
Os arranjos florais são utilizados para ornamentação e decoração dos mais variados eventos, como aniversários, bodas, casamentos, formaturas, entre outros. Existem diversas maneiras de escolher flores perfeitas para cada tipo de evento. O antúrio, a estrelitzia e a helicônia, por exemplo, são usadas na produção de arranjos mais exuberantes e coloridos em festas formais.
As flores
Segundo a professora Júnia Zacour, as flores principais, que compõem os arranjos florais, podem ser longilíneas, como a angélica, a boca de leão e a molucela; multidirecionais, quando se voltam a várias direções, como o antúrio, a helicônia e a estrelitzia; e redondas, como o crisântemo, a gérbera e a margarida. Não podemos nos esquecer das flores complementares, como a gipsófila, o ipérico e o solidago.
A espuma floral
A espuma floral também é uma peça fundamental na composição de arranjos, pois permite suprimento de água o bastante para manter as flores belas e viçosas por longo período. Basta submergir a espuma em água, por aproximadamente três minutos, até total absorção. Em seguida, as flores principais e complementares são inseridas nesse suporte floral.
Os arranjos florais
Para escolher os melhores arranjos florais, é indispensável tomar como ponto de partida o tipo de evento (formal ou informal) e as características do ambiente. Dessa forma, é possível compor diversos tipos de arranjo, como:
Arranjos acromáticos
Os arranjos acromáticos são constituídos de flores brancas e folhas verdes. No universo da composição de arranjos, as cores branca e verde são neutras. Como exemplos, temos duas belas flores acromáticas, os antúrios e as rosas brancas.
Arranjos assimétricos
Os arranjos assimétricos são constituídos de flores não proporcionais, que oferecem à composição uma certa irregularidade de formas. Geralmente, são utilizadas flores longilíneas junto a flores redondas e galhos multidirecionais.
Arranjos lineares
Os arranjos lineares são compostos de forma vertical, horizontal ou triangular. Eles são muito utilizados na Ikebana, arte oriental de arranjar flores e galhos harmoniosamente. Esse equilíbrio vem da linearidade das composições florais.
Arranjos suspensos
Os arranjos suspensos proporcionam o efeito de rebaixamento do teto e formam cascatas de flores dispostas verticalmente. Além de ampliar o ambiente, essas composições florais oferecem requinte e elegância aos eventos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.