WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Saiba mais sobre cerca elétrica rural

A cerca elétrica rural apresenta custo de implantação três a quatro vezes menor que a cerca convencional

Saiba mais sobre cerca elétrica rural

Com um custo de implantação três a quatro vezes menor que as cercas convencionais, além de eficiência elevada, as cercas elétricas têm aumentado nas propriedades rurais. “Atualmente, nota-se um número cada vez maior de produtores, que veem o grande potencial das cercas elétricas por delimitar um espaço físico e ainda oferecer uma barreira psicológica aos animais”, ressalta Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso CPT Cerca Elétrica para Pastejo Rotativo.

Principais vantagens


Dentre as vantagens da cerca elétrica rural, temos: apresenta grande durabilidade, oferece facilidade na instalação (materiais leves), limita o espaço para o rebanho, protege contra animais invasores, contém o rebanho (barreira psicológica), divide a área de circulação dos animais. Além disso, são bem mais baratas que as cercas convencionais (⅓ do valor da cerca comum).

Fatores a considerar 


Antes de instalar a cerca elétrica rural, é importante considerar alguns fatores. Primeiramente, deve-se determinar a raça e a espécie de animal a ser contida pela cerca. Em seguida, deve-se avaliar a extensão da área de instalação, a tensão elétrica ideal, a altura da cerca e a quantidade de material a ser gasto. Com isso, o produtor consegue viabilizar a construção da cerca em sua propriedade.

Cerca elétrica simples e complexa 


A cerca elétrica simples utiliza apenas os materiais necessários para a implementação do cercado. São eles: sistema de aterramento, eletrificador de alta tensão e baixa corrente, fios de arame e estacas de madeira. Já a cerca elétrica complexa utiliza todos os materiais anteriormente citados, além de isoladores em W, ganchos curto e longo, terminais de porteira, medidor de tensão e corrente elétrica, chaves interruptoras e para-raios.

Cuidados na instalação


Alguns cuidados devem ser tomados na instalação da cerca elétrica rural. Por exemplo, o isolador não deve ser instalado dentro do poste, pois apresenta grande área de contato e, portanto, oxida rapidamente. Fora que para fazer a manutenção, torna-se mais fácil se o isolador estiver exposto. Além disso, o arame utilizado deve ser específico para cercas elétricas, pois demora a oxidar.

Outro cuidado é não usar hastes de aço revestidas com cobre, pois apresentam qualidade bem inferior às demais. No mínimo, três hastes devem ser enterradas próximas ao eletrificador, preferencialmente em local úmido. Além disso, as hastes devem ser unidas com o mesmo arame utilizado na cerca.

Conheça os Cursos CPT da Área Eletricidade na Fazenda:

Cerca Elétrica para Pastejo Rotativo

Proteção Contra Raios na Fazenda

Instalações Elétricas em Edificações Rurais

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!