WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como guardar dinheiro em tempos de crise?

Se o objetivo é guardar dinheiro em tempos de crise, todos da família devem contribuir na contenção de gastos

Como guardar dinheiro em tempos de crise?

Guardar dinheiro em tempos de crise não é tarefa fácil. Afinal, os preços no mercado e dos combustíveis estão cada vez mais altos. A boa notícia é que existem formas de economizar para manter uma reserva financeira. A primeira dica é jamais fazer dívidas. Além disso, é importante usar o cartão de crédito com sabedoria e evitar entrar no cheque especial, pois os juros são altos. Esse é o caminho para a tão almejada estabilidade financeira. Além disso:

Acompanhe o orçamento


Primeiramente anote todas as entradas até mesmo as eventuais. Em seguida, compute todas as saídas. Para isso, faça a soma das despesas fixas com as despesas variáveis. Tudo pode ser feito em uma planilha no Excel ou em ferramentas digitais de controle financeiro. Estas últimas otimizam todo o processo.

Reflita sobre seus gastos


Com todos os valores anotados, reflita sobre seus gastos. Avalie cada gasto e enxugue o orçamento mensal até onde for possível. Quando você menos esperar, além de suas finanças estarem em dia, sobrará dinheiro para guardar. Entretanto, para isso, é importante que todos da família colaborem.

Corte tudo o que for supérfluo


Outra forma de economizar é cortando tudo o que for supérfluo. Enquanto o aluguel e o IPTU não podem ser cortados, pois são essenciais, almoçar fora de casa e comprar uma roupa de marca podem ser retirados do orçamento mensal. Além de fazer cortes, é possível reduzir as despesas com conta de luz e água. Basta tomar banhos mais rápidos e desligar da tomada os eletrodomésticos sem uso.

Conte com a participação de todos 


Se o objetivo é guardar dinheiro em tempos de crise, todos da família devem contribuir na contenção de gastos. Para isso, todas as vezes que você for avaliar o orçamento, peça a participação de todos. Outra dica é solicitar que todos ajudem a fazer a lista de compras de supermercado eliminando tudo o que não for prioridade.

Faça uma lista de compras básica


Antes de começar a lista de compras, faça uma checagem na geladeira e na despensa. Só anote o que estiver em falta e for estritamente necessário. Quando for às compras, compare os preços de um supermercado com o outro e escolha apenas os produtos com preços mais baixos. E cuidado com as promoções para não levar itens desnecessários.

Aumente a sua renda


Além de economizar no orçamento, é interessante fazer atividades extras para aumentar a renda familiar. Para isso, explore melhor os seus talentos e tente ganhar dinheiro com isso. Fazer tortas e doces sob encomenda, ministrar aulas particulares on-line, revisar monografias, entre tantas outras atividades podem complementar o orçamento.

Conheça os Cursos CPT da Área Casa Prática:

Finanças na Família - Administração e Controle

Limpeza Fácil

Treinamento de Empregada Doméstica

Fonte: financaspessoais.organizze.com.br

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!