentes podem trazer consequências irreversíveis para a propriedade e para a vida do produtor. Os para-raios são ainda mais importantes em todas as áreas, tanto urbanas, quanto rurais, sendo indispensáveis em regiões mais altas ou onde há descampados.

José Osvaldo, professor Curso CPT Proteção Contra Raios na Fazenda, afirma que adotar um sistema de proteção contra raios reduz bastante o risco de acidentes elétricos. Os sistemas de proteção contra raios servem para fazer com que os raios se encaminhem para a terra, onde se difundem no solo, o que evita acidentes.

Grande incidência de raios no território brasileiro

Pesquisas mostram que aproximadamente 100 milhões de raios caem anualmente no território brasileiro, o que causa muitas mortes humanas e animais. Além disso, os raios também causam danos materiais.

A época em que há maior incidência de raios é o verão, uma vez que há mais chuvas e tempestades.

Acidentes e prejuízos

Os prejuízos decorrentes dos acidentes causados por raios são catastróficos. Anualmente, os valores podem chegar a centenas de milhões de reais, além das mortes e ferimentos humanos, que são incalculáveis financeiramente.

A utilização dos para-raios pode diminuir drasticamente esse impacto. Na cidade, já é comum a utilização da proteção contra raios, sendo necessário também que essa proteção esteja presente nas regiões rurais em casas, silos, currais e até mesmo em pastos, para evitar a perda de animais.

Como instalar um sistema de proteção contra raios

Existem empresas especializadas na instalação de para-raios, além de consultorias técnicas de cooperativas ou associais agropecuárias, as quais dispõem de técnicos para fazer as indicações necessárias para cada propriedade.

O produtor deverá procurar os profissionais indicados para garantir que seja implementado um sistema de proteção contra raios seguro e adequado à sua propriedade.

Ao instalar um sistema de proteção contra raios, busque se atualizar e pesquise as novas técnicas, as quais podem ser mais eficientes e obter um custo mais sustentável para sua propriedade.

Dicas para evitar ser atingido por raios durante tempestades

As chances de um raio acertar uma pessoa não são grandes, mas ainda assim é muito importante tomar as precauções necessárias. No campo, não se deve se expor a situações perigosas, como ficar em áreas abertas durante uma tempestade, ou se abrigar embaixo de árvores, pois estes locais não são seguros.

Durante uma tempestade, o melhor a se fazer é se abrigar em um local com proteção para-raio, onde é possível ficar tranquilo. Caso não haja uma instalação de proteção contra raios, um lugar seguro para se abrigar é dentro de um carro, pois devido a um princípio físico, caso um raio incidisse sobre o carro, a eletricidade circularia por toda a carroceria e seria descarregada no solo, sem causar nenhum dano a quem estivesse dentro do veículo.

Outros cuidados também podem ser tomados durante uma tempestade para evitar acidentes com raios, como:

- Não entrar em piscinas, no mar ou chuveiro;

- Se manter distante de objetos metálicos, inclusive portas ou janelas de metal;

- Não falar ao telefone, pois um raio pode ser transmitido pela fiação.

Caso alguém seja pego de surpresa durante uma tempestade, em campo aberto, é necessário se agachar, e não tentar correr, nem se deitar, pois o risco pode ser muito grande. Agachado com os pés unidos e sem encostar outra parte do corpo no chão além das solas dos pés é a posição menos arriscada.




Conheça os Cursos CPT da Área Energia:

Curso Proteção Contra Raios na Fazenda
Curso Distribuição Elétrica na Fazenda
Curso Instalações Elétricas em Edificações Rurais

Fonte: Rural News – Ruralnews.com.br
Por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!