
Guardar dinheiro em tempos de crise não é tarefa fácil. Afinal, os preços no mercado e dos combustíveis estão cada vez mais altos. A boa notícia é que existem formas de economizar para manter uma reserva financeira.
A primeira dica é jamais fazer dívidas. Além disso, é importante usar o cartão de crédito com sabedoria e evitar entrar no cheque especial, pois os juros são altos. Esse é o caminho para a tão almejada estabilidade financeira.
Além disso:
Acompanhe o orçamento
Primeiramente anote todas as entradas até mesmo as eventuais. Em seguida, compute todas as saídas. Para isso, faça a soma das despesas fixas com as despesas variáveis. Tudo pode ser feito em uma planilha no Excel ou em ferramentas digitais de controle financeiro. Estas últimas otimizam todo o processo.
Reflita sobre seus gastos
Com todos os valores anotados, reflita sobre seus gastos. Avalie cada gasto e enxugue o orçamento mensal até onde for possível. Quando você menos esperar, além de suas finanças estarem em dia, sobrará dinheiro para guardar. Entretanto, para isso, é importante que todos da família colaborem.
Corte tudo o que for supérfluo
Outra forma de economizar é cortando tudo o que for supérfluo. Enquanto o aluguel e o IPTU não podem ser cortados, pois são essenciais, almoçar fora de casa e comprar uma roupa de marca podem ser retirados do orçamento mensal. Além de fazer cortes, é possível reduzir as despesas com conta de luz e água. Basta tomar banhos mais rápidos e desligar da tomada os eletrodomésticos sem uso.
Conte com a participação de todos
Se o objetivo é guardar dinheiro em tempos de crise, todos da família devem contribuir na contenção de gastos. Para isso, todas as vezes que você for avaliar o orçamento, peça a participação de todos. Outra dica é solicitar que todos ajudem a fazer a lista de compras de supermercado eliminando tudo o que não for prioridade.
Faça uma lista de compras básica
Antes de começar a lista de compras, faça uma checagem na geladeira e na despensa. Só anote o que estiver em falta e for estritamente necessário. Quando for às compras, compare os preços de um supermercado com o outro e escolha apenas os produtos com preços mais baixos. E cuidado com as promoções para não levar itens desnecessários.
Aumente a sua renda
Além de economizar no orçamento, é interessante fazer atividades extras para aumentar a renda familiar. Para isso, explore melhor os seus talentos e tente ganhar dinheiro com isso. Fazer tortas e doces sob encomenda, ministrar aulas particulares on-line, revisar monografias, entre tantas outras atividades podem complementar o orçamento.
Conheça os Cursos CPT da Área Casa Prática:
Finanças na Família - Administração e Controle
Limpeza Fácil
Treinamento de Empregada Doméstica
Fonte: financaspessoais.organizze.com.br
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.