WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Proteção contra raios na fazenda

Todos os sistemas de proteção contra raios visam encaminhar o raio para a terra, fazendo a corrente se difundir no solo por meio do sistema de aterramento

Proteção contra raios na fazenda   Artigos Cursos CPT

Nenhum sistema de proteção contra raios oferece total segurança. Entretanto, a adoção de um sistema contra raios reduz, em muito, os riscos de acidentes com os raios. Todos os sistemas de proteção contra raios visam encaminhar o raio para a terra, fazendo a corrente se difundir no solo por meio do sistema de aterramento.


É importante lembrar que nenhum para-raios atrai raios e nem evita raios. Se assim fosse, seria uma atitude irracional instalar para-raios sobre as edificações. Portanto, o para-raios consiste em um sistema que tem por finalidade conduzir as descargas elétricas do raio para a terra, por um caminho de baixa resistência elétrica, evitando acidentes com pessoas e animais e sem causar danos às estruturas protegidas.


O Brasil é um dos países que possui maior incidência de descargas atmosféricas, trazendo anualmente morte para centenas de pessoas, milhares de animais e enormes prejuízos materiais, por isso é muito importante conhecer o fenômeno da descarga atmosférica e os sistemas de proteção.


De uma forma simplificada podemos dizer que os raios são formados por causa do movimento das camadas de ar dentro das nuvens, que faz surgir cargas elétricas no seu interior, em virtude do atrito entre as camadas de ar e de gelo, resultando em um carregamento eletrostático.


A quantidade de cargas, tanto positivas como negativas, vai aumentando até que a camada de ar existente entre a nuvem e a terra deixa de ser isolante permitindo a ocorrência do raio da nuvem para a terra, conhecidas como descargas descendentes.


“As descargas atmosféricas incidem preferencialmente nos pontos mais altos do relevo, pois nestes locais a distância entre a nuvem e a terra torna-se menor. Entretanto, é muito comum também a ocorrência de raios nos locais descampados”, afirma o professor José Osvaldo Saldanha Paulino, professor do Curso CPT Proteção contra Raios na Fazenda.


Sendo assim, a implantação de sistemas de proteção contra raios justifica-se, principalmente em locais onde pessoas e animais possam estar presentes. Além disso, é importante instalar estes sistemas também nas edificações valiosas, como unidades armazenadoras. Estas edificações se atingidas por raios, poderão ser destruídas, causando sérios prejuízos, além de colocar em risco a vida de pessoas e animais.


Os sistemas de proteção contra raios podem ser divididos em três grupos, ou seja, o sistema tipo Franklin, ou para-raios de pontas, o sistema Gaiola de Faraday ou sistema de blindagem, e os dispositivos de proteção da rede de baixa tensão.


Para-raios tipo Franklin


O para-raios tipo Franklin é constituído por dispositivos de pontas que são instalados próximos ou sobre as edificações criando uma região imaginária de proteção. Esta região imaginariamente delimitada no espaço possui o formato de um cone. Quanto maior a altura do dispositivo de pontas, maior será a zona de proteção deste para-raios.


Detalhes de um para-raios Franklin instalado sobre residência


- Os condutores de descida precisam ser isolados até uma altura de três metros acima do nível do solo. Para isso, são utilizados os eletrodutos de PVC rígido, de 50 mm de diâmetro;
- Devem ser instaladas caixas para medição da resistência de terra do aterramento a, aproximadamente, um metro de altura;
- O aterramento deverá ser feito com a primeira haste sendo cravada a uma distância mínima de um metro da residência;
- Os suportes-guias deverão ser espaçadas em, no máximo, dois metros;
- O condutor de descidas precisa ficar afastado das edificações em, no mínimo, 20 cm;
- O condutor de descidas deverá ser encaminhado até à primeira haste através do tubo de PVC rígido;
- Após cravar as hastes em buracos feitos no solo, recomenda-se colocar manilhas de barro com tampa de concreto para permitir verificar as condições do aterramento. Além disso, nos períodos secos do ano, recomenda-se jogar água dentro destas manilhas para reduzir a resistência de terra.


Aterramento


O sistema de aterramento localizado permite a difusão das correntes dos raios para o solo, evitando que a edificação seja danificada. Porém, existirá o risco de animais ou pessoas que estiverem próximas do sistema de aterramento no momento do raio serem atingidas pelas correntes superficiais.


