WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Como reduzir o consumo de energia na iluminação

Como sugestão de lâmpadas mais eficientes, facilmente encontradas no mercado, estão as lâmpadas fluorescentes tubulares de 32W

Como sugestão de lâmpadas mais eficientes, facilmente encontradas no mercado, estão as lâmpadas fluorescentes tubulares de 32W

 

A iluminação deve ser bem planejada para proporcionar a realização dos trabalhos com segurança, eficiência e sem cansaço visual, mas não perdendo de vista as melhores maneiras de fazer tudo isso, com o menor consumo de energia elétrica.

As principais maneiras de reduzir o consumo de energia elétrica com iluminação, e, portanto, os custos são os seguintes:

1. Utilização de lâmpadas mais eficientes;
2. Utilização de comandos automáticos para ligar e desligar as lâmpadas;
3. Aproveitamento da iluminação natural.

Utilizando lâmpadas mais eficientes

As lâmpadas mais eficientes apresentam maior custo de aquisição, mas possuem maior durabilidade, compensando o investimento em longo prazo.

Como sugestão de lâmpadas mais eficientes, facilmente encontradas no mercado, estão as lâmpadas fluorescentes tubulares de 32W, que substituem as tubulares de 40W; as de vapor de sódio e de vapor metálico, que substituem as incandescentes, as mistas e as de vapor de mercúrio.

As principais características elétricas dessas lâmpadas estão apresentadas na tabela abaixo:

Como reduzir o consumo de energia na iluminação

 

Pode-se observar, que, entre as lâmpadas desse grupo, as mais eficientes são as fluorescentes de 110 Watts (75,4 lm/W) e, as menos eficientes, ou seja, com menor eficiência luminosa (22,4 lm/W) são as mistas.

Utilizando comandos automáticos

Para não correr o risco de deixar as lâmpadas acesas, sem necessidade, durante o dia, recomenda-se automatizar o seu comando, utilizando, para isso, os relés fotoelétricos, muito conhecidos como fotocélulas.

Estes instrumentos possuem um sensor, que, à variação da luz, torna possível ligar as lâmpadas ao anoitecer, e desligá-las ao amanhecer, tudo de forma automática. Uma única fotocélula é capaz de comandar um conjunto de lâmpadas, com potência total de até 1000 Watts, podendo ser cinco lâmpadas de 200W cada, seis lâmpadas de 150W cada, dez lâmpadas de 100W cada, entre outras.

Em alguns casos, quando o tempo de funcionamento das lâmpadas pode ser determinado previamente, pode-se substituir a fotocélula por um timer. Este dispositivo permite ligar e desligar um conjunto de lâmpadas mais de uma vez durante a noite, caso seja necessário, e tudo de forma automática.

Atualmente, existem os timers eletrônicos que permitem fazer a programação em intervalos de um minuto, durante os sete dias da semana.

Aproveitando a iluminação natural

A iluminação natural é outra medida que pode ser utilizada para se obter redução do consumo de energia elétrica. A luz natural pode ser aproveitada, utilizando-se algumas telhas transparentes de acrílico (15 a 20% do telhado), construindo-se lanternins nos telhados, ou, ainda, fazendo-se telhados tipo dente-de-serra.

Um sistema de iluminação natural eficaz deve possuir uma proteção adequada contra a incidência da radiação solar direta. Por isso, nos sistem as dente-de-serra, as partes por onde entrar a iluminação natural deverão possuir janelas de vidro tipo basculantes, para possibilitar a entrada de ar.

Sistemas como estes, que possibilitam aproveitar a iluminação natural, permitem obter uma redução de até 50% no consumo de energia com iluminação.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Como Reduzir o Custo da Energia Elétrica na Fazenda

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!