Gaiola da Faraday


Este sistema é utilizado principalmente em residências onde se deseja preservar a estética da edificação, bem como em instalações cujas dimensões dificultam ou impedem a instalação de para-raios tipo Franklin. A gaiola da Faraday é formada por cordoalhas de cobre com bitola mínima de 50 mm2, que devem ser instaladas nas edificações nos pontos mais altos da cobertura e em volta da mesma, sendo conectada ao sistema de aterramento através de condutores de descida. É muito comum instalar ao longo destas cordoalhas pontas metálicas para facilitar a incidência dos raios.


Medidas econômicas


Algumas edificações mais simples da fazenda como celeiros, pequenos galpões, cochos cobertos em pastagens, principalmente em locais descampados, podem ser protegidos contra raios utilizando-se soluções econômicas. Estas soluções podem ser obtidas colocando-se uma cordoalha de aço galvanizado de 6,4 mm de diâmetro sobre a edificação e as duas extremidades da cordoalha devem ser enterradas no solo. Nestes casos, recomenda-se enterrar pequenos pedaços da cordoalha ao lado da edificação protegida para servir de testemunha.

Assim, com o passar dos anos, avalia-se o grau de corrosão do fio protetor mediante análise destes pedaços de fios testemunha.


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:



Conheça os Cursos CPT da área Eletricidade na Fazenda.
Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

JOSE DA CRUZ SAMALITA

20 de abr. de 2018

Boa noite, gostei das dicas e preciso mais de algumas dicas novas obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de abr. de 2018

Olá José,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

maria delfina alberti

2 de nov. de 2017

Me interessei por esse tipo mais simples que usa cordoalha, pois é para uma chacrinha que temos em socorro ,fica no alto e as tempestade assustam muito. Muito agradecida.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de nov. de 2017

Olá Maria,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Att.,

Ana Carolina dos Santos

joao camargo

14 de out. de 2017

Gostei do que encontrei sobre para-raios. Gostaria de receber mais informações sobre o assunto.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de out. de 2017

Olá João Camargo,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Alessandro Eduardo Teixeira

22 de out. de 2016

Como adquirir o material do curso e valor obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out. de 2016

Olá Alessandro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Proteção Contras Raios na Fazenda.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Irael Bernardes Teixeira

21 de out. de 2016

Olá eu moro num sítio na região de ribeirão preto e cai muito raio aqui pois já queimou duas bombas de um poço artesiano. Eu gostaria de por um para raio no sítio obrigado Israel

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out. de 2016

Olá Israel,

Para mais informações sobre a colocação de um para-raio, recomendamos que procure um técnico em sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ANTONIO UMBELINO SOUTO JUNIOR

21 de set. de 2016

Ontem dia 20/09 /2916 caiu uma descarga elétrica ou raio na minha fazenda matou 11 novilhas com um prejuízo aproximado de R$ 20 mil reais. Estou descontrolado. Como evitar os raios?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de set. de 2016

Olá Antônio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui o Curso a Distância Proteção Contra Raios na Fazenda que poderá lhe auxiliar bastante.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Laerty Eustáquio Caetano

12 de mai. de 2016

Gostaria de fazer o curso mais no momento estou desempregado e estou tentando soluções para fazer um serviço em uma fazenda e assim ganhar algum.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de mai. de 2016

Olá Laerty,

Qualquer dúvida estamos à disposição. E, para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Sebastião aparecido dos Santos

25 de dez. de 2015

Preciso de um modelo de para raio para sítio, com casa e ordenha e pequenos galpões. Mas a princípio preciso de algo funcional e q não seja tão caro pra montar, com um sistema q seja básicamente funcional. Se puderem me orientar, desde já agradeço a atenção.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de dez. de 2015

Olá, Sebastião!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que entre em contato com uma especialista.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

José Benedito Aparecido Moreira

7 de jun. de 2015

Existe um dizer dos antigos. Querer é poder "nem sempre" gostaria de fazer o curso, nao posso. estou desmpregado.

Bira Gomes

5 de jun. de 2015

Muito interessante gostaria de obter mais detalhes

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jun. de 2015

Olá, Bira!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?